Animais vertebrados

Possuem músculos e esqueleto

Os animais vertebrados compõem o grupo de seres vivos mais evoluídos do planeta Terra. Eles são pertencentes ao reino Animalia e ao filo Chordata.

Os animais do filo Chordata são deuterostômios e são definidos em três subgrupos ou subfilos: Urochordata (urocordados), Cephalochordata (cefalocordados) e Craniata (grupo onde estão inclusos os vertebrados).

Os craniados são formados por indivíduos que têm crânio resguardando o encéfalo. São demonstrados pelos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Características dos animais vertebrados

A característica principal dos animais vertebrados é a presença da medula espinhal e a coluna vertebral, que é constituída por várias vértebras. Esses animais têm músculos e esqueleto, possibilitando a realização de movimentos mais complexos que os invertebrados.

Grande parte dos animais vertebrados apresenta um sistema nervoso bem desenvolvido, tendo o sistema central formado pelo cérebro e pela medula espinhal.

Os animais vertebrados inferiores são controlados na maioria das vezes pelo cérebro, que exerce a função de comandar as funções dos órgãos sensoriais. Esse tipo de vertebrado apresenta um cérebro maior, que possibilita a troca de informações mais acentuada entre diferentes partes do organismo.

Os músculos – estriado esquelético, cardíaco e liso – e o esqueleto constituem armações necessárias para que os animais se ajustem a forma de vida que levam. Na criação de órgãos, encontram-se responsáveis os tecidos: conjuntivo, epitelial, sanguíneo, muscular e nervoso.

Todos os vertebrados têm cabeça e crânio envolvendo o encéfalo, que é feito por prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. No estágio embrionário, eles apresentam a crista neural, que constrói estruturas como as cefálicas. A respiração dos animais vertebrados é feita por brânquias, pulmões ou ainda pela pele.

Animais vertebrados aquáticos

Esses animais possuem a pele revestida por escamas e a respiração é branquial, isto é, esses animais podem respirar dentro da água.

São mais de 27 mil espécies de peixes cadastradas, o tamanho desses animais pode variar de 5 centímetros até 20 metros, como é o caso de alguns tubarões.

Peixes

Os peixes podem ser localizados em rios, lagos, açudes, pântanos e nos mares e oceanos. A alimentação desses animais aquáticos é baseada em algas. No entanto, algumas espécies também comem outros animais para sobreviver, principalmente moluscos e pequenos crustáceos.

São exemplos de peixes: arraia, barracuda, cavalo-marinho, tubarão, peixe-bruxa, lampreia, peixe-palhaço, dourado, dentre outros.

Répteis

Esses vertebrados exibem uma pele revestida por escamas ou carapaça e a respiração é feita através dos pulmões.

Esses animais apresentam um sistema sensorial diferente dos demais animais, porque como eles não enxergam direito, o seu olfato possibilita que sejam percebidos gosto e cheiro. Além disso, outras espécies ainda apresenta uma pequena capacidade de audição.

Os répteis têm um sistema digestório completo e, por esse motivo, grande parte é carnívora. O jacaré é um réptil predador e fica no topo da cadeia alimentar.

Grande parte dos répteis são animais terrestres, porém habitam lugares próximos à água. Além disso, existe uma grande quantidade ovípara, isto é, nascem de ovos.

Exemplos de alguns répteis: serpente, tartaruga, jacaré, lagarto, cobra-de-duas-cabeças, etc.

o jacaré é um dos animais vertebrados
O Jacaré é um animal vertebrado. (Foto: Pixabay)

Anfíbios

Os anfíbios apresentam uma pele lisa e umedecia. Eles não apresentam pelos, plumas ou escamas. Os ovos se desenvolvem na água e quando adulto, vivem na terra.

Assim como os répteis, os anfíbios também vivem próximo da água, principalmente para conservar a pele úmida e para reprodução, pois o seu corpo sofre alterações.

Quando nascem são classificados como girinos e a respiração é branquial. Ao crescerem se transformam e a respiração é feita através dos pulmões.

Os anfíbios são representados por: rã, sapo, perereca, salamandra e cobra-cega.

Animais vertebrados ovíparos

Os animais vertebrados ovíparos podem ser localizados em diferentes locais, hoje em dia existem aproximadamente 10 mil espécies.

As aves tem um corpo revestido por penas, possuem patas, bicos e asas. Nem todas as espécies conseguem voar, isso é justificado pela formação corporal.

Um das principais características das aves é o canto, algumas espécies utilizam essa habilidade para atrair a fêmea.

Determinadas espécies de aves é muito visada para o tráfico de animais, essa prática contribui para que muitas classes entrem em extinção.

Ema, galinha, beija-flor, pinguim e joão-de-barro, são alguns exemplos de aves.

Mamíferos

São considerados mamíferos os animais que são alimentados através de leite oferecido pelas fêmeas. Acredita-se que existem mais de cinco mil espécies de mamíferos espalhadas pelo mundo, podendo ser visto em ambientes terrestres e aquáticos.

A alimentação desses animais pode variar consoante sua espécie, podendo ser carnívoros, herbívoros ou onívoros.

Os mamíferos apresentam respiração por pulmões, um sistema nervoso complexo e reprodução sexuada.

Baleias e golfinhos são mamíferos aquáticos, enquanto o gato, cachorro, macaco, cavalo, leão, onça, vaca, são mamíferos terrestres.

A baleia é um dos animais vertebrados
A baleia é considerada um mamífero vertebrado. (Foto: Pixabay)

Curiosidades

Nem todos os animais vertebrados apresentam vértebras. As feiticeiras e lampreias, classificadas como ágnatos, recebem essa classificação por não apresentarem maxilas e terem a boca circular. Os outros craniados apresentam maxilas e por esse motivo são chamados gnatostomados.

As feiticeiras podem medir aproximadamente um metro de comprimento. Esses bichos vivem em ambiente marinho, a mais de 25 m de profundidade. Esses animais são carnívoros e se alimentam de pequenos poliquetas, crustáceos e peixes moribundos.

As lampreias são ectoparasitas de peixes, golfinhos e baleias. Elas podem atingir o tamanho de 1 m e comprimento, têm um crânio pouco desenvolvido e vértebras rudimentares.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Animais vertebrados; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/animais-vertebrados >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 21:57.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]