Água

Elemento essencial para a vida na Terra

A água é uma substância química na qual as moléculas são constituídas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Ela pode ser encontrada em abundância no planeta Terra, cobrindo a maior parte da sua superfície. Devido às variações de temperatura, é possível encontrá- la em três estados físicos principais: gasoso, sólido e líquido. 

A água líquida concentrada em pequeno volume pode parecer incolor, mas em grande quantidade assemelha-se a cor azulada, formando assim os oceanos, rios e lagos, que cobrem quase três quartos da superfície do planeta.

Ciclo da Água

 Também chamado de ciclo hidrológico, ocorre através das mudanças dos estados físicos da água e das agitações promovidas pelos seres vivos e meio ambiente. Além disso, é necessário a energia do sol, os movimentos de rotação da Terra e ações da gravidade.

 A luz solar motiva a evaporação da água presente na superfície terrestre. Em determinados locais a neve e o gelo sublimam, passando do estado sólido para o vapor, sem passar pela fase de fusão (sólido para o líquido) e evaporação.

Água salgada
97,5% da água do planeta é salgada. (Foto: Pixnio)

Já em estado gasoso a água sobe para as camadas mais altas da atmosfera, local onde a temperatura é mais baixa. Ao chegar a determinada altitude, essa substância passa do estado de vapor para o líquido, formando nuvens de chuva, que na verdade são grandes quantidades de gotículas de água. Em lugares frios essas gotículas podem se tornar sólidas e originar à neve ou granizo.

Quando ocorre a precipitação (chuva) a água retorna para a superfície da Terra e sofre influência direta da gravidade. No momento da precipitação, esse elemento de forma líquida pode atingir os rios, lagos e oceanos, infiltrar-se no solo e nas rochas ou ser impedida de voltar à superfície pela vegetação.

Os seres vivos têm função muito importante no ciclo da água. Todos os organismos possuem essa substância no corpo, fluindo entre todos os elos da cadeia alimentar. Como as raízes das plantas sugam o líquido do solo, os animais também conseguem através da ingestão.

As plantas perdem líquido por meio da transpiração, método em que o vapor d’água é liberado nas estruturas da epiderme vegetal,  atuando nas trocas gasosas e gutação – processo em que a água eliminada encontra-se no estado líquido. Já os animais eliminam água pela urina e fezes, além da respiração e transpiração.

Fases importantes do ciclo:

  • Armazenamento da água nos oceanos;
  • Evaporação: mudança do estado líquido para o gasoso;
  • Evapotranspiração;
  • Sublimação (passagem do gelo e da neve para o estado de vapor sem antes passarem pelo estado líquido);
  • Condensação:  passagem do estado de vapor para o líquido;
  • Precipitação;
  • Armazenamento do líquido nas formas de gelo e neve;
  • Corrente de neve derretida para rios;
  • Corrente superficial – o líquido corre para os rios;
  • Corrente dos rios, o líquido que flui para rios, córregos ou riachos;
  • Armazenamento de líquido doce existente na superfície da Terra;
  • Infiltração;
  • Armazenamento no lençol freático;
  • Descarga do lençol freático, movimentação do líquido para fora do solo;
  • Fontes, lugares onde o líquido subterrâneo é descarregado para a superfície do solo.

O ciclo pode sofrer alteração a depender da zona em que acontece. Cobertura vegetal, altitude, temperatura e os tipos de solo são fatores que interferem diretamente na quantidade de líquido envolvido e na velocidade do processo. Por isso, as fases citadas acima não acontecem no planeta inteiro.

Substância potável

É considerado água potável o líquido que tem qualidade para beber e preparar alimentos. No mundo, em 2012, 89% da população tinha acesso e com condições adequadas de consumo. 4 bilhões de pessoas têm acesso à água encanada, no mesmo tempo que 2,3 bilhões utilizam  poços d’água ou torneiras públicas. Por outro lado,1,8 bilhões fazem o uso de fontes não potáveis – águas contaminadas que provocam  infecções intestinais e outras doenças.

A quantidade de líquido necessário para cada indivíduo pode variar de acordo com alguns fatores: atividades físicas, condições de saúde, idade e questões ambientais. O comum é que as pessoas bebam três litros por dia. Para aqueles que trabalham em regiões quentes, o ideal é que consuma até dezesseis litros. A água compõe cerca de 60% do peso do homem e 55% das mulheres.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Água; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/agua >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 19:13.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]