Animais onívoros

Espécies que se alimentam de animais e vegetais

Os animais onívoros ou omnívoros são espécies que possuem uma dieta bastante diversificada, alimentando-se tanto de animais quanto de vegetais. Isso se dá em razão da capacidade que eles têm de digerir diferentes tipos de alimentos.

Inclusive, a união dos termos que dão origem a palavra, de origem latina, "omnis" e "vorus" significa "aquele que come tudo". Por conta disso, esses animais tendem a sobreviver mais tempo que os animais carnívoros e animais herbívoros.

São espécies de animais onívoros: humanos, tartarugas, urso panda, rato, morcego, suricato, barata, corvo, porco, raposa, porco-espinho, peixe bagre, peixe piranha, carpa, avestruz, esquilo, chimpanzé, gambá-, jabuti, lobo-guará, cão, gato, etc.

Os animais onívoros normalmente apresentam as seguintes características: dentes curtos e incisivos; dentes molares ou afiados; unhas afiadas, pH estomacal ácido; músculos faciais reduzidos e intestino delgado curto.

Exemplos de animais onívoros

Como foi possível observar, muitos mamíferos são animais onívoros, bem como aves, répteis e peixes. Veja as características de alguns deles.

Tartaruga

A tartaruga é um típico exemplo de animal onívoro, pois a sua dieta baseia-se em diversos alimentos. As tartarugas se alimentam de frutas, legumes, vegetais e até insetos. Entre as tartarugas onívoras é possível citar as marinhas, como a do rio Amazonas, a pintada, a mordedora, a leprosa, a chinesa e a indiana.

Porco

O porco é uma animal pesado, com formas arredondadas, calda e patas curtas. Embora a sua mandíbula seja preparada para comer vegetais, os porcos se alimentam de carnes e grãos, o que lhe dá a característica de um animal onívoro.

Avestruz

Por ser um dos animais onívoros, o avestruz possui um sistema digestivo bastante complexo. Sua alimentação é baseada principalmente em insetos, pequenos animais, gramas e sementes.

Como não possui dentes e sua língua tem mobilidade reduzida, esta ave não mastiga o alimento ingerido. Por conta disso, a comida passa diretamente do bico ao esôfago em segundos. Além disso, o avestruz é considerado um animal de apetite voraz.

Cão

O cão é outro clássico exemplo de animal onívoro. Apesar da maioria das espécies, sobretudo os cães domésticos, estarem adaptados a comer ração, o sistema digestivo desse animal é preparado para receber qualquer tipo de alimento, como frutas, carnes, verduras e cereais.

No entanto, os veterinários não recomendam que esses animais consumam chocolate, molhos, berinjelas, carne de porco e outros tipos de doces, visto que eles podem ser intoxicados ou adoecer.

Cachorro é um dos animais onívoros
O cachorro é um animal onívoro. (Foto: Pixabay)

Urso

Exceto o urso polar, que é um animal 100% carnívoro, os ursos estão entre os animais onívoros mais abundantes do planeta Terra. Apesar de possuírem dentes enormes e, muitas vezes, assustadores, eles conseguem se alimentar de frutas, insetos, raízes e diferentes tipos de carnes. Além disso, os ursos conseguem sobreviver em diferentes regiões do mundo.

Esquilo

Geralmente, os esquilos consomem alimentos que conseguem levar para a sua toca. Por essa razão, entre os animais onívoros, eles se alimentam basicamente de frutos secos (avelãs e nozes), mas também consomem sementes, vermes, ovos de aves, grilos, flores, cogumelos e todo tipo de vegetação.

Porco-espinho

A alimentação do porco-espinho é bastante variada. Normalmente, se alimenta de raízes, frutas, restos de animais que encontram pela floresta, e cascas de árvores, já que possui dentes bem afiados.

O animal é bastante conhecido pela sua estratégia de defesa, que é lançar seus pelos na forma de espinhos sobre os predadores, quando se sentem ameaçados.

Corvo

O corvo é um ave da família de animais onívoros. Das oito subespécies que existem, todas são onívoras e oportunistas (consomem qualquer tipo de alimento que encontram na frente). Dessa forma, se alimentam de cereais, carniça, insetos, frutas, pequenos animais e, inclusive, desperdício de comida. 

Piranha

Dos animais onívoros, a piranha é uma espécie que mistura diversas características alimentares. Além de onívoro, dependendo da região que habite, o peixe também pode ser carnívoro e herbívoro.

Normalmente, as piranhas possuem os dentes bem afiados. Além disso, vivem nas águas doces da América do Sul, podendo medir até 25 centímetros de largura.

Lobo-guará

Do grupo de mamíferos onívoros, o lobo-guará é também um exemplo de animal onívoro. Encontrado facilmente pelas paisagens do cerrado, o animal alimenta-se de outros animais (aves, lagartos, cobras, roedores, etc.), pequenos insetos, frutas e outros.

Gambá

O gambá ou sariguê, como também é chamado, é um mamífero marsupial da mesma família dos cangurus. O animal é reconhecido pelo forte cheiro que exala. A alimentação é bastante diversificada, já que o gambá não apresenta nenhum tipo de restrição. Assim, ele se alimenta de insetos, frutas, cereais, animais mortos, etc.

Morcego

Dos mamíferos, os morcegos são os únicos com habilidades para voar. A maioria vive em cavernas e habitam locais escuros. Sua alimentação é feita basicamente de flores, frutas e pequenos insetos.

Curiosidades 

  • Grande parte dos animais onívoros são “oportunistas”, ou seja, optam por escolher o alimento que estiver mais acessível.
  • Para ser um onívoro, é preciso que o animal tenha como fonte principal na sua dieta diária: um alimento de origem animal e um de origem vegetal.
  • Os onívoros podem passar por longos períodos de abstinência sem sofrer grandes alterações. Os cães e gatos, por exemplo, conseguem viver até 30 dias sem se alimentar. Porém, podem apresentar transtornos no humor.

Resumo sobre animais onívoros

Os animais onívoros são espécies que se alimentam de forma diversificada, comendo tanto animais quanto vegetais. Isso acontece porque eles conseguem digerir diferentes tipos de alimentos.

Alguns exemplos de animais onívoros são: humanos, tartarugas, urso panda, rato, morcego, suricato, barata, corvo, porco, raposa, porco-espinho, peixe bagre, peixe piranha, carpa, avestruz, esquilo, chimpanzé, gambá-, jabuti, lobo-guará, cão, gato, etc.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Animais onívoros; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/animais-onivoros >. Acesso em 30 de janeiro de 2020 às 03:31.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]