Arcadismo no Brasil

Movimento literário muito influenciado pelo momento histórico do Brasil no século XVIII

Arcadismo no Brasil foi o movimento literário que começou na segunda metade do século XVIII e marcado inicialmente pela publicação de “Obras Poéticas” de Cláudio Manuel da Costa.

O arcadismo, também chamado de Neoclassicismo, surgiu na Europa em um época de ascendência da burguesia e dos valores políticos, sociais e religiosos. É um movimento que influenciou profundamente a literatura brasileira.

A palavra vem de “arcádia”, região do sul da Grécia Antiga em que viviam muitos pastores. Um lugar que os poetas antigos transformaram como um lugar perfeito para viver, tranquilo, como um paraíso.

Arcadismo no Brasil foi uma escola literária que buscava a simplicidade, uma comunhão com a natureza, com as coisas da vida e está compreendido entre o movimento barroco no Brasil e o romantismo.

Arcadismo no Brasil
Pastoral de outono, por François Boucher. Representação do pastoralismo. (Foto: Wikipedia)

Arcadismo no Brasil e suas características

  • Busca pela simplicidade: não tem mais os exageros do barroco, o cultismo.
  • Apego à natureza: a natureza é retratada como local onde há a verdadeira paz, tranquilidade. O arcadismo no Brasil foi como uma semente para a futura exaltação da natureza que irá acontecer no movimento posterior, o romantismo no Brasil.
  • Retorno as características clássicas (greco-romanas): uso dos elementos da mitologia grega. O arcadismo no Brasil através dos autores apresentam aspectos e mitos gregos.
  • Termos em latim: Uso de expressões e ideários árcades do latim.
  • Bucolismo: momento que há a valorização da simplicidade, da vida no campo e do pastoril.
  • Pastoralismo: literatura falando dos pastores, das ovelhas e da simplicidade da paz de viver no campo.

Expressões/Ideários Árcades

  • Locus amoenus: local ameno e tranquilo como o campo.
  • Fugere urbem: fuga do urbano e da cidade e busca do campo.
  • Inutilia truncat: abandono do que é truncado, dos extremos e dos excessos. Acabar com os excessos estéticos, especialmente na literatura.
  • Carpe Diem: viver o presente, aproveitar o dia sem lembra da efemeridade da vida.

Arcadismo no Brasil: ideários defendidos

  • Oposição ao barroco: o arcadismo no Brasil é claramente contrário ao exagero do barroco, do excesso barroco. Como o cultismo, o conceptismo, as ideias e palavras rebuscadas.
  • Busca pelo equilíbrio (razão): busca por uma simplicidade através da racionalidade. Não tem mais subjetividade, e sim objetividade. É o penso, logo existo. A base está na razão.

Arcadismo no Brasil: produção literária

A produção literária do arcadismo no Brasil teve dois momentos:

  • Lírico: se destaca autores como Cláudio Manuel da Costa com seus poemas e sonetos e Tomás Antônio Gonzaga com suas obras “Marília de Dirceu” e “Cartas Chilenas”.
  • Épico: se destaca Basílio da Gama com a obra “O Uraguai” e Frei Santa Rita Durão com a obra “Caramuru”. Caramuru foi adaptado para o cinema em 2001, dirigido por Guel Arraes.

Cláudio Manuel da Costa

Arcadismo no Brasil
Poeta e jurista brasileiro Cláudio Manuel da Costa (Foto: Wikipedia)

Cláudio Manuel da Costa nasceu em 1729, e se suicidou na cadeia após ser preso acusado de participar da Inconfidência Mineira juntamente com Tiradentes.

Era poeta, minerador, jurista e advogado brasileiro. É considerado o precursor do arcadismo no Brasil.

Em seus textos são abordados temas com elementos locais, descrição de paisagens, temáticas pastoril e expressa um sentimento nacionalista.

Além de “Obras Poéticas”, escrita em 1769, também escreveu “Villa Rica” em 1773, Culto Métrico (1749), Munúsculo Métrico (1751), Epicédio (1753), O Parnaso Obsequioso e Poesias Manuscritas (1779).

Tomás Antônio Gonzaga

De pseudônimo Dirceu, foi um jurista, poeta e ativista político participante da Inconfidência Mineira. Nasceu em 1744, vindo a falecer ao 66 anos de idade, em 1810.

Segundo a história, ele foi o precursor do movimento que culminou na separação do Brasil de Portugal no período do Arcadismo.

Carregadas de lirismo, “Marília de Dirceu”, de 1972, é baseada no romance do poeta com Maria Doroteia Joaquina de Seixas. Obra em que seu pseudônimo Dirceu tem fortes impulsos afetivos e se declara para a sua pastora idealizada: Marília.

Basílio da Gama

Basílio da Gama foi um poeta luso-brasileiro de pseudônimo “Termindo Sipílio”. Nasceu em 1741, vindo a falecer aos 54 anos, em 1795.

Seus textos abordavam as lutas entre os europeus, os jesuítas e os índios brasileiros. Sua principal obra “O Uraguai” é formada por cinco cantos sem rima e estrofes.

Escreveu outras obras como Epitalâmio às núpcias da Sra. D. Maria Amália (1769), A declamação trágica (1772), Os Campos Elíseos (1776), Relação abreviada da República e Lenitivo da saudade (1788) e Quitúbia (1791).

Frei Santa Rita Durão

Frei Santa Rita Durão foi um orador, poeta e religioso agostiniano. Nasceu em 1722, vindo a falecer aos 62 anos em 1784.

Foi considerado um dos precursores do indianismo brasileiro através do épico poema “Caramuru”. Primeira obra narrativa que tem como tema o índio, influenciado na escrita pelo estilo Luis de Camões.

Além de seguir o modelo da epopeia tradicional com proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo. Escreveu também “Pro anmia studiorum instauratione oratio“. (1778).

Arcadismo no Brasil: contexto histórico

O cenário mundial do século XVII foi um momento em que as ideias iluministas estavam muito fortes. Momento da Revolução Francesa (1789) em que buscava a liberdade, da Revolução Industrial e da Independência dos Estados Unidos.

Enquanto que no Brasil estava acontecendo o Ciclo da Mineração e, posteriormente, a Inconfidência Mineira. Ambos foram muito importantes para o movimento do arcadismo no Brasil, pois os grandes autores árcades eram políticos ativistas da Inconfidência Mineira.

  • Ciclo da Mineração: quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles se fixaram na região nordeste, especificamente na Bahia, em busca de ouro, mas não encontraram. Séculos depois, descobriram ouro em Minas Gerais.

Então, todo centro social e político do Brasil foi transferido para a região sudeste. Foi nesse momento que começou a surgir uma pequena burguesia, um público leitor, e consequentemente transformações na forma de ver e relatar a leitura.

Contudo, o ciclo da mineração começou a cair e a Coroa Portuguesa passou a receber pouco do Brasil. E em busca de explorar mais, Portugal começou a extorquir o país com impostos.

No momento dessa extorsão, surgiram ideias revolucionadas contrárias a atitude da Coroa. Ideias que deram origem a Inconfidência Mineira.

  • A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um dos movimentos sociais mais importantes do Brasil. O movimento tinha o intuito de lutar contra o domínio português em busca da liberdade do povo brasileiro. Ou seja, buscava a separação de Brasil com Portugal.
Arcadismo no Brasil
Edifício que abrigou a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. Atualmente é o Museu da Inconfidência. (Foto: Wikipedia)

Conclusão

O arcadismo no Brasil está fortemente entrelaçado com o contexto histórico brasileiro e estrangeiro. Ou seja, seus autores foram influenciados pelo iluminismo que buscava estabelecer a racionalidade, a objetividade.

Influenciado pela busca da liberdade que aconteceu com a Independência dos Estados Unidos, com a conspiração dos inconfidentes mineiros na separação do Brasil com Portugal.

Desta forma, o arcadismo no Brasil foi um momento de mudança tanto na literatura quando no contexto histórico do país.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Lima, Cleane. Arcadismo no Brasil; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/arcadismo-no-brasil >. Acesso em 07 de dezembro de 2019 às 02:31.

Copiar referência

Outros Artigos de Língua Portuguesa

Trovadores apresentando em forma de cantiga o que foi escrito em seus textos com seus instrumentos.

Características do Trovadorismo

As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]

Chegada dos portugueses.

Características do Quinhentismo

As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]

Características do Classicismo

As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]

Características do Arcadismo

As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]