Argentina

País situado ao sul da América do Sul

A Argentina é um país que está localizado no sul da América do Sul e está entre os dez maiores países do mundo. O país possui uma extensa área que inclui as montanhas dos Andes, as pradarias dos Pampas e os lagos glaciais. Sua Capital é Buenos Aires, uma cidade cosmopolita, cheia de prédios imponentes do século XIX.

Vista aérea da capital da Argentina, Buenos Aires.
Vista aérea da Praça do Congresso Nacional Argentino, cujo edifício é um luxuoso palácio do início do século XX. (Foto: Wikimedia Commons)

Argentina

A palavra Argentina foi originada do latim argentum, que significa prata. De acordo com uma determinada lenda, a Argentina seria rica no metal prata. Ela possui cerca de 2.780.000 km², o idioma oficial do país é o espanhol, seu sistema de governo é República Presidencialista e a religião predominante é o catolicismo.

Chamado oficialmente de República Argentina, o país possui a segunda maior extensão territorial da América do Sul e é o terceiro quando o assunto é população, ficando atrás apenas do Brasil e da Colômbia.

A Argentina é composta por uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires – capital do país. O país se divide em sete regiões: Centro, Cuyo, Mesopotâmia, Noroeste Argentino, Pampas, Patagônia e Norte.

Oitavo maior do mundo em extensão territorial, a Argentina é o maior entre os países que falam a língua espanhola. No entanto,  países como Colômbia,  Espanha e México apesar de possuírem um território menor, são mais populosos.

A Argentina faz fronteira com Bolívia e Paraguai ao norte, com o Chile ao oeste e sul e com Uruguai e Brasil ao nordeste. Os estados brasileiros que fazem fronteira com o país argentino são Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Sua região continental fica situada entre o oeste da Cordilheira dos Andes e o leste do Oceano Atlântico. Ela exige ainda uma parte da Antártida, se sobrepondo nas solicitações do Chile e do Reino Unido, no continente antártico, mesmo depois de todas as reclamações terem sido interrompidas pelo Tratado da Antártida, no ano de 1961.

O país também requisita as Ilhas Maldivas, além de Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, que são governadas pelo Reino Unido, como territórios britânicos ultramarinos.

O povo argentino é formado etnicamente por europeus, basicamente espanhóis e italianos misturados com indígenas e mestiços.

Importante monumento chamado Obelisco, em Buenos Aires - Argentina.
Obelisco é um monumento histórico de Buenos Aires, foi erguido na Praça da República em comemoração ao 4º centenário de fundação da cidade. (Foto: Flickr)

As províncias

Atualmente, a Argentina está subdividida em 23 províncias e uma cidade autônoma: o Distrito Federal, Buenos Aires. Essas divisões são parecidas com as que acontecem nos Estados Unidos, que tem linhas retas, particularmente, as províncias do sul.

Segue a lista das regiões, com as províncias argentinas e suas respectivas capitais:

Cuyo

  • Mendoza – Mendoza
  • San Juan – San Juan
  • San Luis – San Luis

Gran Chaco

  • Chaco – Resistencia
  • Formosa – Formosa
  • Santiago del Estero – Santiago del Estero

Mesopotâmia

  • Corrientes – Corrientes
  • Entre Ríos – Paraná
  • Misiones – Posadas

Noroeste Argentino

  • Catamarca – San Fernando del Valle
  • Jujuy – San Salvador de Jujuy
  • La Rioja – La Rioja
  • Salta – Salta
  • Tucumán – San Miguel de Tuc

Os Pampas

  • Buenos Aires (capital do país) – La Plata
  • Córdoba – Córdoba
  • La Pampa – Santa Rosa
  • Santa Fé – Santa Fé

Patagônia

  • Chubut – Rawson
  • Neuquén – Neuquém
  • Río Negro – Viedma
  • Santa Cruz – Río Gallegos
  • Terra do Fuego – Ushuaia
Avenida de Mayo, centro de Buenos Aires, Argentina.
Avenida de Mayo, centro de Buenos Aires e faz ligação entre importantes pontos como a Casa Rosada – sede do governo argentino e a Praça do Congresso. (Foto: Wikimedia Commons)

Clima

O clima da Argentina costuma variar, geralmente é o clima subtropical no norte e subpolar no extremo sul. A região norte tem como características o verão quente e úmido, o inverno seco e leve, sujeito a secas periódicas.

A região central do país possui o verão quente com trovoadas e inverno frio.  Na região sul, ocorre verão morno e inverno frio com nevoadas fortes, principalmente nas zonas montanhosas. As condições climáticas costumam ser mais frias por causa das altitudes muito elevadas em todas as latitudes. Já no oeste argentino ocorre um dos maiores granizos do mundo.

Em se tratando das correntes de vento, é possível destacar o vento frio pampeiro que costuma soprar sobre as planícies da Patagônia e dos Pampas. Seguindo a frente fria, há sopros de correntes quentes do norte, com um inverno médio e tardio, promovendo condições brandas.

Um vento quente e seco chamado Zonda, afeta o centro oeste do país. Com a umidade comprimida, no decorrer dos 6.000 metros de descida da Cordilheira dos Andes, o Zonda pode soprar por horas, com rajadas de até 120 quilômetros por hora.

Esse evento acaba alimentando incêndios e provocando danos, além de causar tempestades de neve e nevascas.  O vento Zonda costuma soprar entre os meses de junho a novembro, também promove.

Outro fenômeno climático que ocorre na argentina é o chamado Sudestada, que é comum ao Rio da Prata. Os dois eventos estão ligados a um profundo sistema de baixa pressão no inverno. Normalmente, o Sudestada tem temperaturas baixas ou moderadas, mas promove chuvas fortes, mar agitado e inundações costeiras.

Ele costuma ocorrer entre o outono e o inverno, no decorrer da costa central e também no estuário do Río de La Plata.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Argentina; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/argentina >. Acesso em 29 de outubro de 2019 às 10:36.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]