Animais do Pantanal

Várias espécies habitam esse bioma

Os animais do Pantanal fazem parte do menor dos biomas Brasileiros. Esse bioma tem uma área de 250 mil km² e abrange parte da Bolívia, Brasil e Paraguai.

A principal característica do Pantanal é alternância da média pluviométrica ao longo do ano. Entre os meses de outubro a março a média pluviométrica é alta, diferente dos meses entre abril e setembro.

O relevo dessa região é plano, levemente ondulado, com alguns morros isolados e várias depressões rasas. As altitudes não passam dos 200 metros acima do nível do mar e a declividade é quase nula.

Conhecendo o Pantanal

Dona de grande biodiversidade, o Pantanal recebeu da UNESCO o título de “Patrimônio Natural Mundial” e “Reserva da Biosfera”.

O clima  é tropical continental, marcado pelas elevadas temperaturas e grande índice pluviométrico. O verão na região é quente e chuvoso, enquanto o inverno é frio e seco.

Dessa forma, no período das chuvas, isto é, no verão, é muito difícil transitar pelo Pantanal por terra. Na época de escassez de água, no inverno, os rios secam e ficam barrentos, por isso o nome "Pantanal".

O solo é usado para pastagem de alguns animais, já a vegetação, a depender da altitude, desenvolve as gramíneas, árvores de médio porte, plantas rasteiras e arbustos.

Animais do Pantanal

São várias as espécies de animais do Pantanal. Na região é possível encontrar mamíferos, anfíbios, répteis, aves etc.

Dentre as espécies de animais desse bioma, o jacaré desenvolve uma função muito importante na cadeia alimentar da região. Esse animal é responsável por controlar a número de peixes dos rios, sobretudo as piranhas.

Em regiões onde ficam muitos jacarés, o número de piranhas é menor. Assim sendo, se a quantidade de jacaré diminuir, a porção de piranhas vai crescer oferecendo riscos aos seres humanos.

As sucuris também desenvolvem um papel muito importante nesse bioma. No entanto, muitas vezes, esse animal é caçado de maneira indiscriminada pelos habitantes da região.

Animais do pantanal mamíferos

No Pantanal é possível encontrar mais de 120 espécies de mamíferos, sendo duas delas endêmicas. Contudo, segundo pesquisadores, esse bioma abriga mais de trezentas espécies de mamíferos, as quais várias delas não foram catalogadas ainda. Conheça a seguir alguns mamíferos desse bioma:

Capivara

Esse animal é um roedor, herbívoro e é uma das espécies endêmicas do Pantanal. As capivaras habitam as margens dos rios, regiões de pântanos e lagos, formando grupos com até 100 animais. A capivara é considerada o maior roedor do mundo, o peso desse animal pode passar dos 90 kg.

capivaras na margem do rio
A capivara é um dos animais do pantanal. (Foto: Wikipédia)

Anta

A anta também é conhecida como tapir, esse animal é nativo em quase toda América do Sul. Esse mamífero pode passar dos 300 kg e ter mais de 2,4 m de comprimento. Sua dieta é formada basicamente por frutos, o que concede a ele um importante papel na distribuição de sementes.

Aves

A quantidade de aves e insetos nesse bioma é muito grande. Até o momento já foram catalogadas mais de quatrocentas espécies de aves, no entanto, de acordo com o World Wide Fund for Nature - WWF, existem cerca de 650 aves de diversas espécies que fazem parte do pantanal. Conheça a seguir algumas aves desse bioma:

Tuiuiú

Essa ave também é conhecida como jaburu e tuiuguaçu. O peso desse animal é de aproximadamente 8 kg e sua altura pode atingir 1,4 m de comprimento.

É característica do Tuiuiú as pernas longas e a faixa vermelha no pescoço, ele pode ser visto nas margens dos rios e em árvores esparsas, onde as fêmeas fazem seus ninhos.

Tucano

Existem várias espécies de tucano, mas o que habita o Pantanal é a espécie Ramphastos toco. O tucano é um animal de hábitos diurnos, sua alimentação é baseada em ovos, lagartos, insetos, frutos e filhotes de outras árvores.

A espécie Ramphastos toco é a maior de todos os tucanos, seu peso é de 540 g e sua altura de aproximadamente 66 cm de comprimento.

Peixes

Várias espécies de peixes fazem parte do pantanal, desde rios, lagoas e os pequenos rios que se formam no período chuvoso.

De acordo com a WWF, é possível encontrar mais peixes no pantanal que na Europa inteira. Conheça a seguir algumas espécies desse bioma:

Piranha

Existem várias espécies de piranhas no Pantanal. No entanto, a mais comum é a piranha-vermelha. Esse peixe é carnívoro, encontrado em água doce e muito usado na culinária local.

A piranha tem a mandíbula muito forte e é extremamente agressiva. As piranhas são identificadas facilmente pela dentição muito afiada.

Piranha
A piranha é um dos animais do pantanal carnívoros. (Foto: Pixabay)

Pintado

O pintado é um dos animais do pantanal de água doce e faz parte da família dos Pimelodídeos. O pintado tem hábitos noturnos e normalmente habita nas calhas dos rios, embaixo de malhas de aguapés.

Os pintados podem chegar a 1,85 m e pesar mais de 85 kg. Esse peixe é muito apreciado na culinária, a mujica de pintado é um prato muito tradicional em Cuiabá.

Répteis

No pantanal é possível encontrar mais de 100 espécies de répteis. Confira a seguir alguns animais do pantanal que fazem parte dessa classificação.

Sucuri

A sucuri é uma serpente sul-americana que faz parte da família Boidae. Existem varias espécies dessa serpente, no entanto a espécie endêmica do Pantanal é a sucuri-amarela. A sucuri  não é peçonhenta, ela mata suas presas por constrição (método de abate específico de serpentes).

Dentre os animais do pantanal, as fêmeas são maiores que os machos. Essas serpentes podem atingir até 40 kg e 4,5 m de comprimento.

Jacaré-do-papo-amarelo

Esse animal pode ser encontrado em toda América Latina, e é visto em quantidade maior no Pantanal, sendo um bicho típico de lá. O Jacaré-do-papo-amarelo pode chegar até aos 50 anos.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Animais do Pantanal; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/animais-do-pantanal >. Acesso em 30 de janeiro de 2020 às 00:47.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]