Aquecimento global

Aumento dos níveis de temperatura da Terra

O aquecimento global é um fenômeno climático que provoca o aumento da temperatura média da Terra, causado principalmente pelo acúmulo de gases de Efeito Estufa, que retém o calor na atmosfera.

Isso acontece porque esses gases funcionam como uma espécie de “cobertor” em torno do planeta. Impedem que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor, espalhe-se pelo espaço.

Diante disso, as temperaturas se elevam, provocando o aumento da sensação térmica na Terra, além de problemas ambientais irreversíveis.

Os cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), revelaram que o século XX foi o mais quente dos últimos cinco séculos, registrando um aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C.

Já um estudo recente, feito em 2017, revelou que há 90% de chances do aumento das temperaturas médias da Terra para valores entre 2° C a 4,9 °C. Contudo, somente o aumento de 2°C já seria o suficiente para provocar problemas ao meio ambiente.

Aquecimento global e o efeito Estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a manutenção da vida humana, pois é o  responsável pela manutenção da temperatura da Terra. Sem esse processo, o planeta seria muito frio e muitas formas de vida não existiriam.

Quando o sol emite radiação para o planeta, parte desses raios solares ficam retidos na atmosfera e a outra metade atinge a superfície da Terra. Dessa forma, a radiação é convertida em raios infravermelhos (calor), ficando recluso na atmosfera em detrimento dos gases de efeito estufa, como o metano e o dióxido de carbono,  que absorvem esses raios.

Entretanto, quando há um aumento na emissão de gases do efeito estufa, a temperatura média da terra aumenta, o que provoca o aquecimento global e coloca em risco a sobrevivência dos seres vivos no planeta.

O vídeo abaixo apresenta mais informações sobre as causas desse fenômeno.

Principais causas do aquecimento global

Como você pôde ver, o aquecimento global é causado principalmente pelo aumento de gases estufas. Os gases que mais prejudicam o meio ambiente, provocando esses efeitos são:

  • Monóxido de Carbono (CO);
  • Dióxido de Carbono (CO2);
  • Clorofluorcarbonos (CFC);
  • Óxido de Nitrogênio (NxOx);
  • Dióxido de Enxofre (SO2);
  • Metano (CH4).

Eles são produzidos por atividades humanas, tais como o desmatamento; queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural); queimadas, e por atividades industriais, uma vez que as indústrias também fazem a queima de combustíveis, maiores responsáveis pela emissão de gases estufas.

Consequências

Umas das causas mais graves do aquecimento global é o derretimento das calotas polares. De acordo com os especialistas, a região mais afetada pelas mudanças climáticas é a do oceano Ártico, visto que, nos últimos anos, a camada de gelo que cobre este oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu uma redução de aproximadamente 15%.

Causas do aquecimento global-geleiras
Oceano Ártico. (Foto: Wikipédia)

Além disso, as principais cordilheiras do planeta também estão perdendo a sua massa de gelo. Um exemplo desse acontecimento são nas geleiras dos Alpes. Elas tiveram uma redução de 40%.

Um artigo que foi publicado pela revista britânica Science informou que a capa de neve responsável pela cobertura do monte Kilimanjaro, na Tanzânia, poderá desaparecer até as próximas décadas.

Embora o derretimento das geleiras seja algo bastante preocupante, é possível listar outros problemas causados pelo aquecimento global. São eles:

  • Aumento de desastres naturais, como furacões, tempestades e inundações;
  • Aumento de queimadas;
  • Secas frequentes;
  • Desertificação de áreas naturais;
  • Impacto alimentar, pois fenômeno pode provocar o desequilíbrio na produção alimentar e agrícola;
  • Mudanças na composição da flora e da fauna, como a extinção de algumas espécies e o seu habitat natural.

Os animais que vivem em regiões congeladas são os que mais sofrem com os efeitos do aquecimento da Terra. Entre eles estão os pinguins, a baleia orca e a baleia franca. Somado a isso, pesquisadores também apontam que esta seja uma possível causa de extinção do mamute.

Medidas adotadas para reduzir os efeitos

A fim de minimizar o aquecimento global, 162 países assinaram no Japão o Protocolo de Kyoto, em 1997. O objetivo do documento é fazer com que as nações desenvolvidas reduzam a sua participação, em até 5%, na emissão de gases que provocam o efeito estufa.

De acordo com o protocolo, a meta deveria ser cumprida entre os anos de 2008 e 2012. No entanto, muitos países não fizeram nenhum esforço para que esse objetivo fosse alcançado. O principal deles foi o Estados Unidos, que não aderiu ao tratado.

Entre as medidas sugeridas, o documento propõe a adoção de fontes de energias renováveis, reforma nos setores de energia e transportes, além da diminuição na emissão de metano e dióxido de carbono.

Os países que mais transmitem gases causadores do efeito estufa, aumentando as causas do aquecimento global são: Estados Unidos, China, China, Índia, Rússia, Japão, Brasil, Canadá, Alemanha, Coreia do Sul e Reino Unido.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Aquecimento global; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/aquecimento-global >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 21:28.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

O corpo humano possui muitos pontos com cartilagem.

Cartilagem

A Cartilagem também chamada de tecido cartilaginoso, é um tecido […]

A carta da Terra tem o objetivo de socorrer e salvar o planeta Terra.

Carta da Terra

A Carta da Terra é um documento de declaração dos […]

Pseudoceros Dimidiatus é um dos platelmintos.

Platelmintos

Os Platelmintos são animais invertebrados, que possuem o corpo achatado […]

O canibalismo acontecia com mais frequência na antiguidade.

Canibalismo

O Canibalismo é um tipo de relação ecológica que são […]