Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Animais herbívoros
Biologia
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Biologia » Animais herbívoros
Postado por o_autor2019 em 02/08/2019 e atualizado pela última vez em 16/09/2020
Os animais herbívoros são indivíduos que se alimentam de seres vivos que são capazes de produzir seu próprio alimento, também conhecidos como autótrofros, como plantas, algas e algumas bactérias.
Esses animais possuem um grau de importância muito grande dentro da cadeia alimentar, pois são os consumidores primários, ou seja, é através deles que os animais carnívoros conseguem adquirir as energias e vitaminas encontradas nas plantas.
Alguns insetos conseguem, inclusive, interferir diretamente na taxa de crescimento das plantas, controlando suas populações.
Alguns estudos dizem que mais de 50% dos seres vivos existentes no mundo são animais herbívoros.
O que acontece para que eles sejam numerosos no mundo é o fato de ser composto por animais de pequeno porte, como os insetos. Diferente do que a maioria das pessoas pensam, que é o fato dos animais carnívoros são mais numerosos pelos portes do seres que se alimentam de carne.
O nome que define essa categoria da vida animal deriva de duas palavra em latim. A primeira delas é a palavra “herba”, que quer dizer “erva” ou “pequena planta”, enquanto a segunda é a palavra “voro”, que pode significar “comer”, ou ainda “devorar”
Erroneamente, muitas pessoas restringem os animais herbívoros para apenas aqueles que se alimentam de plantas.
Nestes 50% de seres vivos que podem ser considerados herbívoros têm-se diversos fungos, algumas bactérias, cerca de 1% da flora, muitos animais e alguns protistas.
Com isso pode-se classificá-los em:
Os animais herbívoros possuem importantes funções dentro do ecossistema da natureza, mantendo seu equilíbrio.
Eles são capazes de participarem do processo de polinização das plantas, através dos animais poliníveros, além de atuarem na dispersão de sementes, com os frugívoros e granívoros.
Com isso, esses animais controlam a biomassa das plantas e garantem a distribuição e a grande quantidade de vegetais dentro da natureza.
Os animais herbívoros também podem servir de alimento para outros animais, como já dito, permitindo que os nutrientes e energia consumidos nas plantas sejam repassados pela cadeia alimentar.
Os animais herbívoros possuem algumas características que os diferenciam dos animais carnívoros e onívoros. São elas:
Isso acontece porque grande vertebrados herbívoros possuem os dentes trituradores para rasparem as fibras da estrutura vegetal.
Além disso, animais ruminantes, como girafas e bois, ingerem o alimento e precisam regurgitá-los de novo, por conta das moléculas de polissacarídeos quebradas, para ser deglutido em seguida, continuando com o processo de digestão.
Dentro do estômago dos animais herbívoros também existem regiões com bactérias específicas e protozoário que ajudam no processo digestivo das fibras celulósicas. Por conta disso o órgão é, geralmente, dividido em três ou quatro partes: rumem (ou rume), retículo (ou barrete), omaso e abomaso.
Os animais herbívoros são de fácil identificação. É possível saber se um ser vivo é considerado herbívoro apenas olhando para seu rosto, pois animais herbívoros não precisam ter os olhos na frente da cabeça como os carnívoros. Alguns deles são:
animais herbívoros não precisam ter os olhos na frente da cabeça como os carnívoros
Algumas plantas possuem sistemas de defesas, como espinhos, que fazem que os animais herbívoros desenvolvam várias habilidades para obter seu alimento.
Existem três estratégias básicas adotadas por estes animais para conseguir lidar com as defesas das plantas, são elas: a escolha do vegetal, a adaptação dos herbívoros, e a modificação vegetal.
, . Animais herbívoros; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/animais-herbivoros >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 18:42.
O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]
O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]
O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]
O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]