América Platina

Uma parte da América do Sul

A América Platina é uma região que está localizada na parte sul da América do Sul. Ela é formada por três países: Argentina, Paraguai e Uruguai, que são banhados pelos rios que formam a bacia do rio Prata. Esses países representavam o vice-reino do Prata, pertencente à Espanha até 1830.

A América Platina tem esse nome em referência à bacia do rio Prata. Ela faz fronteira com o Brasil pelo estado do Rio Grande do Sul, que é banhado pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai.

Esses territórios possuem em comum a história que viveram durante boa parte do período colonial. Eles já fizeram parte da mesma administração e têm passado conflituoso e cooperativo com o Brasil. Os três países juntos representam cerca de 18% do território da América do Sul.

América Platina no globo terrestre.
Localização da América Platina no globo terrestre. (Foto: Wikipédia)

América Platina

A América Platina possui uma área de aproximadamente 3,3 milhões de quilômetros quadrados. As nações que fazem parte desse território medem: 2.780.000 km² - Argentina, 406.752 km² - Paraguai e 176.215 km² - Uruguai.

No ano de 1776, a coroa espanhola resolveu desmembrar o Vice-Reino do Peru e criar naquela região o Vice-Reino do Prata.  Nesse período, a atual Bolívia estava incluída. Esse vice-reino foi formado para atender especialmente as questões relacionadas à segurança.

O objetivo da criação do vice-reino era controlar as outras potências, principalmente Portugal, que estavam interessadas naquela região. Aquele território, mais precisamente a administração da região Platina, foi muito disputado por espanhóis e portugueses.

Uma das disputas fez o Uruguai conquistar a sua independência. O rio da Prata foi batizado com esse nome pelos espanhóis. Eles acreditavam que poderiam encontrar metais preciosos naquele local, mas essa informação não foi confirmada.

O clima temperado e subtropical da Argentina e Uruguai não era propício para o cultivo de produtos tropicais e, por isso, a região foi ignorada pela Espanha até o século XIX. Por causa do avanço industrial e dos agrupamentos populacionais nas grandes cidades europeias, surgiu a necessidade de aumentar a produção de acordo com o clima temperado.

Países da América Platina

Argentina

A Argentina é o país que tem a economia mais sólida da América Platina e uma das mais importantes da América do Sul. O país é forte em agricultura, indústria de alimentos, vinicultura, pecuária e energias renováveis, além das expressivas indústrias automotiva e tecnológica.

Bandeira do país argentino.
Bandeira da Argentina. (Foto: Wikipédia)
  • Capital – Buenos Aires
  • Extensão territorial – 2.780.000 km²
  • Idioma – Espanhol

Paraguai

Dos três, o Paraguai é o mais pobre da América Platina e, consequentemente, o mais pobre da América do Sul. Ele não consegue se recuperar dos danos causados pela Guerra do Paraguaimaior conflito armado internacional ocorrido em território sul-americano, que se estendeu de dezembro de 1864 até março de 1870.

 Bandeira do país paraguaio.
Bandeira do Paraguai. (Foto: Wikipédia)

A Guerra do Paraguai foi um conflito travado entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai). Grande parte da população foi dizimada e cerca de 40% do território paraguaio foi anexado ao Brasil e à Argentina.

A economia do Paraguai está baseada na exploração dos recursos naturais,especificamente a usina hidrelétrica binacional de Itaipu. Agricultura e pecuária não conseguem manter a economia estável e, por isso, crescem as práticas ilícitas, a exemplo das plantações de maconha e tráfico de produtos piratas.

  • Capital – Assunção
  • Extensão territorial – 406.752 km²
  • Idioma – Espanhol e Guarani

Uruguai

Dos três países da América Platina, o Uruguai é aquele que possui o menor índice de desigualdades sociais. Ele se destaca em meio aos integrantes da América Latina pelo fato de ter eliminado a pobreza extrema entre os anos de 2006 e 2015.

Bandeira do Uruguai.
Bandeira do Uruguai. (Foto: Wikipédia)

De acordo com o Banco Mundial, o Uruguai também é o único, entre os três participantes da América Platina, que participa dos três índices de bom desempenho social e econômico: o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Índice de Oportunidade Humana (IOH) e o Índice de Liberdade Econômica.

A economia do Uruguai está baseada na produção agropecuária exportadora. O governo uruguaio, apoiado pelo Banco Mundial, estabeleceu sistemas de vigilância sanitária. O objetivo era incentivar a ascensão dos bons índices de qualidade para alcançar os compradores da Ásia e da Europa.

  • Capital – Montevidéu
  • Extensão territorial – 176.215 km²
  • Idioma – Espanhol

Demografia

Por causa da colonização tardia, falta de escravos africanos e ausência de atividades coloniais lucrativas, os países da América Platina, principalmente a Argentina e o Uruguai, demonstram características étnicas que diferem dos outros países da América do Sul.

Praticamente não existe a presença de afro-americanos, mas sim de europeus e seus descendentes. Também não há uma presença expressiva de indígenas, nem de seus descendentes.

Já no Paraguai, boa parte da população é resultado da miscigenação:  primeiro entre espanhóis e indígenas e depois  entre o povo hispano guarani, sobreviventes da Guerra do Paraguai, e vários grupos de imigrantes (europeus e asiáticos) que ajudaram a repovoar o país. 

Aproximadamente 85% da população argentina é formada por descendentes de espanhóis e italianos, cerca de 7% é o resultado da miscigenação dos europeus com os índios. No Uruguai, uma média de 88% da população é de origem europeia, basicamente espanhóis e italianos também.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. América Platina; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/america-platina >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 17:26.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]