Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
A Divina Comédia
Resumos de Livros
Conteúdos Escolares » Resumos de Livros » A Divina Comédia
Postado por o_autor2019 em 18/02/2019 e atualizado pela última vez em 28/09/2020
“A Divina Comédia” é um poema épico da literatura italiana escrito por Dante Alighieri durante o século XIV, período do Renascimento. Traduzida em florentino, dialeto local e vulgar, a obra possui uma temática histórica, mitológica, filosófica, política e religiosa, além de criticar alguns indivíduos que viveram na mesma época que o poeta.
A produção é protagonizada pelo próprio Dante, que percorreu uma jornada espiritual pelos três reinos além-túmulo. Em um poema que envolve todos os personagens bíblicos do Antigo ao Novo Testamento, “A Divina Comédia” é composta por três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.
jornada espiritual pelos três reinos além-túmulo
Guiado pelo poeta romano Virgílio, autor de “Eneida“, Dante percorre uma jornada no inferno seguindo em direção ao centro da Terra, onde Lúcifer está a sua espera.
O caminho do inferno em direção ao paraíso é estruturado por nove círculos, no qual cada um corresponde a um tipo de pecado. A imagem relatada por Dante era baseada na cultura medieval, cujo o universo era formado por diversos círculos concêntricos.
O caminho do inferno em direção ao paraíso é estruturado por nove círculos, no qual cada um corresponde a um tipo de pecado.
Por fim, Dante chega ao último círculo do cone que não há fogo, e sim frio. Lá fica os três maiores traidores da história: Judas, Brutus e Cassius. Lúcifer, o demônio traidor, devora os três.
Desta forma, quanto mais profundo o círculo, maior os pecados e as punições. Nessa trajetória, Dante e seu guia cruzam com amigos e conhecidos com cargos importantes, como filósofos, poetas, escritores e figuras mitológicas.
Desta forma, quanto mais profundo o círculo, maior os pecados e as punições
Alguns dos personagens faziam parte do universo pessoal do autor, e no decorrer desse percurso, debatem sobre os mais variados temas. Dante e seu guia seguem rumo ao paraíso, contudo ainda é preciso passar pelo purgatório.
Já no purgatório, um espaço entre o inferno e paraíso, Dante relata que lá se encontra as almas que aguardam para serem avaliadas. O local é formado por sete círculos que representam os sete pecados capitais na seguinte ordem:
Nessa área estão todos àqueles que se arrependeram em vida de seus pecados e passam pelo processo compensatório de culpa. No fim do purgatório, Virgílio não pode mais seguir a jornada com Dante. Por ter sido pagão, não pode ter acesso ao paraíso.
Nesse momento, Dante encontra Beatrice, sua amada quando ainda estava na Terra. Ela o leva até o rio Lete e, ao beber a água, a memória e todos os pecados de Dante são apagados, como se ele tivesse renascido.
Após atravessar o rio, que julga ser o Tigre, Dante finalmente chega ao paraíso liberto de todos os pecados.
A última parte de “A Divina Comédia” está dividida em 33 cantos e narra a passagem de Dante pelo paraíso. Guiado por sua amada Beatrice, relata a visita ao local que as pessoas, não pecadoras, vão quando morrem.
O paraíso de Dante é formado por sete céus, sendo que cada um corresponde a um planeta. Dante é abençoado na passagem pelos céus e sua trajetória termina quando encontra com Deus.
Não existe um registro exato a respeito da data em “A Divina Comédia” foi feita, mas especula-se que tenha sido entre 1304 e 1321. Escrito por Dante Alighieri, o livro é um clássico da literatura mundial.
As riquezas das alegorias tornam o relato da obra em atemporal. Escrito com estrutura épica e propósitos filosóficos, a obra foi concretizada em dialeto local, o florentino, uma variedade do toscano.
Ao defender que tal língua era adequada para o mais elevado tipo de expressão, a produção de Dante tornou-se referência para a língua italiana padrão.
Ao defender que tal língua era adequada para o mais elevado tipo de expressão, a produção de Dante tornou-se referência para a língua italiana padrão
O enredo é baseado na história da conversão de um homem pecador ao caminho de Deus. O protagonista é um ser humano comum, com dúvidas e tentações. E nessa viagem espiritual e de forte teor moral, Dante busca destacar a importância de seguir o caminho do bem e da ética.
Dante Alighieri foi um escritor e poeta da literatura medieval. Nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1265. Filho de Bella degli Abati e de Alighiero di Bellincione, ficou órfão ainda jovem.
Casou-se com Gemma por volta de 1285, com quem teve vários filhos. Apesar de ter construído uma família, nutria uma paixão platônica por Beatrice Portinari.
Não há fundamentos que justifiquem essa paixão, contudo teve uma importância significativa para a cultura italiana. O amor do poeta por Beatrice desponta como a razão da poesia e da própria vida de Dante.
A morte súbita da amada, em 1290, causou desespero no poeta florentino, que procurou refúgio espiritual na filosofia da literatura latina. Dante dedicou-se ao estudo da filosofia em escolas religiosas e participou das disputas entre místicos e dialéticos.
Dante dedicou-se ao estudo da filosofia em escolas religiosas e participou das disputas entre místicos e dialéticos.
A paixão excessiva pela filosofia era criticada por Beatrice, representando a teologia no purgatório, terceira parte do livro “A Divina Comédia”. Ela também aparece em outras obras produzidas pelo poeta.
Considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, Dante Alighieri foi visto como além de literato. Para o poeta francês Victor Hugo, ele era um dos que “marcam os cem graus de gênio”.
Ao escrever um poema de viés épico e teológico, em uma época que apenas os escritos em latim eram valorizados, “A Divina Comédia” tornou-se uma das obras mais aclamadas da literatura universal.
Diante da importância e consistência, a obra tornou-se a base da língua italiana moderna e culminou a afirmação do modo medieval de entender o mundo.
a base da língua italiana moderna
Dante Alighieri morreu no dia 14 de setembro de 1321, aos 56 anos, em Ravenna, Itália.
“A Divina Comédia” foi a obra-prima de Dante, mas o autor italiano também escreveu outros livros. Alguns deles são:
, . A Divina Comédia; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/a-divina-comedia >. Acesso em 28 de setembro de 2020 às 11:17.