Aranhas Venenosas

Conheça quais as espécies que mais oferecem perigo ao ser humano

As aranhas venenosas são pequenas no tamanho mas grandes no que diz respeito a ameaça que representam ao ser humano.

Entre esse grupo de animais, a maioria é venenoso.  A picada de uma aranha, que está classificada no grupo dos aracnídeos, pode causar dores em geral, vermelhidão, inchaço, febre e em alguns casos levar até a morte. Isso depende da quantidade de veneno que o corpo absorveu.

Animais que se adaptam a qualquer ambiente, é comum encontrar aranhas no quintal, jardim, e dentro de casa. Elas gostam de se esconder em ambientes escuros, fechados, que podem ser úmidos ou não a depender da espécie. 

Estima-se que em todo o mundo existam 37.600 espécies de aranhas. Entre os grupos de aranhas venenosas que são nocivas ao homem estão as Latrodectus, Loxosceles e Phoneutria, todas encontradas no Brasil.

As aranhas venenosas são muito comuns no Brasil, e a maior espécie delas é a Theraphosa blondi.

Tipos de aranhas mais venenosas

De acordo com o Ministério da Saúde, as principais aranhas venenosas são: aranha marrom, aranha viúva negra, aranha armadeira, aranha de jardim, aranha caranguejeira ou conhecida também como tarântula.

Aranha marrom

Esse é o tipo de aranha que mais causa acidentes no Brasil. Por causa de sua preferência por ambientes secos, é comum encontrar essas aranhas dentro de casa que são compostas de tijolos e telhas. Elas gostam ainda de ficar entre roupas, cortinas e toalhas.

Apesar de ser o tipo de aranha que mais causa acidente no Brasil, a aranha marrom não ataca facilmente. Ela só ataca quando se sente ameaçada.

Os pacientes que chegam ao hospital vítimas desse animal costumam apresentar picada nas mãos e nos pés, além das coxas e pernas.

Se picado por essa aranha, é comum apresentar: inflamação, vermelhidão, edema, dor de cabeça e febre alta. As principais espécies no Brasil são: L. intermedia, L. laeta e L. gaucho.

No Brasil, essas aranhas são encontradas principalmente na região Sul e Sudeste. Pelo mundo, elas vivem também em países da Europa, África, Austrália, partes da Ásia, América do Norte, América Central e América do sul.

Aranha viúva negra

Essas aranhas se adaptam muito bem ao clima tropical, e por isso são encontradas em grande quantidade no Brasil, principalmente na região Nordeste.

Possuem esse nome porque matam o macho após a cópula (ato sexual).

O veneno da viúva negra é poderoso e atinge o sistema nervoso autônomo do paciente.

Os principais sintomas são: dor, suor excessivo, tremores, ansiedade, coceira, cólicas abdominais, náuseas, retenção urinária e sensação de morte.

Aranha armadeira

Entre as aranhas venenosas essa é tida como a mais perigosa do mundo. Seu veneno se equipara ao de serpentes fazendo com que a pessoa que foi atacada perca o controle muscular, sofra variação dos batimentos cardíacos e tenha parada cardiorrespiratória.

Além disso, o veneno também causa vômitos e possível asfixia.

Entre as aranhas venenosas, a picada dessa pode matar o ser humano, a depender da quantidade se substância que for injetada e do tempo que o socorro levar até acontecer.

Algumas pesquisas indicam que no Brasil existe uma média de 7.000 casos de acidentes provocados pelas armadeiras.

As principais espécies no Brasil são: P. fera, P. keyserlingi, P. nigriventer e P. reidyi.

Aranha de jardim

Essas aranhas são mais brandas. Geralmente só atacam para se defender. São chamadas de aranhas de jardim porque gostam de viver na grama.

Sua picada provoca dor e outras reações como ardência. Apesar de não serem tão agressivas, as vítimas desse bicho precisam ade atendimento médico específico.

Aranha caranguejeira ou tarântula

São venenosas mas não são risco eminente a espécie humana. São consideradas o maior aracnídeo do mundo. Medindo 26 cm, esse animal é capaz de comer um pássaro inteiro.

A maior característica dessa espécie de aranha são os pelos. Quando ameaçadas por predadores elas soltam esses pelos que penetram na pele do adversário causando efeitos diversos.

No ser humano, esses pelos não causam sérios problemas à saúde, mas podem gerar irritação e quadros de alergia em geral.

Aranha caranguejeira
Aranha caranguejeira ou tarântula na natureza Foto: Flickr

Curiosidades sobre aranhas

As aranhas são animais curiosos e misteriosos. Segue lista com curiosidades e algumas características marcantes desses animais.

  • O veneno das viúvas negras é 15 vezes mais forte do que de uma cascavel
  • As viúvas negras engolem o macho depois do acasalamento
  • As teias que as aranhas produzem para capturar suas presas é cinco vezes mais forte que o aço
  • Alguns estudos apontam que algumas aranhas machos cortam partes da genitália das fêmeas para evitar que elas tenham relações sexuais novamente
  • Assim como as lagostas e os caracóis, as aranhas têm “sangue azul” por causa da grande quantidade de cobre no organismo desses bichos
  • As aranhas no geral têm baixa expectativa de vida, porém algumas tarântulas podem viver por até duas décadas

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Luna, Fernanda. Aranhas Venenosas; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/aranhas-venenosas >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 20:50.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]