América Latina

Possui mais de 500 milhões de habitantes

América Latina é o termo usado para fazer referência aos países e dependências da América que foram colonizados por países latinos, isto é, Portugal, Espanha e França. Então, são nações e dependências que tem como idioma oficial o português, o espanhol e o francês.

A América Latina é habitada por cerca de 586 milhões de pessoas, segundo uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas - ONU. A área total é de aproximadamente 20 milhões de km², o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km².

América Latina mapa
Mapa da América Latina. (Foto: Wikimedia Commons)

Países da América Latina

A América Latina é formada por 20 países. Fazem parte dela países da América Central, América do Sul e apenas um país da América do Norte. Veja a seguir os países que compreendem essa área e suas capitais:

  • Argentina – Buenos Aires
  • Bolívia – Sucre
  • Brasil – Brasília
  • Chile – Santiago
  • Colômbia – Bogotá
  • Costa Rica – San José
  • Cuba – Havana
  • Equador – Quito
  • El Salvador – São Salvador
  • Guatemala – Cidade De Guatemala
  • Haiti – Porto Príncipe
  • Honduras – Tegucigalpa
  • México – Cidade do México
  • Nicarágua – Manágua
  • Panamá – Cidade do Panamá
  • Paraguai – Assunção
  • Peru – Lima
  • República Dominicana – Santo Domingo
  • Uruguai – Montevidéu
  • Venezuela – Caracas

História

Como foi visto no início do texto, a maior parte dos países que formam a América Latina foram colonizados e explorados. Isso aconteceu a partir do século XVI, sob o comando de Portugal e Espanha. Os portugueses e espanhóis extraíram os bens minerais desses países e mandaram para Europa.

A agricultura foi um dos pilares econômicos no período colonial. Ela se caracterizou, essencialmente, pelo latifúndio e monocultura.

Durante o período de colonização, os espanhóis e portugueses fizeram uso do trabalho escravo da África em praticamente todas as colônias. Os índios tiveram suas terras tomadas à força e a cultura da Europa foi imposta ao povo nativo.

A fase colonial foi marcada por várias revoltas e movimentos emancipacionistas, que foram combatidos com violência pelas metrópoles. Somente no século XIX esses países conseguiram a independência, mas os problemas sociais perduraram por muitos anos.

Economia da América Latina

Essa área apresenta países com economia subdesenvolvida. Os países latino-americanos possuem grandes problemas econômicos, alto nível de desigualdade social e má distribuição de rendas.

O setor primário se destaca na economia, suas atividades envolvem a agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. Alguns países como Brasil, Argentina, Chile e México se destacam no segundo setor (indústria). No setor petroleiro, podemos destacar a Venezuela, Brasil, Argentina, Colômbia, Equador e México.

O setor terciário (serviços) foi o que mais apresentou crescimento nos últimos anos, em grande parte dos países da América Latina.

Brasil, México e Argentina são os países mais ricos da América Latina, juntos eles correspondem a aproximadamente 75% do Produto Interno Bruto (PIB) dos países que compõe a América Latina.

Divisão socioeconômica

Apesar dos problemas sociais, econômicos e políticos que afetam os países latinos serem os mesmos, eles apresentam algumas diferenças que permitem dividir esses países em quatro grupos.

Grupo 1

Fazem parte desse grupo os países com grandes problemas econômicos, porém sem grandes diferenças sociais. Três deles ficam na América Central: Cuba, único país socialista do continente; Panamá, em cujo território foi construído um canal fazendo a ligação do Atlântico ao Pacífico; e Costa Rica, que é diferente dos seus vizinhos por causa do baixo índice de analfabetismo, baixa taxa de mortalidade infantil e grande democracia política.

Grupo 2

Esse grupo compreende os países Brasil, Colômbia, México e Venezuela, com grandes diferenças sociais e econômicas entre o meio rural e o urbano. Todos eles têm uma grande extensão territorial, no qual a maior parte das terras concentra-se nas mãos de poderosos latifundiários e a população camponesa normalmente é muito pobre, mal alimentada e quase analfabeta.

América Latina
São Paulo, Brasil, um dos maiores e mais ricos centros urbanos da região. (Foto: Flickr)

Grupo 3

Nesse grupo estão os países pobres com estrutura social e econômica antiga. Na América do Sul pertencem a esse grupo Bolívia, Equador, Paraguai e Peru; na América Central, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua e República Dominicana.

A renda per capita nesse grupo, na maioria das vezes, é muito baixa, há graves problemas de subnutrição, altas taxas de natalidade e de mortalidade dentre outros problemas.

Grupo 4

Estão nesse grupo países com territórios pequenos, com população menor que um milhão de habitantes ou ambas situações. Em relação à economia, eles são parecidos com os participantes do Grupo 3.

Clima, relevo e vegetação da América Latina

Na América Latina é possível perceber uma grande oscilação climática. O clima predominante é o tropical, úmido, seco e de altitude. Em alguns países o clima equatorial é o que prevalece.

Brasil, Colômbia, Equador e parte do Peru, são os países mais próximos da linha do Equador. Abaixo do Trópico de Capricórnio, a latitude maior proporciona um clima temperado, com estações do ano mais definidas.

De forma geral, o relevo dessa área é composto por cordilheiras, onde a mais alta e conhecida é a Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Além disso, é possível encontrar planícies fluviais e costeiras, e planaltos.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. América Latina; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/america-latina >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 16:44.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]