Alimentação Saudável

Bons hábitos alimentares contribuem para ter qualidade de vida

A alimentação saudável é um fator importante para ter uma alta qualidade de vida. O consumo de produtos ricos em nutrientes diminui o risco da obesidade, que as pessoas fiquem diabéticas, tenham infarto e até adquiram doenças como o câncer.

Uma dieta saudável aliada a realização de exercícios físicos, além de contribuir com a saúde, também melhora o bem estar das pessoas, o humor e a disposição. Com ajuda da pirâmide alimentar é possível a qualquer indivíduo ter hábitos nutritivos saudáveis.

Benefícios da alimentação saudável

O corpo humano precisa consumir minerais e vitaminas diariamente para que o organismo tenha um bom desempenho. Para isso é necessário ingerir grãos, fibras, carboidratos, legumes, frutas e verduras.

Um cardápio equilibrado ajuda ainda a prevenir doenças como obesidade, câncer, hipertensão, artrite, diabetes. Além disso, contribui para a redução do estresse, melhora a concentração, traz regularidade ao intestino e contribui com o tratamento de pessoas que têm doenças degenerativas como o Parkinson.

Outros benefícios da alimentação saudável são:

Aumenta a concentração

Além de fortalecer o corpo e diminuir os riscos de doenças, os alimentos nutritivos também contribuem para aumentar o potencial do cérebro e  a capacidade de aprendizagem. As vitaminas que mais contribuem para isso estão presentes nos grãos e vegetais. Entre eles: abacate, café, cacau, soja, brócolis.

Fortalece os ossos

Alimentos ricos em cálcio e ferro potencializam o fortalecimento dos ossos e diminuem as chances de ter osteoporose. Os ingredientes ricos nesses minerais são: o leite e seus derivados, espinafre, peixes como a sardinha e o salmão, nozes e castanhas, vegetais.

Melhora a disposição

Os carboidratos são fontes de energia e colaboram para melhorar a disposição, além de diminuir o cansaço diário. Os principais alimentos que dão energia são: banana, guaraná, açaí, ovo, peixes, pipoca e chocolate amargo.

Regulariza a digestão

Os grãos e fibras são os alimentos que mais ajudam a regularizar o intestino. Já as carnes vermelhas e massas deixam a digestão mais lenta. Outros alimentos que contribuem com a digestão são as ameixas, o mamão e o abacaxi, banana e azeite.

Pratos coloridos e alimentação saudável.
Comidas coloridas são ótimos recursos para ter uma alimentação saudável. (Foto: Pixabay)

Pirâmide alimentar

A pirâmide alimentar é um guia gráfico utilizado para orientar as pessoas sobre o consumo ideal de cada nutriente. Ela é dividida em grupos e suas respectivas quantidades ideais de ingestão diária.

Os alimentos mais energéticos e ricos em carboidratos ficam na base da pirâmide. Eles devem ser consumidos em todas as refeições para manter o corpo com energia.

Os alimentos menos nutritivos e pouco saudáveis ficam no topo da representação gráfica. Eles são as gorduras, doces, óleos e açucares. Ingredientes que não contribuem para uma alimentação saudável.

No meio da pirâmide, ficam os alimentos que devem ser consumidos em várias porções como as frutas, legumes, carnes e grãos. As carnes e ovos, por exemplo, devem ser ingeridas em apenas uma porção diária; os leites e seus derivados em três vezes ao dia; as frutas e legumes também em três porções.

Dicas para bons hábitos alimentares

Manter uma dieta nutritiva muitas vezes não é fácil, mas as pessoas conseguem se habituar a ela ao seguir alguns passos.

Conheça abaixo algumas dicas para ter uma vida saudável.

Sinta prazer ao comer

Não adianta fazer uma dieta saudável se você não tem desejo nenhum pela comida. Uma alimentação saudável deve permitir o equilíbrio entre nutrição e prazer. Assim, os alimentos devem despertar a vontade de comer e fazer com que se sinta bem.

Desta forma, procure por refeições que goste ou crie seus próprios pratos de forma colorida e divertida. Estas são ótimas formas de se deliciar com a sua comida.

Coloque alimentos coloridos no prato

Quanto mais colorido um prato for, mais saudável ele será. Isso porque cada nutriente é responsável por dar uma coloração diferente aos alimentos. Com isso, os pratos ficam mais atrativos e estimulam a fome.

Coma com calma

Uma boa alimentação também passa por uma mastigação adequada. A trituração do alimento e a ação das enzimas presentes na saliva contribuem com o processo digestivo. Desse modo, fique ao menos 20 minutos processando os alimentos na boca.

Não ingerir líquidos durante as refeições

É costume de muitas pessoas acompanhar as refeições com alguma bebida. Entretanto, esse hábito não é recomendado pelos nutricionistas, pois atrapalha o processo de mastigação e o processo digestivo. A recomendação é ingerir líquidos 30 minutos antes e 60 minutos depois.

Reduza o açúcar

O açúcar de mesa tem alto índice de glicose e passa por vários processos químicos, o que aumenta a flacidez da pele e acelera o envelhecimento. O indicado é reduzir o consumo desse ingrediente ou substituí-lo por sucralose (substituto dos adoçantes artificiais).

Alimentos saudáveis

Manter uma alimentação saudável não é tão difícil como as pessoas pensam, pois a maioria das frutas, verduras e grãos são ricos em nutrientes e permitem ter uma dieta nutritiva.

Conheça abaixo alguns dos alimentos do dia a dia que vão possibilitar ter uma vida mais leve.   

  • Amêndoas;
  • Abacate;
  • Couve;
  • Maçã;
  • Tomate;
  • Banana;
  • Damasco;
  • Cenoura;
  • Repolho;
  • Beterraba.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Rosa, Joseane. Alimentação Saudável; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/alimentacao-saudavel >. Acesso em 30 de janeiro de 2020 às 14:37.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]