África

Um grande continente

Mapa da África
Mapa político do território da África. (Foto: Wikipédia)

A África é um continente extenso. Possui cerca de 30 milhões de km, ocupando a vaga de terceiro continente mais extenso do mundo, perdendo para Ásia e Américas.

Além de grande espaço territorial, o continente africano também é rico em população, são 800 milhões de habitantes divididos em 54 países.

A história da África é antiga. Os cientistas acreditam que o primeiro homem nasceu lá porque muitos fósseis de seres humanos ainda em evolução já foram encontrado no território.

O homo sapiens é um exemplo, tendo registro de fóssil encontrado no continente com cerca de 200.000 anos.

Provavelmente, o primeiro país a se estabilizar como Estado foi o Egito, que assim como a Grécia Antiga e Roma Antiga teve momentos de ápice e declínio.

Aspectos geográficos

A África é banhada pelos oceanos Atlântico e Índico nas suas laterais. Ao norte encontra-se o Mar Mediterrâneo, que faz o limite desse continente com a Europa.

O litoral africano é extenso, sendo cerca de 27 mil km de mar, bastante regular, mas com alguns raros acidentes geográficos como ilhas, baías, golfos e penínsulas.

Por causa dessa pouca variação, são poucos os portos marítimos na costa africana.

Em relação às coordenadas geográficas da região, sabe-se que o continente africano é traçado pelos grandes paralelos: Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio. Além deles, o Meridiano de Greenwich também corta o grande continente.

Hidrografia

A hidrografia africana está focada no centro do continente. Os extremos sul e norte são rodeados de desertos, portanto possuem poucos rios.

O rio mais famoso da África é o Nilo, o segundo maior do mundo, perdendo para o Solimões (Brasil). Seu comprimento é maior que 6.500km. Nasce no Lago Vitória, no nordeste africano e deságua no Mar Mediterrâneo.

Outro rio destacável é o Congo, que deságua no Oceano Atlântico. Ele tem grande potencial hidroelétrico e possui a segunda maior vazão do mundo.

Na África também há alguns lagos, que são resultados de tectonismo e vulcões, portanto são profundos e largos. Os maiores são: Vitória, Rodolfo, Niassa e Tanganica.

Atenção! A maioria dos lagos não pode ser usado pela população porque são ácidos e salgados, devido a sua origem vulcânica e tectônica.

Clima

O tamanho desse continente permite que o país tenha uma grande variação climática. São definidos como clima africano:

Equatorial – abrange o centro-oeste. É quente e úmido todo o ano com variações de temperatura, no geral entre 25 e 30 graus Celsius;

Tropical – é o clima de maior abrangência. É seco e quente, tem variações de 22ºC e 25ºC;

Desértico – além dos desertos do Saara, o clima desértico predomina na região centro sul incluindo a Ilha de Madagascar;

Mediterrâneo – é o clima de menor predominância no continente, abrange pequenas porções ao sul e ao norte. São regiões mais frias, onde a variação térmica é de 15ºC e 20ºC.

Relevo

O relevo africano é formado por grandes tabuleiros e uma altitude média que chega a 750 metros. Há grande incidência de montes rochosos, principalmente nas regiões desérticas. Existem regiões de muitas montanhas, bem como lugares com grandes planaltos.

Curiosidades da África

A África possui 54 países, além de 10 territórios dependentes e/ou integrados em Estados maioritariamente em outro continente. Cada país abriga singularidades, recordes e diversas outras notoriedades. Veja abaixo algumas curiosidades sobre a África:

  • É do continente africano que surgiu os maiores recordistas de corridas, entre elas a São Silvestre, que acontece no Brasil. A maioria dos vencedores são do Quênia. Muitos são de uma tribo específica e são chamados por Kalenjins.
  • O francês é o idioma mais falado nesse continente. Apesar de ter alguns países como Cabo Verde e Angola,  que têm o português como idioma, a língua majoritária é a mesma oficial da França, país que colonizou diversas regiões da África. São oito Estados da África Ocidental, seis Estados da África Central, Comores e Ilha da Reunião.
  • Boa parte do ouro do mundo está na África. Esse metal é raro, não é encontrado em qualquer lugar, por isso é tão valioso. Existe na África do Sul uma região chamada Rand ou Witwatersand, lá é a fonte de 40% do ouro explorado no mundo.
  • No país de Uganda existiu o ditador de nome mais extenso do mundo. Ele foi chefe de estado durante os anos de 1971 e 1979, pode ser chamado apenas por Idi Amin Dada ou por: Sua Excelência, o Presidente para a Vida, o marechal de campo Al Hadji Doutor Idi Amin Dada, VC, DSO, MC, Senhor de todos os animais da terra e dos peixes dos mares e Conqueror do Império Britânico em África em geral e Uganda, em particular.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Ana Cláudia. África; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/africa >. Acesso em 19 de novembro de 2019 às 00:11.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]