América Anglo-Saxônica

Definição usada para referenciar um grupo de países

A América Anglo-Saxônica é formada pelos Estados Unidos e Canadá. No entanto, esse termo faz referência aos países que possuem o inglês como idioma oficial.

Somente os Estados Unidos e o Canadá – os únicos países desenvolvidos da América – são considerados membros dessa regionalização, pois a principal característica não é a língua, mas as particularidades econômicas e socioculturais.

Os outros países do continente fazem parte da América Latina, onde a maioria dos países é subdesenvolvido.

Características gerais da América Anglo-Saxônica

A classificação da América Anglo-Saxônica é uma oposição a América Latina. Nos países da América Latina, o idioma predominantes são as línguas românicas, isto é, as originadas do latim, como francês, espanhol e português.

Isso acontece porque são regiões colonizadas majoritariamente pela Espanha e Portugal. Diferente da América Latina, os países da América Anglo-Saxônica são somente dois, os Estados Unidos e o Canadá.

Os Estados Unidos e o Canadá possuem uma história marcada pela presença dos ingleses, tendo o inglês como idioma comum e ligações históricas, culturais e étnicos relativos à época de colonização do Reino Unido.

O inglês é o principal idioma falado nos dois países, isto é, um idioma de origem anglo-saxônica ou germânica, isso indica o nome dado ao grupo desses países.

Mesmo sendo o idioma predominante na região, o inglês não é o único, existem também o espanhol e o francês, idiomas de origem latina.

Economia

O setor econômico americano tem destaque devido à produção de bens de consumo e tecnologia. A parte de serviços também é muito forte e o país agrupa várias empresas de atuação global.

Por isso, a moeda mais usada no planeta Terra para transações é o dólar, tornando os Estados Unidos uma referência para a economia global.

O Canadá se destaca pelas indústrias aeronáuticas, alimentícias e automotivas. Juntos, Estados Unidos e Canadá, contam com grandes fontes de recursos minerais, como o ouro e o cobre, e indústrias de petróleo, gás natural e energia nuclear , que ajudam muito no crescimento da economia. Contudo, ainda precisam importar alguns produtos minerais para suprir necessidades internas.

A agropecuária da América Anglo-Saxônica é moderna e capitalista. É vista como um depósito agrícola com forte produção de leite, carne e grãos, principalmente o trigo e o milho.

O bloco econômico NaftaTratado Norte-Americano de Livre Comércio, criado pelos Estados Unidos, Canadá e México, faz com que esses países tenham uma das maiores economias da América. Isso ocorre porque simplifica as operações econômicas sem taxar a circulação de produtos entre eles. Entretanto, essa regra não vale para todas as mercadorias.

Ainda assim, o México tem medo que a industrialização consequente desse acordo provoque desemprego na sua população, enquanto os Estados Unidos e Canadá receiam a mudança das fábricas para o México onde a mão de obra é mais barata.

Economia América Anglo-Saxônica
A agropecuária é muito desenvolvida na América Anglo-Saxônica. (Foto: Pixabay)

População

A população da América Anglo-Saxônica é de aproximadamente 325 milhões de habitantes, o que representa uma das áreas mais povoadas do planeta. A distribuição da população é irregular porque os habitantes se concentram na costa nordeste, na Califórnia, na região dos Grandes Lagos e do rio São Lourenço.

A população é caracterizada pela diversidade, quantidade de minorias étnicas e mobilidade. De acordo com levantamentos, o norte-americano muda de residência catorze vezes ao longo da vida. 

A desigualdade social é perceptível, principalmente nos Estados Unidos, pois a proteção social é menor. Um pequeno grupo usufrui de altos níveis de bem-estar e cultura.

O número de habitantes cresceu no território americano devido aos imigrantes vindos de diversas partes do mundo, como europeus, africanos, hispano-americanos e asiáticos.

A formação étnica norte-americana é muito misturada: há 80% de brancos, 12% de negros, 3% de asiáticos, 4% de outras etnias e apenas 1% de ameríndios.

Clima

A América Anglo-Saxônica fica situada ao norte do Trópico de Câncer, onde o clima temperado é responsável por temperaturas médias anuais menores que 20°C. Em zonas frias, no extremo norte, o clima polar é mercado pelas temperaturas muito baixas.

Além da latitude, o relevo também influencia o clima da América Anglo-Saxônica. As temperaturas caem em locais mais altos e as planícies centrais formam um grande corredor para os ventos gelados do norte.

Simultaneamente, as altas montanhas do oeste barram a passagem dos ventos do Pacífico, possibilitando a formação de desertos, como é o caso do deserto de Sonora.

As correntes marítimas também influenciam no clima da América Anglo-Saxônica. As principais correntes são a da Califórnia, que banha a costa oeste, e a corrente do Golfo, que banha a costa leste.

Curiosidade da América Anglo-saxônica

Existem controversas sobre os países que formam a América Anglo-Saxônica.  Segundo estudiosos, além dos Estados Unidos e Canadá, outros países também integram essa região. São eles:

América Central

Antígua e Barbuda Granada
Barbados Jamaica
Belize São Cristóvão e Nevis
Bahamas São Vicente e Granadinas
Dominica Santa Lúcia
Trinidad e Tobago  

América do Sul

Guiana (anteriormente Guiana Inglesa)

 

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. América Anglo-Saxônica; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/america-anglo-saxonica >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 19:47.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]