A importância da leitura

O hábito de ler estimula a imaginação e a criatividade

A importância da leitura está intimamente relacionada ao desenvolvimento da humanidade tal como a conhecemos.

Por meio dos registros escritos é possível conhecer e descobrir histórias, culturas e hábitos vividos pelas mais diferentes sociedades em diferentes épocas.

A importância da leitura envolve tanto a leitura quanto a escrita, pois uma está ligada a outra. Isto porque quanto mais ler, mais conhecimento é adquirido, e consequentemente as práticas de escritas também se tornam mais desenvolvidas.

O ato de ler e escrever são de extrema importância para o desenvolvimento da cognição humana, que deve ser estimulada desde a infância.

Assim, a importância da leitura também está relacionada a educação, pois é por meio da alfabetização, momento de aprendizagem infantil, que a criança é incentivada a escrita e a leitura.

E assim, a criança entende o quão importante é a leitura na sua vida e ao mesmo tempo que ela vai se desenvolvendo e crescendo, entende que a importância da leitura está ligada à sua capacidade de escrever e dos seus conhecimentos.

A importância da leitura
A importância da leitura deve ser algo ensinado desde a infância. (Foto: Freepik)

De acordo com Dráuzio Varela, a leitura é o mais completo de todos os exercícios intelectuais, pois estimula diversas áreas do cérebro.

Durante a leitura, diversas funções da mente são ativadas e desenvolvidas, como a compreensão, a sintetização, o desenvolvimento do conhecimento e entendimento.

Pois quanto mais a leitura é exercitada, mais conhecimento dos mais diversos assuntos são adquiridos pelo leitor. O leitor adquire uma cultura geral, uma experiência de vida, conhece um mundo que não é acessível de outra forma.

Exemplo: ao ler um romance que passa na Europa, há 20 anos atrás, o leitor passa a conhecer como era a cultura europeia na época, os costumes e hábitos, algo que somente a leitura poderá fornecer.

A importância da leitura e seus benefícios

A importância da leitura deve ser considerada desde os momentos da alfabetização a fase adulta, pois a leitura é o exercício do cérebro, do desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, dos mais diversos aspectos da vida humana.

O ato de ler pode trazer os mais diversos benefícios para os seus leitores, especialmente quando iniciada desde os primeiros momentos de contato com o código linguístico. Conheça alguns desses benefícios.

Senso crítico apurado

Quando o hábito de ler é algo cotidiano, o leitor desenvolve a sua capacidade de interpretação e aprendizagem.

A leitura contribui para a ampliação das capacidades de compressão de ideia e organização do pensamento, de maneira coerente.

E consequentemente, desenvolve um senso crítico mais apurado, com maior poder de argumentação, de expor pensamentos e opiniões.

A importância da leitura se relaciona também com o pensar criticamente, torna possível que um adulto pense de forma mais racional e inteligente. Reconhecendo os fatos que o rodeia, criando suas próprias opiniões.

Enriquecimento do vocabulário

Tanto para a criança quanto para um adulto, a leitura é uma das melhoras formas de conhecer novas palavras.

Ao aprimorar o vocabulário, a pessoa tem um vasto arsenal de palavras que podem usar nas mais diversas situações, pois seu discurso fica mais expressivo, lógico, e claro, sem repetições.

Assim como na escrita, principalmente em tipos de textos em que a repetição é vista como algo negativa. O poder de substituir palavras por sinônimo e sem alterar a linha do pensamento, é fundamental, por exemplo, na Redação do ENEM.

Enriquecer o vocabulário também é uma forma de conhecer a gramática, além de ser uma forma mais natural, sem precisar decorar ou estudar regra por regra.

Além disso, é mais importante ainda para a criança, pois também expande e acrescenta novas palavras, fazendo com que saiba se expressar mais enquanto cresce.

Aprimora a escrita

Como mencionado anteriormente, a redação é dos tópicos mais importantes dos vestibulares.

Nesse caso, a importância da leitura deve ser considerada mais ainda, pois o período escolar e quando estão se preparando para as provas acadêmicas e de ingressão nas universidades, a escrita é uma peça-chave.

A leitura melhora significativa a escrita, pois da mesma forma que muitas pessoas encontram dificuldade em conversar, se expressar em público, a produção de textos também se torna complexa e problemática.

O hábito de ler e praticar a escrita são as melhores estratégias para aprimorar a escrita, pois desenvolve a capacidade linguística de elaborar histórias, expandir habilidades de interpretação e criatividade para poder transpor na escrita.

E se você estar se preparando para o Enem, se liga nos artigos: Como fazer uma boa redação, dissertação, redação Enem e texto dissertativo

Expansão do conhecimento cultural

O hábito de ler livros dos mais diversos assuntos, desde a literatura brasileira a literatura estrangeira faz com que o repertório cultural seja expandido.

É um conhecimento cultural extremamente vasto que também envolve a compreensão dos hábitos e costumes de outras nações, assim como sobre os mais diversos temas.

Importante ressaltar, que não se trata apenas da literatura, mas também de revistas, de artigos, de livros didáticos. Toda a leitura é válida. Toda leitura é conhecimento cultural.

A leitura imerge o leitor em um universo das mais variadas culturas e modos de vida, desde a uma entrevista em uma revista a livros didáticos.

Isto também potencializa a performance no processo de criatividade na produção de textos, pois é um conhecimento tão vasto que torna uma expansão cultural bem desenvolvido.

A importância da leitura: desenvolva o hábito de ler

O guia estudo preparou algumas informações que poderá lhe ajudar a desenvolver o hábito de ler.

Não importa se é criança, adulto, começou a ler agora ou perdeu o hábito, aprenda como inserir essa arte tão importante na sua vida.

  • Escolha um tema: a escolha do tema fica ao seu gosto, principalmente para iniciantes e crianças, o melhor é escolher temáticas que agrade. Quando a leitura se torna prazerosa, as informações são captadas de forma mais natural. Assim, escolhas livros que envolva temas que lhe atice a curiosidade e o gosto.
  • Estabeleça um horário: o hábito de ler só ocorre quando ela é feita de forma recorrente. Então, reserve sempre um período do seu dia para ler, independente do objetivo da leitura. Reserve entre 30 minutos a 1 hora do seu tempo a leitura. É recomendado que esse período seja respeitado e feito no mesmo momento todos os dias, mas se não dê, pelo menos leia, não importa o horário.
  • Grupos de leitura: se encontra dificuldade de começar a ler sozinho, encontre clubes de leitura e comece a participar das reuniões ativamente. Isto irá fazer você criar o compromisso de iniciar e finalizar a leitura, além disso a troca de opiniões sobre os textos irá expandir seu conhecimento quanto aos mais variados pontos de vista e enriquecer cada vez mais o intelecto.
  • Variedade de gêneros textuais: agora se já está em um nível mais avançado de leitura, comece a fazer leitura sobre os mais diversos temas, e dos mais diferentes gêneros literários. Não se prenda a um único tipo textual, leia romance, fábula, conto, poesia, etc.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Lima, Cleane. A importância da leitura; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/a-importancia-da-leitura >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 19:30.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Classicismo

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]