Anos 50

Conhecido com os “Anos Dourados”

O período entre 1° de janeiro de 1950 a 31 de dezembro de 1959 é chamado de anos 50. Essa época foi marcada por diversos avanços tecnológicos e comunicacionais, descobertas cientificas, surgimento do rock n’roll, entre outros marcos. Os anos 50 foram considerados anos de transição.

Destaca-se a corrida espacial, uma competição tecnológica entre os EUA e a URSS iniciada no período da Guerra Fria, em que as nações disputavam o envio do primeiro homem à lua. Durante a rivalidade, várias tecnologias importantes para o mundo foram desenvolvidas, além do enorme avanço científico.  

A Política nos Anos 50

A política dos anos 50 ficou marcada pelos conflitos ao redor do mundo, envolvendo as duas principais ideologias políticas da época – o socialismo e o capitalismo. Muitas guerras foram iniciadas nesse período, a exemplo da Guerra do Vietnã, a Guerra na Coreia, a Revolução Cubana e a Guerra Fria. 

O mundo vivia um período de reorganização após a Segunda Guerra Mundial e seus desfechos. O final do conflito deixou um clima de esperança para o futuro dos países, tanto politicamente, quanto economicamente. Os contrastes e rivalidades entre os capitalistas e soviéticos eram predominantes.

Os Estados Unidos e a União Soviética disputaram de forma intensa os territórios e a influência política sobre alguns países. É importante lembrar que as nações não chegaram ao conflito armados, apesar do grande arsenal armamentista que a duas nações possuíam.

Apesar de não entrarem na guerra em propriamente dita, os conflitos ideológicos existentes entre os EUA e a URSS acabaram alimentando conflitos violentos em outras nações, a exemplo da Guerra do Vietnã e a Guerra na Coreia, com destaque ao conflito no Vietnã,considerado um dos mais sangrentos do mundo.

A Guerra do Vietnã aconteceu entre os guerrilheiros vietnamitas e o exército americano, deixando entre 1,5 milhão e 3 milhões de mortos, em virtude dos conflitos em regiões onde moravam pessoas comuns e o uso de armas químicas, sendo o agente laranja o mais conhecido e também o que concentrava maior poder de destruição.

O resultado da Guerra da Coreia foi a divisão (existente até os dias atuais) do país em Coreia do Sul e Coreia do Norte. O conflito foi apoiado pelos Estados Unidos e ONU – Organização das Nações Unidas. Até hoje não houve a existência de um tratado de paz que oficializasse o final.

A Revolução Cubana começou no último ano dos anos 50. Foi um movimento de guerrilha liderado por Fidel Castro, que culminou na destituição do ditador Fulgencio Batista, o comandante de Cuba na época. O movimento teve apoio dos soviéticos e ajudou a revelar a figura de Che Guevara ao mundo.

No Brasil, durante o período dos anos 50, era executado o plano de metas econômicas de Juscelino Kubitschek, chamado de “50 anos em 5”, dando continuidade à política desenvolvimentista deixada pelo antigo presidente Getúlio Vargas. Brasília começou a ser construída no ano de 1956 e levou 41 meses para ficar pronta.

Ainda nesse período, o país começou a se abrir para o capital estrangeiro, permitindo o estabelecimento de multinacionais estrangeiras. A indústria também viveu o seu auge. Em 1953, foi construída a Petrobras, empresa estatal que hoje é uma das principais ferramentas de manutenção da economia. 

O conflito entre Israel e Palestina, a Guerra da Argélia e a Crise do Canal de Suez também aconteceram durante os anos 50.

Sociedade, Moda e Cultura nos anos Dourados

O padrão de beleza vivido nos anos 50 era considerado bastante excêntrico, mas influencia a moda até os dias atuais. A figura da mulher era bem feminina e suas roupas passaram a ser mais glamorosas, detalhadas e luxuosas. Isso se dá porque o racionamento de tecidos vivido na Segunda Guerra tinha acabado junto com o conflito.

Marilyn Monroe e Brigitte Bardot serviam de modelo para as outras mulheres da época. As jovens usavam roupas brilhantes com a cintura bem marcada, tecido com estampa poá, joias e outros acessórios luxuosos, além de luvas e sapatos com saltos altos. Os rapazes usavam topete, calças jeans escuras, com um estilo “garoto rebelde”.

Marilyn Monroe, uma das mulheres mais conhecidos nos anos 50
Marilyn Monroe foi um dos grandes ícones pop dos anos 50. (Foto: Flickr)

Nesse período surgiu também a moda colegial, inspirada no estilo sportswear. É importante destacar que as mulheres estavam cada vez mais independentes e ativas. Buscavam a feminilidade e o autocuidado, mas não abriam mão de desempenhar suas funções de esposa, mãe e dona de casa.

O rock também surgiu nos anos 50 e em pouco tempo virou enorme sucesso mundial. Cantores como Bill Haley, Chuck Berry e Chubby Cheker se tornaram bastante famosos, principalmente o cantor Elvis Presley. O rock não foi só uma febre no mundo da música, também influenciou a moda e o comportamento das pessoas.

No Brasil, além do rock n’roll, surgiu a Bossa Nova. A criação do gênero musical brasileiro é atribuída ao cantor e compositor João Gilberto. O ritmo fez bastante sucesso nas vozes de Gilberto, Vinícius de Moraes, Miúcha, Tom Jobim, Caetano Veloso, entre outros. Houve também o boom do rádio no país, com programas musicais e radionovelas.

Curiosidades e Acontecimentos

Confira na lista abaixo mais alguns fatos que aconteceram nos anos 50:

  • Em 1950, foi lançado o primeiro canal de televisão da América Latina, a TV Tupi;
  • Houve o boom dos televisores;
  • Em 1955, foi desenvolvida a primeira vacina contra a poliomielite;
  • O Uruguai foi campeão mundial pela segunda vez em 1950;
  • O Brasil foi campeão mundial em 1958;
  • Os modelos dos carros passaram a ser mais baixos, compridos e luxuosos;
  • Aconteceu a criação da máquina de lavar roupas e o aspirador de pó;
  • Cinderela (1950) e Peter Pan (1953) foram alguns dos filmes mais famosos dessa época;
  • A Primeira Bienal Internacional de Arte de São Paulo foi inaugurada no dia 20 de outubro de 1951.

Confira no vídeo abaixo mais informações sobre a corrida espacial disputada entre os EUA e a URSS:

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Maria Azevedo, Amanda. Anos 50; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/anos-50 >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 22:50.

Copiar referência

Outros Artigos de História

Ciclo do Pau-Brasil

O Ciclo do Pau-Brasil foi um período histórico da nação […]

Ciclo do ouro, um dos ciclos importantes do Brasil.

Ciclo do Ouro

O Ciclo do Ouro também era chamado de “ciclo da […]

Um dos ciclos econômicos do Brasil, foi o ciclo do café.

Ciclo do Café

O Ciclo do Café foi a atividade econômica mais importante […]

Ciclo do Algodão no Brasil

O Ciclo do Algodão no Brasil aconteceu entre a segunda […]