Apud ou Citação de Citação

É quando a referência utilizada não foi aproveitada do texto original

Apud ou Citação de Citação é como se chama o modo de fazer referência para uma citação de algo que já foi colocado por outro autor.

Esse artifício é geralmente utilizado em trabalhos acadêmicos e serve para colaborar com o escritor que não tem tempo suficiente para fazer muitas leituras, mas tem encontrado em suas pesquisas algo que o ajude no desenvolvimento do seu texto.

Na tradução, a palavra Apud é definida por “citado por", "conforme", "segundo” e é utilizada no momento do texto em que o redator emprega a citação.

As citações, mesmo sendo apud ou citação de citação são de suma importância para um projeto acadêmico. Além de ajudar a enriquecer o conteúdo, passa uma grande credibilidade para quem lê o artigo, além de mostrar a importância da leitura.

Apud ou Citação de Citação

É comum que um escritor busque um assunto em um determinado local e encontre algo que o ajude no desenvolvimento do seu texto, passando a utilizá-lo. Essa prática é algo comum e aceitável.

Mas, mesmo que precise usar com muita frequência tal informação, é interessante não repeti-la por diversas vezes ao longo do texto. Dê preferência aos casos em que a pesquisa é mais complicada, como nos seguintes casos: publicações antigas, obras raras ou quando o texto original tiver uma linguagem rebuscada ou estiver em outro idioma.

No momento que for encaixar a citação dentro do texto, é necessário colocar a palavra “apud” no início ou no final dela, além de deixar explícito os dois autores: tanto o que criou quanto o que fez a primeira utilização.

É necessário que o escritor deixe muito claro que não foi ele quem pesquisou diretamente na fonte citada, mas que trouxe a informação de outro local. Também é necessário deixar visível quem foi o primeiro citador.

A utilização do apud ou citação de citação é também necessária para que o produtor não saia como plagiador. É importante sempre indicar a referência da citação e empregá-la corretamente no decorrer do texto, de acordo com as normas pré-estabelecidas.

Livros ilustrando o uso do apud ou citação de citação
Usa-se Apud ou Citação de Citação quando se faz referência a um texto citado por uma outra pessoa que não foi o autor original. (Foto: Pixabay)

Apud ou Citação de Citação de Acordo com as Regras da ABNT

De acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), toda citação que for colocada no corpo do texto obrigatoriamente deve estar referenciada e a apud ou citação de citação não foge à regra.

Segundo a associação, existem algumas normas para o escritor que deseja inserir no seu texto a apud ou citação de citação. Acompanhe abaixo algumas formas:

  • O primeiro modo de mostrar que a referência utilizada não foi aproveitada do texto original é colocando a palavra “apud” juntamente com os autores e no início do texto citado:

De acordo com Gough (1972, p. 59, apud NARDI, 1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”

  • A segunda maneira de mostrar que o autor não fez uso da citação diretamente da obra primária é incluir o apud no parte final da frase, conforme o exemplo a seguir:

Segundo Gough (1972, p. 59), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear” (apud NARDI, 1993, p. 94).

  • Além dos exemplos citados acima, existe ainda uma terceira forma pela qual o escritor poderá mostrar que aquele trecho é uma apud ou citação de citação, veja como:

De acordo com Gough (1972, p. 59), conforme citado por Nardi (1993, p. 94), “o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.”

Referências Bibliográficas Com a Utilização de Apud ou Citação de Citação

Ao elaborar um texto acadêmico, por exemplo, no espaço reservado para as referências das bibliografias é importante colocar apenas as obras que você utilizou e não as que foram lidas pelo autor que fez a citação pela primeira vez.

A utilização apenas da obra consultada é para deixar claro que o autor não fez a leitura de quem a escreveu. Ele apenas usou da sua fala, baseando-se na estudo de alguma outra obra.

Se esse modo não for seguido nas referências bibliográficas, o apud ou citação de citação será anulado, visto que o autor colocou apud ao longo do texto, mas logo nas referências afirmou que utilizou do texto para realizar análises e pesquisas.

Citação Direta e Indireta

De acordo com as normas da ABNT, as citações que são diretas devem vir acompanhadas do número da página. E, como geralmente a apud ou citação de citação é feita a partir das citações diretas, ela deve também ser acompanhada com as páginas.

A citação de citação direta é o modo mais tradicional. Nela é necessário que contenha o número da página da obra que foi consultada e também da que foi citada, veja:

“[…] o viés organicista da burocracia estatal e antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na Carta de 1946.” (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215).”

A utilização de todas as páginas é para que o leitor consiga consultar o texto nos dois locais de pesquisa, tanto no local de pesquisa do escritor quanto no texto original.

No caso de ser utilizada a citação de citação indireta, o que não ocorre com muita frequência, os números das páginas não precisam ser colocados. Isso porque no decorrer do texto pode-se encontrar outras ideias do mesmo teor.

Acompanhe abaixo como é feita a apud ou citação de citação indireta:

No modelo serial de Gough (1972 apud NARDI, 1993), o ato de ler envolve um processamento serial que começa com uma fixação ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.

Citação de Citação de Elementos Não Textuais

Um outro modo que pode ocorrer no apud ou citação de citação é a utilização de elementos que não sejam textos, a fim de oferecer mais conteúdo ao corpo no desenvolvimento textual.

Imagens, tabelas, figuras, diagramas, quadros são exemplos de opções que podem ser adequados ao texto.

Seguindo as orientações da ABNT, nesse caso também é necessário seguir as regras de reprodução de uma citação direta para que as ideias inseridas não sejam apuradas como plágio posteriormente.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Lima, Vinicius. Apud ou Citação de Citação; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/apud-ou-citacao-de-citacao >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 23:17.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Classicismo

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]