Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Adjetivos
Língua Portuguesa
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Língua Portuguesa » Adjetivos
Postado por o_autor2019 em 30/01/2019 e atualizado pela última vez em 23/09/2020
Adjetivos são palavras responsáveis por caracterizar um outro termo como substantivos, pronomes, etc.
Eles geralmente atribuem qualidade, característica, aspecto ou estado. Sempre estarão acompanhados de uma outra palavra, pois, se estiverem sozinhos mudarão de classe de acordo com as regras da gramática.
Sempre estarão acompanhados de uma outra palavra, pois, se estiverem sozinhos mudarão de classe de acordo com as regras da gramática.
Eles pertencem, na morfologia, à classe de palavras variáveis. Mesclam de acordo com o gênero (masculino e feminino) e com o número (singular ou plural). Além disso, os adjetivos também se modificam conforme o grau: normal, comparativo e superlativo.
São simples quando formados por apenas um radical. Veja abaixo nos exemplos:
São simples quando formados por apenas um radical
São compostos por mais de um radical. Confira nos exemplos:
Quando o adjetivo é primitivo significa que ele não sofreu derivação alguma. Inclusive, os adjetivos derivados provém deles. Por exemplo:
São formados a partir de outros radicais, isto é, são palavras que derivam de substantivos ou verbos. Confira nos exemplos:
são palavras que derivam de substantivos ou verbos
Outros exemplos: alegremente (“alegre”), puramente (“puro”), amável (“amar”), infeliz (“feliz”), etc.
Expressam características específicas do próprio ser. Veja:
É o contrário do explicativo, pois refere-se a características que não são próprias do ser, tornando-o único no grupo de referência. Confira:
De acordo com a flexão, os adjetivos se dividem em:
Quanto ao gênero, eles podem ser uniformes e biformes. O primeiro refere-se a uma única forma para concordar tanto com o gênero masculino, quanto para o gênero feminino. Geralmente os adjetivos terminados em ‘e’, ‘z’, ‘m’ e ‘l’ são uniformes. Observe nos exemplos abaixo:
O primeiro refere-se a uma única forma para concordar tanto com o gênero masculino, quanto para o gênero feminino
Já o gênero biforme flexiona para concordar com o gênero que o qualifica, por apresentar duas formas distintas para o masculino e para o feminino. Veja:
Os adjetivos podem variar conforme o número, sinalizando singular ou plural.
A mesma regra para formar o plural dos adjetivos simples serve para a formação do plural dos substantivos: é acrescentar a letra ‘s’ ao final da palavra.
é acrescentar a letra ‘s’ ao final da palavra
A regra de formação do plural dos adjetivos compostos diz que somente o último termo varia em número, passando para o plural. Normalmente, esses elementos são ligados por hífen. Observe:
Atenção para uma regra importante: o adjetivo composto é mantido em sua forma padrão quando formado por um substantivo no último elemento. Entenda:
Atenção para uma regra importante: o adjetivo composto é mantido em sua forma padrão quando formado por um substantivo no último elemento
Em relação ao grau, os adjetivos podem ser: normal, comparativo ou superlativo. Ele indica as diferentes intensidades que o adjetivo pode atribuir a um substantivo.
Veja a diferença entre eles nos exemplos abaixo:
Também chamados de gentílicos, eles são utilizados para caracterizar pessoas ou coisas conforme suas origens. Eles estão diretamente ligados a nacionalidade (qual país se vive), e a naturalidade (qual cidade natal). Confira:
eles são utilizados para caracterizar pessoas ou coisas conforme suas origens
A locução adjetiva é o conjunto de duas ou mais palavras que aparecem no lugar de um adjetivo. A locução adjetiva, aparece, em geral, acompanhada por uma preposição (de, em, com, sem, etc).
A locução adjetiva, aparece, em geral, acompanhada por uma preposição (de, em, com, sem, etc).
São aqueles em que o pronome passa a assumir a função de adjetivo. Eles acompanham os substantivos e podem modificá-los. Assim como os substantivos, eles também variam em gênero e número. Exemplos:
São aqueles em que o pronome passa a assumir a função de adjetivo
São adjetivos que assumem o valor de advérbio e, por isso, são invariáveis. Eles substituem os advérbios terminados com o sufixo “mente” de forma que produzem um discurso mais rápido e enfático. Observe abaixo nos exemplos:
São adjetivos que assumem o valor de advérbio e, por isso, são invariáveis
No último verso da música “Velha Infância”, da banda Tribalistas, os autores usam a expressão “velha infância” para caracterizar um período vivido quando criança.
E a gente canta E a gente dança E a gente não se cansa De ser criança A gente brinca Na nossa velha infância
Em ‘Todo amor que houver nessa vida” do cantor e compositor Cazuza, o autor atribui ao amor a característica de ser tranquilo.
Eu quero a sorte de um amor tranquilo Com sabor de fruta mordida Nós na batida, no embalo da rede Matando a sede na saliva
, . Adjetivos; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/adjetivos >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 17:45.
As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]
As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]
As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]
As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]