América do Sul

Subcontinente da América

A América do Sul possui uma extensão de 17.819.100 km², é um subcontinente que atinge a parte meridional da América, engloba 12% da superfície do Planeta Terra e cerca de 6% da população mundial.

America do Sul Avenida Paulista
Avenida Paulista, SP – Brasil. São Paulo é o principal centro financeiro da América do Sul. (Foto: Wikimedia Commons)

Essa América está ligada à América Central, pelo istmo do Panamá ao norte e separado da Antártida, pelo estreito de Drake ao sul; Punta Gallinas – Colômbia ao norte; Ponta do Seixas – Brasil ao leste; e Punta Pariñas – Peru ao oeste são as outras extremidades da América do Sul.

Existem também as fronteiras naturais com o mar do Caribe ao norte; o Oceano Atlântico ao leste, ao nordeste e ao sudeste; e ainda com o Oceano Pacífico ao oeste. Atualmente, o Brasil retrata a metade da população e do produto econômico sul-americano.

O continente recebeu uma média de 15 milhões de imigrantes europeus no século XIX. O resultado disso foi a inspiração, tanto pela Europa quanto pelos Estados Unidos, nos quesitos culturais e ideológicos.

Uma mistura de amplos recursos naturais e sérios problemas econômicos e sociais chama a atenção para a América do Sul. A base do setor industrial está centralizada na agricultura e também na produção de bens de consumo.

O Brasil e a Argentina possuem a forma mais variada da economia, com atenção para os setores de extração, refino de petróleo e siderurgia. Mineração, extração de petróleo, cobre, estanho, manganês e ferro são algumas das atividades econômicas exercidas nessa região.

Já nas regiões tropicais, o destaque é para a agricultura, por conta da cultura focada na exportação. No sul e no centro, a notoriedade fica por conta da pecuária.

A América do Sul tem composição étnica variada com índios, brancos e negros, provocando intensa miscigenação. Vale ressaltar a forte ascendência europeia também.

Países sul-americanos

Doze países e sete territórios fazem parte da América do Sul. Seguem os países com suas respectivas capitais:

  • Argentina – Buenos Aires
  • Bolívia – Sucre (capital oficial), La Paz (sede do governo desde 1898)
  • Brasil – Brasília
  • Chile – Santiago
  • Colômbia – Bogotá
  • Equador – Quito
  • Guiana – Georgetown
  • Paraguai – Assunção
  • Peru – Lima
  • Suriname – Paramaribo
  • Uruguai – Montevidéu
  • Venezuela – Caracas

Territórios:

  • Guiana Francesa
  • Ilha de Páscoa
  • Ilhas Galápagos
  • Ilhas Geógia e Sandwich
  • Fernando de Noronha
  • Ilhas Malvinas
Mapa da America do Sul
América do Sul é um subcontinente do continente americano, junto com as Américas do Norte e Central. (Foto: Wikimedia Commons)

História 

A América do Sul era habitada por nações indígenas como astecas e tupis, antes dos espanhóis e portugueses chegarem. Depois a expansão ultramarina e o Tratado de Tordesilhas fragmentaram o território e a colonização centralizou em áreas litorâneas.

Os espanhóis focaram no Caribe, no Prata e nos Andes; e os portugueses se interessaram pelo litoral Atlântico e investiram no extrativismo de pau-brasil, depois em plantação de cana-de-açúcar.

A colonização Ibérica inseriu o ensinamento religioso e instituiu missões católicas. Os jesuítas, principalmente, desempenharam o papel de converter os nativos. Em 1580, as fronteiras das zonas coloniais na América do Sul foram extintas e os portugueses ocuparam parte do território espanhol.

As Américas

A América é o segundo maior continente do mundo, perdendo só para a Ásia que, além de ser o maior, é também o mais populoso. Com uma área em média de 42.550.000 km² e mais de um bilhão de habitantes, que corresponde a 8,3% da superfície do planeta e a uma média de 14% da população humana.

A América se localiza entre os oceanos Atlântico e Pacífico, incluindo o mar do Caribe e a Groenlândia (exceto a Islândia). Ela se divide em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul.

Os países que compõem o continente possuem muitas diferenças econômicas. Enquanto o Canadá e os Estados Unidos têm o PIB (produto interno bruto) circulando entre os mais altos do mundo, a maioria dos países passa por intensas dificuldades.

Conceitos importantes

Continentes

Os espaços da terra são divididos em continentes. Essa divisão foi organizada pelo homem com o intuito de compreender melhor todo o espaço geográfico. Continente nada mais é do que grandes massas terrestres separadas pelos oceanos. A atual divisão contém seis importantes continentes: África, América, Antártida, Ásia, Europa e Oceania.

Istmo

Trata-se de uma estreita faixa de terra que faz a ligação sobre as águas do mar ou oceano. Isso ocorre entre dois blocos de terras emersas de ampla dimensão. O istmo pode interligar duas áreas como dois continentes ou uma península e um continente.

Curiosidades 

  • A América do Sul possui a maior quantidade de planícies do mundo.
  • As línguas mais faladas são o espanhol e o português.
  • As principais cidades da América do Sul são: São Paulo – Brasil, Rio de Janeiro – Brasil, Buenos Aires – Argentina, Quito – Equador, Caracas – Venezuela e Montevidéu – Uruguai.
  • O Brasil é o maior país da América do Sul e o Suriname é o menor.
  • O Brasil é o maior produtor industrial da América do Sul.
  • O vale do Amazonas é a maior bacia hidrográfica do planeta e a Floresta Amazônica é a região de maior biodiversidade.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. América do Sul; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/america-do-sul >. Acesso em 20 de novembro de 2019 às 04:06.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]