Alimentos ricos em lipídios

As gorduras também são importantes para a saúde

Os alimentos ricos em lipídios ajudam na manutenção da saúde do ser humano por meio do fornecimento e estoque de energia. Os lipídios, mais conhecidos como gorduras, são biomoléculas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio e têm como principal característica o fato de serem insolúveis na água.

Os lipídios são facilmente colocados em dietas por terem valor nutricional considerável para a saúde, a depender do objetivo de cada pessoa. Os derivados de origem animal são as opções mais consumidas em termos de alimentos ricos em lipídios.

Tipos de queijos que são alimentos ricos em lipídios
Queijos promovem fortalecimento de ossos. (Foto: Pixabay)

Exemplos de alimentos ricos em lipídios

Carnes, leites, queijos, castanhas, amêndoas e óleos são opções de alimentos ricos em lipídios que podem estar nas dietas por trazerem versatilidade e variedade em suas composições nutricionais.

A carne é um alimento completo que fornece aminoácidos para o corpo, dentre outras vitaminas como a B6, B12 e tiamina. Quando consumidas com a qualidade adequada, são capazes de prevenir doenças cardiovasculares. Por ser fonte de proteínas e ferro, a carne é altamente recomendada, pois ajuda na absorção mais rápida de minerais pelo organismo.

Os queijos possuem benefícios principalmente para pessoas em fase de crescimento. O cálcio, magnésio e vitaminas presentes neste alimento auxiliam no fortalecimento de dentes e ossos, bem como nas atividades cardiovasculares. Por ser composto de nutrientes similares aos do peixe, o queijo pode ser adicionado à rotina alimentar como um segundo prato, proporcionando mais equilíbrio ao dia a dia.

Oleaginosas, como castanhas e amêndoas, são fontes de gorduras boas que são parceiras na proteção do coração e possuem ação anti-inflamatória no organismo. O consumo é preferível in natura e precisa ser específico e moderado, pois o excesso pode acarretar em efeitos reversos, como aumento de peso e taxas.

Os ovos possuem propriedades que fazem bem ao cérebro como a vitamina B e também ajudam no bom funcionamento do sistema nervoso e cardiovascular.

O azeite de oliva é indicado para quem quer construir uma vida saudável. Ele pode evitar alguns tipos de câncer e ser aliado para a prevenção de doenças cardíacas e pressão arterial alta.

Os peixes gordos como salmão, truta, atum, cavala e sardinha são repletos de ácidos graxos e ômega 3, e também são amigos do coração.

Já os óleos vegetais, feitos a partir da extração das sementes de plantas, são ricos em ácidos graxos que participam de maneira essencial do processo de desenvolvimento celular, além de serem fontes de vitamina A e vitamina D.

A carne de porco pode ser mais saudável que a carne de frango a depender do corte e também pode melhorar a composição corporal.

O chocolate amargo é uma opção inteligente, pois contém a gordura boa proveniente do cacau e pouco ou nenhum açúcar. Mais um aliado da saúde do coração.

A linhaça ajuda na manutenção das taxas de colesterol, sendo um dos melhores alimentos ricos em lipídios pelo fato de sementes terem origem vegetal, o que denota a versatilidade nutricional em suas composições.

A carne é um alimento rico em lipídios
Carnes são grandes fontes de gorduras saturadas. (Foto: Pixabay)

Tipos de lipídios

Existem 3 tipos de lipídios que podem ser consumidos pelo ser humano, são eles as gorduras: saturadas, insaturadas e trans.

As gorduras saturadas estão nos alimentos advindos de origem animal, e se encontram no estado sólido. Podem estar nas carnes brancas e vermelhas, leite, iogurtes, manteiga e creme de leite. O consumo excessivo pode acarretar no aumento das taxas do colesterol e provocar doenças do coração.

As gorduras insaturadas são líquidas em temperatura ambiente, presentes principalmente em vegetais, ajudam a diminuir as taxas de triglicérides e colesterol ruim (LDL) e pressão arterial.  Alimentos ricos em lipídios ou gorduras insaturadas, são: azeite de oliva, abacate, truta, salmão, castanha, óleo de milho e amêndoas.

Dentro das gorduras insaturadas, existem as monoinsaturadas que combatem o colesterol. Dentre os alimentos ricos em lipídios monoinsaturados, estão os óleos de canola, azeite extra virgem, amendoim, nozes e abacate. Há também as poli-insaturadas, ricas em ômega 3 e ômega 6, encontrados em peixes, que o organismo não produz e precisam ser consumidas por meio da alimentação.

Já as gorduras trans, são gorduras encontradas naturalmente em baixo teor nas carnes e lácteos e são formadas artificialmente por hidrogenação, um processo químico. Alimentos ricos em lipídios neste tipo são batatas fritas, biscoitos recheados, margarinas e sorvetes. Não é recomendado consumo diário que ultrapasse 2 gramas.

Funções dos lipídios

Com atuação forte sobre a fonte de energia que o corpo necessita, os lipídios fornecem 9 calorias por grama, enquanto os carboidratos fornecem apenas 4. Os alimentos ricos em lipídios são também responsáveis pela manutenção da parede celular, de potenciais choques que os órgãos podem vir a ter, e juntamente com os carboidratos reduzem o índice glicêmico das refeições.

Os lipídios fazem também parte da constituição das membranas celulares e formam alguns hormônios e vitaminas essenciais ao corpo.  Além de ajudarem a evitar a desidratação e transportarem vitaminas, os alimentos ricos em lipídios ainda podem atuar como isolantes térmicos, mantendo a temperatura corporal.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Magalhães, Alissa. Alimentos ricos em lipídios; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/alimentos-ricos-em-lipidios >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 18:13.

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