Antártida

Uma das regiões mais frias do planeta

A Antártida fica localizada na porção mais sul do Planeta Terra. Com 14 milhões de km², esse continente é considerado o segundo menor do planeta, perdendo apenas para a Austrália – um país continental.

Por ficar ao redor do polo Sul, a Antártida, na maior parte do ano, fica coberta por gelo. Em regiões mais elevadas é possível encontrar alguns locais onde o solo não é congelado.

A formação desse continente ocorreu após a fragmentação do supercontinente Gondwana há cerca de 100 milhões de anos, já o seu resfriamento ocorreu nos últimos 35 milhões de anos.

Antártida
A Antártida tem o solo coberto por gelo. (Foto: Pixabay)

Clima da Antártida

A Antártida tem o clima mais frio do planeta, o recorde de temperatura na região foi de -89.2 °C na Estação Vostok. Essa temperatura foi registrada em 21 de julho de 1983, essa também é a temperatura mais baixa já registrada no mundo.

Além de frio, esse continente apresenta um clima muito seco, com uma média pluviométrica anual entre 30 e 70 mm. A neve que cai no continente quase nunca derrete, ela é compactada até formar geleiras e posteriormente plataformas de gelo.

Temperaturas

Na porção central do continente a temperatura varia entre -30 °C e -65 °C. Na parte costeira, influenciada pelas correntes marítimas, as temperaturas ficam entre -10 °C e -20 °C.

Mesmo com seis meses de penumbra, durante o inverno, a incidência da luz do sol é parecida com a recebida todo ano pelo Equador. No entanto, grande parte da energia solar é refletida pela superfície congelada.

Por ter uma elevação maior, a Antártica Oriental é mais gelada que a Antártica Ocidental. Devido à ausência de massas de ar no interior do continente, o clima é extremamente frio e seco. Por causa da baixa temperatura, o gelo no interior do continente demora muito para derreter.

A incidência de neve na parte central é muito grande. Contudo, o litoral já registrou grandes nevascas, na maior delas caiu mais de um metro de neve em 48 horas. Ainda no litoral, os ventos podem passar dos 140 km/h.

Dois fatores tornam a Antártida mais fria que o Ártico. O primeiro é que a maior parte do continente fica a mais de três quilômetros acima do nível do mar.

O segundo fator é que a área do Polo Norte é coberta pelo Oceano Ártico e o pouco calor do oceano é transmitido pelo gelo. Esse fenômeno impede que as temperaturas nas regiões árticas cheguem aos extremos típicos da superfície da terra no sul.

Economia

A principal atividade econômica da Antártida é a venda de pescados. A produção de pescados no continente chegou a 112.934 toneladas entre 2000 e 2001.

O continente também fatura com o turismo, criado em 1957. Entretanto, a atividade turística na região é bem pequena, nem todos os navios regulamentados pela Associação Internacional das Operadoras de Turismo Antártico – IAATO levam pessoas turistas para essa região.

Aproximadamente 27.950 pessoas passaram pela Antártida no verão de 2004 e 2005, a maioria chegou à região a bordo dos navios comerciais.

Preocupados com os impactos ambientais provocados pelo grande número de visitantes, alguns ambientalistas pediram que fossem feitas restrições aos navios e ao turismo.

Sobrevoos a Antártida também eram realizados, até o acidente com o voo 901 da Air New Zealand em 1979. Essa atividade retornou em meados da década de 90.

Flora e fauna

Na Antártida os vegetais não conseguem se desenvolver devido a baixa temperatura, os ventos fortes, a pequena espessura do solo, e a pouca quantidade de luz no inverno.

A quantidade de plantas na superfície é muito pequena, lá são comuns os musgos e hepáticas. Além disso, encontramos os líquens, briófitas, algas e fungos. Essas espécies se desenvolvem durante o verão, quando o clima não é tão frio.

Existem mais de 200 espécies de líquens e cerca de 50 espécies de briófitas. As algas são comuns no continente, existem mais de 700 espécies.

As principais aves da Antártida são pinguins, os albatrozes e os petréis. Contudo, existem outras espécies que fazem ninhos em terra firme, normalmente na parte litorânea, e migram para regiões mais quentes no inverno.

A fauna no entorno da Antártida é bem variada. É formada por esponjas, anêmonas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar, anelídeos, crustáceos e moluscos. As condições climáticas impedem o desenvolvimento e a reprodução desses animais.

Pinguins na Antártida
O pinguim é um animal característico da Antártida. (Foto: Pexels)

Curiosidades

Conheça algumas curiosidades sobre esse continente praticamente inabitável:

Base de pesquisa brasileira na Antártida

Nenhum país no mundo tem poderes políticos sobre a Antártida ou autorização para explorar o continente economicamente, só é permitido o uso do território para realizar pesquisas.

A base brasileira está sendo reconstruída após ser atingida por um incêndio em 2012. O espaço terá laboratórios, biblioteca, ambulatório, área de convivência e acomodações para até 64 pessoas.

Derretimento do gelo antártico

Pesquisas realizadas mostram que se o manto de gelo da Antártida Ocidental derretesse, o nível do mar iria subir quase 3 metros, inundando ilhas e cidades costeiras.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Antártida; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/antartida >. Acesso em 19 de outubro de 2019 às 02:34.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]

Bacia sedimentar possui vários tipos.

Bacia Sedimentar

Bacia Sedimentar é uma depressão existente na superfície do planeta […]

Bandeira da Rússia

A Bandeira da Rússia é um dos principais símbolos oficiais […]