Acerca ou a cerca

As duas palavras estão corretas gramaticalmente, mas têm significados diferentes

Acerca ou a cerca: quando usar? Essa é a dúvida de muitas pessoas. Contudo, ambas as formas são corretas e aceitas conforme a gramática, porém, com ressalvas: cada uma delas apresenta significado e contexto diferentes. 

Portanto, essas grafias devem ser inseridas no contexto correto para propor coesão e coerência ao discurso escrito.

Na oratória, essas duas palavras são homônimas, ou seja, elas apresentam som semelhante, sendo impossível diferenciar uma da outra somente pela pronúncia, sem um contexto.

Quando usar acerca ou a cerca?

A palavra “acerca”, escrita de forma junta, deve ser usada para dar sentido de sobre; a pouca distância; perto; próximo; vizinho a algo; a respeito de; sobre; quanto a; relativamente. Pode, ainda, apresentar sentido de “quase”.

Pertence à classe gramatical do advérbio, com flexão verbal na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo e 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo. A separação silábica dessa palavra é: a-cer-ca.

  • Exemplo: João e Maria estavam conversando acerca de doces.  (João e Maria estavam conversando sobre doces).

A palavra “a cerca”, escrita de forma separada, deve ser usada para expressar aproximação em relação a espaço, o que é próximo de um lugar. É, portanto, sinônimo de perto. Essa expressão é formada pela preposição “a” e pela locução prepositiva “cerca de”.

Uma outra possibilidade de grafar sem perder o sentido é escrever sem a preposição, quando for possível, deixando apenas a locução prepositiva “cerca de”.

  • Exemplo: o parque fica a cerca de 1km da minha residência.

Atenção para não confundir a locução prepositiva com o artigo “a” seguido do substantivo “cerca”, que altera o sentido da frase. Exemplo: a cerca de madeira.

Resumindo:

  • Sinônimos de acerca: a respeito de; sobre;relativamente a; quanto a; em relação a; com relação a; perto; próximo; vizinho e junto.
  • Sinônimos de a cerca: cerca de; aproximadamente; perto de; por volta de; em torno de; mais ou menos; quase; próximo de; sensivelmente; a coisa de.
placa indicando caminho
A semelhança entre acerca ou a cerca é a indicação de proximidade. (Foto: Pxhere)

Diferença entre há cerca de e a cerca de 

Além das possibilidades de escrever acerca de ou a cerca de, em seus respectivos contextos, existe a opção da expressão “há cerca de”.

A grafia da palavra iniciada com a letra “h” deve ser usada para indicar um tempo que já passou.

Trata-se da conjugação do verbo “haver”, sendo, portanto, a forma correta de grafia quando pretende-se dar sentido de tempo aproximado e passado a algo que já aconteceu.

  • Exemplo: A última vez que nos vimos foi há cerca de 1 ano.

Exemplos de frases com acerca de, a cerca de e há cerca de

  • Sentido de sobre ou a respeito de:
  • Vamos conversar acerca de Direitos Humanos.
  • Vamos conversar sobre Direitos Humanos.
  • Vamos conversar a respeito de Direitos Humanos.
  • Sentido de perto de ou a aproximadamente:
  • Suzana mora a cerca de 4km daqui.
  • Suzana mora perto de 4km daqui.
  • Suzana mora a aproximadamente 4km daqui.
  • Há cerca de significa faz aproximadamente ou estão aproximadamente:
  • Vânia chegou há cerca de duas horas.
  • Vânia chegou faz aproximadamente duas horas.
  • Há cerca de 200 filhotes de tartaruga aqui.
  • Estão aproximadamente 200 filhotes de tartaruga aqui.

Outras expressões que confundem na hora de escrever

Além de acerca ou a cerca, a língua portuguesa possui outras palavras de pronúncia semelhante, mas com sentidos diferentes. Confira alguns:

  • Abaixo ou a baixo: abaixo tem sentido de lugar inferior, menos elevado. A baixo expressa significado de “para baixo”.

Exemplos: Mathias achou uma afronta aceitar um salário abaixo das suas pretensões.   / A árvore caiu na água e foi levada correnteza a baixo.

  • Acima ou a cima: acima possui sentido de lugar superior, mais elevado. A cima indica significado de “para cima”.

Exemplos: Conforme pode ver, a assinatura deve estar acima do nome do signatário. / Quando Joelma chegou, algumas pessoas a olharam de baixo a cima.

  • A fim ou afim: a fim possui sentido de finalidade e objetivo pretendido. Afim é classificado como um adjetivo invariável, que possui sentido semelhante a afinidade. 

Exemplos: a fim de evitar briga, o sujeito inteligente não discute com o outro. / Como Maria pegou matérias afins, conseguiu adiantar bastante o seu curso.

  • A menos de ou há menos de: a menos de é classificado como uma locução prepositiva e é usada para retratar sentido de tempo futuro ou distância aproximada. ‘Há menos de’ pode denotar tempo decorrido tem sentido de aproximadamente e mais ou menos.

Exemplos: Carla mudou-se há menos de dois anos. / A menos de um mês começarão as aulas.

  • Ao encontro de ou de encontro a: ao encontro de expressa o sentido de a favor de algo. De encontro a indica significado de oposição a algo.

Exemplos: as propostas do candidato daquele partido vão de encontro às minhas. / As propostas dos candidatos desse partido vão de encontro à ideia dos ambientalistas.

  • Ao invés de ou em vez de: ao invés de indica um sentido de “ao contrário de”. Em vez de expressa a ideia de substituição, “em lugar de’.

Exemplos: em vez de viajar nas férias, Filipe preferiu ficar em casa. / Ao invés de descansar, a mãe continuou a cuidar da casa.

  • A par/ Ao par: a par é usado para expressar que alguém está ciente de algo ou ciente de um determinado assunto. Ao par tem sentido de equivalência cambial.

Exemplos: o euro e o dólar já estiveram ao par por algum tempo. / Quando anunciaram a mudança de sala, os funcionários já estavam a par de tudo.

  • Demais/ De mais: demais pode ser classificado como um advérbio de intensidade que equivale a muito e algo em excesso ou como pronome indefinido correspondente a “os restantes, os outros”. De mais indica quantidade, sendo o oposto do termo “de menos”.

Exemplos:  Antônia estudou muito e se sobressaiu entre os demais. / Há gente de mais nesta sala.

  • Mas ou mais: mas integra a classe das conjunções, revelando o sentido de ideia contrária, oposição. Mais é um advérbio de intensidade quando indicar quantidade ou funcionar como pronome indefinido.

Exemplos:  Clara foi a aluna que mais se destacou no ano letivo. / Jose não pôde comparecer ao aniversário da sobrinha, mas enviou o presente à menina.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Chérolet, Brenda. Acerca ou a cerca; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/acerca-ou-a-cerca >. Acesso em 30 de janeiro de 2020 às 01:33.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Classicismo

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]