Agricultura

Sistema utilizado para cultivar plantas

A agricultura é uma atividade milenar utilizada para obter alimentos vegetais e matéria-prima para produzir uma diversidade de produtos industrializados. A atividade agrícola começou a existir quando o homem deixou de ser nômade, ou seja, estabeleceu uma moradia fixa e passou a cultivar a terra e plantar seu próprio alimento.

A pessoa que cuida da agricultura é conhecida como agricultor, mas também como fazendeiro ou lavrador. Esses profissionais possuem terras rurais e praticam, além de agricultura, a atividade de pecuária, ou as duas.

Agricultura
Agricultura é primordial para o desenvolvimento humano. (Foto: Pixabay)

Técnicas agrícolas

Há duas técnicas primordiais na atividade agrícola:

Agricultura extensiva: São práticas rudimentares e tradicionais de produção. Geralmente é mais comum para utilização própria ou para o mercado interno. Aquelas terras de pequeno porte dá-se o nome de minifúndios.

Agricultura intensiva: Visa a produção em grande escala, geralmente para fins comerciais. Nessa modalidade há uso de várias técnicas de intensificação e agilidade do cultivo. Às terras de grandes portes ou proporções, chamamos de latifúndios.

Categorias de agricultura

Agricultura de subsistência

Praticada de maneira rudimentar sem o auxílio de máquinas ou artifícios tecnológicos, com o objetivo de manter e suprir as necessidades da família do agricultor e também da comunidade a qual ele está inserido. É um tipo agricultura familiar, onde não há necessariamente o interesse em lucros.

A agricultura de subsistência pode estar aliada, sem problemas, com outras formas de produção, como a criação de animais por exemplo.

Agricultura orgânica ou biológica

Também conhecida como Cultivo Verde. Nessa modalidade há a preocupação com o equilíbrio ambiental e também com o desenvolvimento sustentável e social dos produtores e consumidores.

No cultivo da agricultura orgânica são utilizadas técnicas de baixo impacto ambiental e existe o comprometimento com a produção de produtos saudáveis e alimentos vivos, garantindo assim, a saúde dos seres humanos.

Essa qualidade é atingida com a utilização de tecnologias adequadas à realidade de cada solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade. Sendo assim, cria-se uma afinação entre homem e meio ambiente.

Agricultura Comercial

É baseado na utilização de grandes extensões de terras, aliado à utilização de tecnologias avançadas para garantir um alto nível de produção.

Operar com tratores, ceifeiras debulhadoras e adubos químicos e praticar irrigação com rega computadorizada, faz com que a plantação e distribuição sejam bem mais fáceis rápidas e econômicas.

Exemplos de agricultura comercial:

  •  Alto rendimento agrícola;
  •  Aplicado e destinado a diferentes tipos de mercado;
  •  Aumento da produtividade;
  •  Maior aproveitamento de terras e recursos;
  •  Monocultura especializada;
  •  Utilização de técnicas de mecanização.

Pontos negativos da agricultura comercial:

Esse tipo de agricultura é responsável por causar diversos danos para o meio ambiente.

  •  Desmatamento;
  •  Emissão de gases poluentes;
  •  Grande gasto de água;
  •  Risco de extinção de animais e diversas espécies de plantas;
  •  Utilização excessiva de produtos químicos.

Permacultura

É a elaboração e execução de ocupações humanas sustentáveis. Essa prática une ancestralidade com modernos conhecimentos de diversas áreas que abordam ecologia.

Permacultura é trabalhar sempre a favor da natureza, nunca contra ela. É analisar todas as funções dos sistemas e não apenas usufruir de seus frutos. Nessa modalidade é necessário permitir que os sistemas continuem com sua evolução natural.

Agropecuária

É a atividade humana que se destina tanto ao cultivo do campo com a criação de animais. Ela combina os dois termos: agricultura e pecuária.

Na agricultura são incluídos todos os trabalhos relacionados ao trato com a terra e o plantio geral. Já a pecuária, é dedicada a criação de animais com intuito de aproveitá-lo de alguma forma. As duas atividades são destinadas ao consumo humano.

Agricultura no Brasil

Desde o início do Brasil Colônia, a agricultura é uma das principais bases econômicas do Brasil. Nosso país deixou de ser apenas quem importa alimento para se tornar um dos principais exportadores do mundo.

Ao longo dos anos, ela vem se modernizando significativamente e há uma considerável concentração de riqueza nesse setor. Há ainda um longo caminho a ser percorrido quando se trata de produzir sem destruir o meio ambiente e pensando na sustentabilidade e preservação dos recursos naturais.

Impactos ambientais

A agropecuária impacta diretamente nas questões ambientais. Impacto ambiental nada mais é do que as consequências desastrosas na natureza, das práticas desordenadas do ser humano.

A agricultura é indispensável para a nossa sobrevivência, mas na contramão disso, ela é uma atividade que altera automaticamente o meio ambiente. É necessário estar sempre revendo atitudes e buscando alternativas para agredir menos a natureza. Geralmente essas deficiências causadas pelo homem causam efeito irreversível ao planeta.

Para plantar precisa existir um local de terra fértil e para isso ocorre o desmatamento, havendo uma substituição da plantação existente no local, acaba destruindo a genética do planeta e altera o equilíbrio do ecossistema.

Diante disso, ainda há a utilização de equipamentos agrícolas, esses maquinários são movidos a combustíveis fósseis que poluem o ar, além da utilização de insumos agrícolas que a chuva e a irrigação acabam conduzindo para os rios e contaminando a água.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Agricultura; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/agricultura >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 22:44.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]