Antoine de Saint Exupéry

Escritor e ilustrador francês

Antoine de Saint Exupéry foi um militar, escritor, piloto e ilustrador francês. Nasceu em 29 de junho de 1900, em Lyon, França e faleceu em 31 de julho de 1944, em um local desconhecido próximo à costa de Marselha, também na França. Destacou-se por ser o autor da fábula infantil escrita para adultos, “O Pequeno Príncipe”, lançada em França.

Escritor Antoine de Saint Exupéry
Antoine de Saint Exupéry foi um dos escritores mais prestigiados do mundo. (Foto: Wikimedia Commons)

Carreira de Antoine de Saint Exupéry

Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe. A família de Antoine de Saint Exupéry era definida como aristocrática empobrecida. Antoine teve uma infância relativamente tranquila. Seu pai morreu quando ele tinha apenas 4 anos.

Nos primeiros anos, Antoine estudou no Colégio Jesuíta Notre Dame de Saint Croix, fundado por padres da Santa Cruz. Nos últimos três anos de colegial, Antoine de Saint Exupéry estudou no Colégio dos Marianistas, em Friburgo, na Suíça, pois eles e seus irmãos foram transferidos para o país com o estouro da Primeira Guerra Mundial.

Antoine de Saint Exupéry voltou para Paris em 1917 e após um passeio de avião com um amigo, se encantou pela aviação. Resolveu seguir essa carreira e tentou ingressar na Escola Naval Francesa, não obtendo sucesso. Em 1921 conseguiu ingressar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo.

Em 1922 se tornou piloto civil militar com o posto de Subtenente da Reserva. Sua carreira como piloto de linha começou quando um amigo recomendou Antoine de Saint Exupéry para a AéropostaleSociedade Latécoère de Aviação. A partir daí, passou a fazer voos entre Toulouse, Dacar e Casablanca. Antoine trabalhou com grandes pioneiros da aviação como Guillaunmet, Vacher e Mermoz.

Nesta época, também se dedicava a escrita e quatro anos após ingressar na Aéropostale, publicou seu primeiro livro, intitulado “O Aviador”. Antoine de Saint Exupéry alcançou grandes feitos como piloto. Foi essencial no projeto da criação de rotas de correio no Atlântico Sul, na África e na América do Sul.

Antoine de Saint Exupéry foi também o pioneiro na execução de voos Paris, Nova York e SaigonTerra de Fogo. Em 1929 publicou sua segunda obra, intitulada “Correio do Sul”.  Nesta época, Antoine foi fundamental na negociação com as tribos mouras, que resultou na libertação de alguns pilotos que estavam presos após aterragens forçadas e acidentes.

Quando voltou para Europa, Antoine  trabalhou para as Forças Francesas Livres e como piloto de provas para a Air-France e repórter do Paris- Soir. Lançou sua terceira obra em 1931, intitulada “Voo Noturno”. Esse livro trazia histórias reais de pilotos comerciais que morreram durante voos.

Em 1939 lançou um livro onde contava e detalhava suas próprias experiências como piloto. O livro se chamava “Terra dos Homens” e é considerado um dos trabalhos de grande destaque de Antoine de Saint Exupéry. Nessa época, Antoine já sofria com muitas dores e tinha muitas fraturas, já que sempre era selecionado para cumprir as missões mais cansativas e perigosas.

Quando os nazistas invadiram a França, Antoine fugiu do país e passou a morar nos Estados Unidos. Em 1943, já nos EUA, lançou outra obra, intitulada “Carta a Um Refém”. O livro foi bem aceito entre editores e críticos americanos. É importante destacar que ao longo do tempo Antoine também foi desenvolvendo sua habilidade como desenhista.

Assim, alguns editores e críticos incentivaram Antoine de Saint Exupéry a produzir uma obra para o público infantil, visto que sua habilidade como escritor e desenhista eram valiosas. No mesmo ano, Antoine lançou seu mais famoso livro, intitulado “O Pequeno Príncipe”. A obra foi um grande sucesso e foi traduzida para a maioria das línguas.

O Pequeno Príncipe foi escrito por Antoine de Saint Exupéry
O Pequeno Príncipe é a obra de maior destaque de Antoine de Saint Exupéry. Na foto, uma representação gráfica do principal personagem da obra. (Foto: Flickr)

Apesar do sucesso do “O Pequeno Príncipe”, Antoine voltou a atuar como piloto na Força Aérea do Norte da África. Em 1944, partiu em uma missão com o objetivo de colher informações sobre os movimentos das tropas alemãs nas proximidades do Vale do Ródano.

Antoine de Saint Exupéry partiu da base área de Córsega, para a missão e morreu em 31 de julho de 1944, em um acidente com o seu avião, que foi abatido por um caça alemão. Os destroços do avião foram encontrados a poucos quilômetros da costa de Marselha, na França. O corpo de Antoine nunca foi encontrado.

O Pequeno Príncipe

“O Pequeno Príncipe” foi uma obra literária escrita por Antoine de Saint Exupéry e lançada no ano de 1943, nos Estados Unidos. A obra é francesa e seu título original é “Le Petit Prince”. O livro é marcado pela ambiguidade entre os questionamentos filosóficos e poéticos intensos e as características de um literatura infanto-juvenil.

Ocupando o lugar de terceiro livro mais traduzido do mundo (ficando atrás apenas do Alcorão e da Bíblia), “O Pequeno Príncipe” já foi traduzido para mais de 220 idiomas diferentes. A história já recebeu diversas adaptações, tanto para o cinema, quanto para o teatro e para a música. “O Pequeno Príncipe” é um grande sucesso com as crianças e com os adultos.

A história do livro é contada através do autor, que é o narrador e principal personagem do enredo. A história é composta por mais de 15 personagens, se destacam: o pequeno príncipe, o piloto, a raposa, a rosa, o carneiro e a caixa, a serpente, o rei, o chapéu e o elefante dentro da jiboia, o bêbado, o homem de negócios, entre outros.

As ilustrações presentes na obra também merecem destaque. No início do livro, o autor conta suas recordações da infância e sobre como ele adorava desenhar, mas acabou seguindo a carreira de aviador. Em uma de suas viagens, o narrador conhece um menino com cabelos loiros, que usava um cachecol vermelho no pescoço.

O pequeno príncipe e o narrador vão estabelecendo uma relação durante a história e o menino vai relatando suas aventuras para o piloto. Através das histórias que são contadas, o leitor é envolvido de forma muito intensa na obra.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Maria Azevedo, Amanda. Antoine de Saint Exupéry; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/antoine-de-saint-exupery >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 20:03.

Copiar referência