Anos 70

Período marcado por ditaduras e crescimento da discoteca

Os anos 70, também conhecido como década de 70 ou década de 1970, compreende o período da história entre 1º de janeiro de 1970 e 31 de dezembro de 1979.

Também foi a década marcada por manifestações mais intensas e festivais de rock ao ar livre na qual se cultuava a vida alternativa, o amor e o uso de drogas.

Política nos anos 70

Durante os anos 70, houve atuação da ditadura militar no Brasil. Foi nessa época que a ditadura atingiu o auge de sua popularidade, quando se propagava o ‘milagre econômico’, aliado à censura de todos os meios de comunicação do país, torturas e exílios.

O regime militar brasileiro também inspirou a formação de outros modelos de ditadura pela América Latina, graças a sistematização da “Doutrina de Segurança Nacional“, que justificava as ações dos militares como uma forma de proteger os interesses da segurança nacional.

Já a União Soviética passava por aumento progressivo da economia durante o governo neo-stalinista de Brejnev. Nesse momento, o Exército Vermelho era considerado o mais influente e poderoso do mundo.

Além disso, os anos 70 também foram os períodos em que as corridas espacial e armamentista se encerraram, dando lugar ao período chamado humanidade progressista, o novo foco das grandes potências.

Ocorreu guerra civil em em alguns países da África, como Angola e Moçambique (a guerra civil de Angola e a Guerra de desestabilização de Moçambique. Outros países pelo mundo também se envolveram em guerras civis, dentro do contexto da Guerra Fria.

Ainda no contexto da Guerra Fria, teve o fim da Guerra do Vietnã, em 1975, com a derrota dos Estados Unidos e a reunificação do país, que, durante a guerra, obteve apoio da União Soviética e da China.

Nos anos 70 se intensificou as lutas de libertação da Rodésia, que conseguiu a independência em 1980, e da Namíbia, que se libertou da África do Sul somente em 1990, com o fim do regime do apartheid.

O Japão, França, Suécia, Espanha, Grécia e países do Cone Sul passaram por momentos de violência política, luta armada e terrorismo de esquerda e de direita.

Em 1979, já no fim dos anos 70, a União Soviética enviou suas primeiras forças de combate para o Afeganistão, dando início à Guerra Afegã-Soviética.

Economia

Os anos 70 foi marcado por recessão após a crise do petróleo de 1973, quando a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) triplicou o preço do barril de petróleo.

Isso aconteceu como uma forma dos países árabes, maioria na Opep, retaliarem os Estados Unidos, após estes terem apoiado Israel na Guerra do Yom Kippur.

No Brasil, em 1975, foi criado o programa Pró-álcool, voltado para a produção de álcool hidratado a partir da cana-de-açúcar, para ser utilizado em automóveis.

Ainda sob o impulso do milagre econômico brasileiro da ditadura militar, o Brasil alcançou a 9ª posição no ranking de melhor economia do mundo. Assim, os efeitos da crise do petróleo foram postergados em território nacional, utilizando de reservas cambiais e, em seguida, empréstimos internacionais para equilibrar sua deficitária balança comercial.

Contudo, ainda nos anos 70, a economia brasileira e o período de milagre econômico começou a declinar. No final da década, em 1979, uma nova crise do petróleo aconteceu, motivada pela queda do Xá do Irã, Mohammad Reza Pahlavi, aliado dos Estados Unidos.

A queda do Xá permitiu que Aiatolá Komeini, líder muçulmano xiita e inimigo declarado de Israel, chegasse ao poder. Pela segunda vez o petróleo foi utilizado como arma e teve seu preço duplicado, desta vez pelo Irã. Isso tudo causou um detrimento da economia dos Estados Unidos, maior consumidor mundial de petróleo e histórico aliado de Israel.

O Brasil não resistiu a segunda crise do petróleo e sentiu com mais intensidade o reflexo na economia. Nesse período, a inflação aumentou gradualmente, por conta dos seguidos aumentos nos preços dos combustíveis no mercado interno.

Já a União Soviética teve o auge da sua crise, aproveitando-se da crise do petróleo.

Música

Os anos 70 ficaram conhecidos como a ‘Era da Discoteca’, graças ao surgimento da disco music, além do começo do momento Punk. A década de 1970 também foi a última do período conhecido como classic rock.

Com o fim do classic rock, surgiu diversas vertentes deste estilo musical, como jazz rock, southern rock, folk rock e soft rock. Também houve um aumento da popularidade do rhythm and blues (R&B) e dos artistas da Motown, como Stevie Wonder, The Temptations e The Jackson 5.

A música dos anos 70 teve um aumento da incorporação de instrumentos de música erudita no rock, que já ocorria desde os anos 60, e ficou conhecido como rock progressivo.

Vários artistas conhecidos atualmente surgiram a partir desta proposta do rock progressivo, como Pink Floyd, John Lennon, Genesis, Yes, Jethro Tull, Emerson, Lake & Palmer, King Crimson, Mike Oldfield, Van Der Graaf Generator e Gentle Giant.

Ainda nos anos 70, no dia 16 de Agosto de 1977, morreu o cantor Elvis Presley.

Em terras brasileiras, os destaques musicais foram O Terço, Som Nosso de Cada Dia, A Barca do Sol, Rita Lee & Tutti Frutti, Casa das Máquinas e Sagrado Coração da Terra.

A banda baiana idealizada por Maria Bethânia, Gilberto Gil, Gal Costa e Caetano Veloso, Sagrado Coração da Terra, e os Novos Baianos marcaram o movimento da contra cultura no Brasil durante o regime militar.

A discoteca e o pop dançante também serviram de base para uma geração de ídolos populares brasileiros tidos como cafonas e até pornográficos, como Sidney Magal, Gretchen e As Patotinhas.

Banda The Jackson Five fez grande sucesso nos anos 70.
Banda The Jackson Five, formada por Michael Jacson e irmãos, estourou nos anos 70. (Wikipedia)

Filmes lançados nos anos 70

Confira abaixo uma lista com alguns filmes famosos que foram lançados na década de 1970:

  • Laranja Mecânica (A Clockwork Orange);
  • Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo’s Nest);
  • Tubarão (Jaws);
  • O Poderoso Chefão (The Godfather);
  • O Poderoso Chefão Parte II (The Godfather Part II);
  • O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre);
  • Decameron (Decameron);
  • Cada um Vive Como Quer (Five Easy Pieces);
  • O Exorcista (The Exorcist);
  • Loucuras de Verão (American Graffiti);
  • A Última Seção de Cinema (The Last Picture Show).

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Luiz, Victor. Anos 70; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/anos-70 >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 20:47.

Copiar referência

Outros Artigos de História

Ciclo do Pau-Brasil

O Ciclo do Pau-Brasil foi um período histórico da nação […]

Ciclo do ouro, um dos ciclos importantes do Brasil.

Ciclo do Ouro

O Ciclo do Ouro também era chamado de “ciclo da […]

Um dos ciclos econômicos do Brasil, foi o ciclo do café.

Ciclo do Café

O Ciclo do Café foi a atividade econômica mais importante […]

Ciclo do Algodão no Brasil

O Ciclo do Algodão no Brasil aconteceu entre a segunda […]