ALADI

Associação Latino-Americana de Integração

A ALADI (Associação Latino-Americana de Integração) consiste em uma organização intergovernamental formada por 13 países latino-americanos, cujo o principal objetivo é estabelecer acordos comerciais entre eles.

Os países membros são:

  • Argentina
  • Brasil
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Cuba
  • Equador
  • México
  • Paraguai
  • Panamá
  • Peru
  • Uruguai
  • Venezuela

Principais objetivos do ALADI

Entre os principais objetivos da ALADI, estão:

  • Facilitar a abertura dos mercados entre os países-membros e eliminar obstáculos administrativos e técnicos através da redução de tarifas alfandegárias;
  • Promover o desenvolvimento técnico e econômico entre os países;
  • Incentivar a criação de mecanismos de cooperação tecnológica e científica;
  • Promover acordos de alcance parcial, com a participação de dois ou mais países da área;
  • Garantir o desenvolvimento social da região de forma equilibrada e harmônica;
  • Incentivar o intercâmbio entre empresas latino-americanas.
Bandeira da ALADI.
Bandeira da ALADI. (Foto: Wikipédia)

Origem da ALADI

A ALADI foi criada através do Tratado de Montevidéu, em 1980, mas a sua origem remonta desde 1960, época em que diversos países latino-americanos se reuniram na capital do Uruguai a fim de implementar uma zona de comércio livre, chamada de ALALC.

O objetivo inicial era proteger o mercado latino-americano da influência de americanos e europeus que, na época, eram seus principais compradores. Para isso, o bloco seguiu a mesma linha de pensamento de outras instituições que buscavam a integração regional, a exemplo da Comunidade Econômica Europeia ou da BENELUX.

Em 1980, quando ocorreu a criação da associação por meio do tratado, diversos países, a exemplo da Argentina, Chile e Brasil, estavam sob o comando de regimes ditatoriais. No entanto, isso não foi empecilho para que os governos iniciassem o processo de integração da ALADI.

Características

De maneira geral, a associação Latino-americana é composta por mais de 510 milhões de habitantes, o que corresponde a 91% da população americana reunidas em uma superfície de aproximadamente 20 milhões de quilômetros quadrados.

Conforme os dados de 2014, expostos pela própria organização, a renda per capita de um habitante da ALADI é de cerca de 10.000 dólares. Com isso, o comércio inter-regional movimenta cerca 170 bilhões de dólares anualmente.

Estrutura

A ALADI é composta por três órgãos políticos principais: Conferência de Avaliação e Convergência; Comitê de Representantes e pelo Conselho de Ministros das Relações Exteriores, ambos coordenados pela Secretaria-Geral (órgão técnico).

Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros reúnem-se periodicamente para promover e avaliar políticas que buscam aumentar a integração econômica da América Latina.

Outros blocos econômicos

Os blocos econômicos são formados por países que se unem em busca de um objetivo em comum: fortalecer a relação econômica entre eles. Deste modo, os países-membros buscam facilitar a comercialização de produtos por meio da redução de impostos de importação e exportação, e redução de tarifas alfandegárias.

Geralmente, esses blocos são formados por países que partilham das mesmas afinidades comerciais e culturais. Veja as principais características de alguns blocos econômicos:

Mercosul

O Mercosul ou Mercado Comum do Sul é formado pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai. É composto ainda pelo Suriname e Guiana, como países-membros associados, e pelo México e Nova Zelândia, como países-membros observadores.

O bloco foi criado, em 1991, com o intuito de estabelecer uma integração regional da América Latina. O principal objetivo era formar um mercado comum entre os países-membros visando a circulação interna de bens, serviços e fatores de produção.

Uma característica importante do Mercosul é que o bloco possui uma Área de Livre Residência com direito ao trabalho. Isso facilita os pedido de residência temporária (até dois anos) em determinado país-membro por parte de cidadãos naturais de um outro país-membro.

União Europeia

A União Europeia é composta por 28 países membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia e Portugal, e foi fundada em 1993.

O principal objetivo da UE é garantir a paz e o bem-estar de seus cidadãos, de modo que os todos os habitantes alcancem liberdade, segurança e justiça. Entre os países-membros não existe um controle de fronteiras. Assim, seus cidadãos podem circular livremente, bem como trabalhar e morar em qualquer um deles.

BENELUX

O Benelux é um dos blocos econômicos mais antigos. Fundado desde 1944, é composto por três países membros, cujos os nomes em inglês dão origem as siglas do bloco. São eles: Belgium (Bélgica), Nederlands (Holanda) e Luxembourg (Luxemburgo). Os três idiomas desse bloco são: holandês, francês e alemão.

Esse bloco foi criado com a intensão de facilitar o comércio entre os países-membros, de modo que expandisse e se tornasse menos burocrático. Para isso, o processo de redução de taxas e impostos do comércio exterior foi uma das primeiras medidas adotadas.

De modo geral,  o Benelux consiste em um acordo de trocas comerciais, sobretudo de produtos paras as indústrias e minerais, já que estes são considerados os setores mais importantes entre os três países-membros.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. ALADI; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/aladi >. Acesso em 19 de novembro de 2019 às 00:21.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]