Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Animais da Mata Atlântica
Biologia
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Biologia » Animais da Mata Atlântica
Postado por o_autor2019 em 30/07/2019 e atualizado pela última vez em 16/09/2020
Os animais da Mata Atlântica fazem parte de um dos maiores biomas brasileiros, ocupando cerca de 15% do território nacional. Podemos classifica-los em: aves; anfíbios; mamíferos e répteis.
Por conta da destruição do bioma, em consequência do desmatamento e queimadas, restam somente 7% da cobertura original do ecossistema, o que afeta também na fauna e na flora que nele habita. Outro sério problema é o tráfico de animais, deixando a maioria das espécies de animais em extinção no Brasil.
O bioma possui uma rica fauna e diversas espécies conhecidas de aves têm este bioma como seu habitat natural. Entre eles:
Também conhecido como apacapim, é considerado uma espécie ameaçada de extinção. Contudo, não entra na lista das ameaças de extinção quando a relação é feita com todos os animais do território brasileiro.
O Gavião-de-penacho pode chegar a 65 centímetros e pesar um quilo e meio, sendo considerado ave de grande porte. Sua característica de maior destaque é um conjunto de penas que ficam na cabeça e podem medir até 10 centímetros, formando o penacho preto.
Spizaetus ornatos vem do grego e significa falcão águia com adorno.
Assim como o Pica-pau-da-cabeça-amarela, a Jandaia-de-testa-vermelha é um dos animais que se destaca pela coloração da pena em sua cabeça, característica inserida no nome do animal.
Seu nome científico vem do tupi-guarani e tem pássaro com cabelo de ouro como significado. Esta ave pode medir até 30 centímetros e pesar até 130 gramas. Costumam viver em bando, geralmente com mais de 40 indivíduos por bando, e se alimentam de castanhas e frutas.
Outros pássaros que habitam a Mata Atlântica são:
Além das aves, os anfíbios, animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre, também mantêm forte presença no bioma. Pode-se listar alguns com grande importância, como:
A rã-escavadeira possui este nome popular por ter a habilidade de construir câmaras subterrâneas em locais de grande umidade, onde fazem a desova e acompanham os primeiros dias de vida dos girinos.
Quando chega a época das chuvas, os filhotes são carregados pela enxurrada para locais com mais água, completando seu desenvolvimento. Este processo pode levar até duas semanas.
As rãs-escavadeiras são animais que vivem geralmente na região Sul do país.
O sapo-martelo é considerado um anfíbio de pequeno porte, medindo entre 7 e 10 centímetros. Além disso, é um animal arborícola, pois seu ciclo de vida acontece nas árvores, quase sempre próximos a porções de água.
Seu nome popular faz referência ao seu coaxar, que se assemelha a batida de um martelo. Esta espécie de sapo se alimenta de animais vertebrados e animais invertebrados.
Pode-se citar também duas outras espécies de anfíbios predominantes entre os animais da Mata Atlântica, sendo eles:
Os mamíferos são animais de grande predominância na maioria dos biomas brasileiros, inclusive na Mata Atlântica. Alguns deles são:
Os mamíferos são animais de grande predominância na maioria dos biomas brasileiros, inclusive na Mata Atlântica.
O Mico-leão-dourado é um dos mamíferos mais conhecidos e vive exclusivamente em regiões de Mata Atlântica.
Um ponto interessante desta espécie é que, mesmo sendo considerado um animal de pequeno porte, eles ocupam um grande espaço da floresta. Um bando de mico-leão-dourado com quatro a oito indivíduos precisa de aproximadamente 110 hectares de terra para conseguir sobreviver.
Um ponto interessante desta espécie é que, mesmo sendo considerado um animal de pequeno porte, eles ocupam um grande espaço da floresta.
Por conta do desmatamento, é um dos animais da Mata Atlântica que também correm risco de extinção.
O Gato-maracajá é uma espécie de onça que possui grandes olhos, cauda longa, patas grandes e manchas com formatos de roseta.
grandes olhos, cauda longa, patas grandes e manchas com formatos de roseta.
São considerados animais solitários, com hábitos noturnos e arborícola. Também está na lista dos animais quase ameaçados de extinção.
A Onça-pintada também é um dos mamíferos mais conhecidos entre os animais da Mata Atlântica e é famosa por ser considerada a maior espécie de felino das Américas.
é famosa por ser considerada a maior espécie de felino das Américas.
É um animal predador e ocupa o topo da cadeia alimentar. Sua expectativa de vida é de cerca de 15 anos, desde que viva em seu habitat natural.
Elas dormem durante o dia e caçam à noite. Também estão na lista de animais do bioma que estão ameaçados de extinção.
Outros mamíferos também fazem da Mata Atlântica o seu habitat natural. São eles:
Por último, a Mata Atlântica também é o habitat de diversas espécies de repteis, de cágados até cobras. Pode-se citar:
A Caninana é uma espécie de cobra conhecida por ser extremamente ágil e rápida, mesmo chegando aos 2,5 metros.
Apesar da fama de ser uma cobra violenta, geralmente é mansa e foge quando avistada por algum outro animal.
Ela também não é peçonhenta e se alimenta de roedores e outras cobras menores.
Esse cágado possui este nome por conta do longo pescoço, que se assemelha a uma cobra. Sua alimentação consiste de pequenos animais, como anfíbios e peixes.
Por ter um grande pescoço, raramente precisa sair da água, colocando apenas a ponta do nariz para fora quando precisa respirar. Pode medir até 28 centímetros.
Mesmo conhecida em outras regiões, principalmente urbanas, a Falsa-coral é uma das espécies de animais da Mata Atlântica.
Diferente da cobra Coral verdadeira, ela não é venenosa e não apresenta perigo aos seres humanos.
Ganhou o nome popular por se assemelhar a coloração de uma Coral. Alimenta-se geralmente de pequenos répteis e alguns invertebrados.
Outras espécies de repteis são bastante conhecidas e habitam a Mata Atlântica:
, . Animais da Mata Atlântica; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/animais-da-mata-atlantica >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 19:38.
O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]
O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]
O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]
O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]