Artérias

Vasos que transportam sangue pelo corpo

As artérias são alguns dos vasos sanguíneos que fazem parte do sistema cardiovascular e atuam junto com as veias, os capilares e o próprio coração. Todo o sangue rico em oxigênio é transportado para o corpo através das artérias e sua pulsação indica atividade cardíaca.

As fortes paredes elásticas das artérias permitem o controle da pressão sanguínea, que varia durante a contração cardíaca em pressão sistólica ou pressão diastólica. Enquanto isso, com a ajuda das válvulas, as veias carregam sangue para os átrios do coração e evitam que o sangue retorne.

A composição das artérias é feita através de três camadas diferentes: uma interna chamada de túnica íntima, uma média ou túnica média e uma externa ou túnica adventícia.

O funcionamento adequado do sistema circulatório é extremamente importante para a preservação da vida. A remoção do dióxido de carbono (CO2) e a produção de oxigênio e nutrientes necessários para o organismo dependem do bom desempenho desse sistema.

As artérias podem ser divididas em: sistema do tronco pulmonar e sistema da artéria aorta. Além disso, existem também as coronárias esquerda e direita.

Artérias do sistema cardiovascular que levam sangue para o corpo
Artérias carregam sangue para o corpo. (Foto: Wikipédia)

Sistema do tronco pulmonar

O tronco pulmonar sai do ventrículo direito do coração e se separa em duas artérias pulmonares, uma esquerda e outra direita. Cada uma se ramifica até formarem diversos capilares ao redor dos alvéolos pulmonares.

Bombeado pelo ventrículo direito, o sangue rico em gás carbônico sai do coração e vai para os pulmões em busca de oxigenação, processo chamado de hematose. Já filtrado pelos pulmões, o sangue percorre os vasos sendo distribuído para todo o corpo.

Sistema da artéria aorta

A aorta é uma das artérias mais importante do corpo, pois ajuda a estabilizar o fluxo sanguíneo. Com diâmetro de 2 a 3 cm, é considerada a maior artéria do sistema cardiovascular. O sangue já oxigenado pelos pulmões passa através dessa artéria.

A artéria aorta se subdivide em aorta torácica, aorta abdominal, aorta ascendente e arco da aorta,vasos menos calibrosas que auxiliam na distribuição do sangue.

Sistema da artéria da aorta ilustrada e explicada
Sistema da artéria da aorta. (Foto: Wikipédia)

No arco da aorta (parte da aorta que se curva) se ramificam três vasos: a artéria carótida comum esquerda (presente na cabeça e pescoço), a artéria subclávia esquerda (distribuída nos membros superiores como pescoço, ombro, medula espinhal e encéfalo) e o tronco braquiocefálico arterial.

Do tronco braquiocefálico arterial surgem a artéria carótida comum direita (distribuída também na cabeça e pescoço) e a artéria subclávia direita (também presente no pescoço, ombro, medula espinhal e encéfalo).

A aorta ascendente emerge do ventrículo esquerdo e nessa posição a artéria aorta se ramifica em duas artérias coronárias (esquerda e direita) que irrigam o coração de sangue.

  • Artéria coronária esquerda: passa pelo tronco pulmonar e aurícula esquerda e se bifurca em dois ramos: um interventricular anterior e um circunflexo, ambas suprem o ventrículos seguindo caminhos diferentes. Do ramo circunflexo surge a artéria marginal esquerda.
  • Artéria coronária direita: dá origem ao ramo marginal. Segue pelo sulco coronário suprindo ambos ventrículos em direção ao coração.

A aorta torácica é ramificada pelas artérias viscerais, as quais são responsáveis pela nutrição dos órgãos que são as bronquiais, as mediastinais, os pericárdicos e os esofágicos.

Ainda na porção torácica são encontradas as artérias parietais que atuam na irrigação da parede dos órgãos, sendo elas as intercostais posteriores, as subcostais e as frênicas superiores. As viscerais e parietais descem pelo lado esquerdo da coluna vertebral.

A aorta abdominal atravessa o hiato aórtico do diafragma fornecendo vários ramos próximos a quarta vértebra lombar. Nessa porção abdominal observa-se a existência do tronco celíaco, da mesentérica superior, da mesentérica inferior e da artéria renal que carrega o sangue para os rins.

No tronco celíaco encontra-se as ramificações das artérias gástrica esquerda (distribuída no estômago e esôfago), esplênica (existente no pâncreas, estômago e omento maior) e hepática comum, subdividida em:

  • Hepática própria (fígado, vesícula biliar e estômago);
  • Gástrica direita (estômago);
  • Gastroduodenal (encontrada no estômago, duodeno, pâncreas e omento maior).

Artérias dos membros superiores

Subclávia – dá origem às artérias dos membros superiores e é distribuída no encéfalo e medula espinhal, pescoço e ombro;

Braquial – artéria que fica no braço;

Radial – face lateral do braço, punho e mão;

Ulnar – face medial do antebraço, punho e mão;

Axilar – é encontrada no ombro, músculos torácicos e escapulares e úmero;

Arco superficial palmar – formada pela artéria ulnar e fica na palma das mãos e dedos;

Arco profundo palmar – também fica na palma das mãos e dedos, mas é formada principalmente pela artéria radial.

A vascularização arterial do pescoço e da cabeça é feita através das artérias vertebrais direita e esquerda e as artérias carótida comum direita e esquerda.

Artérias dos membros inferiores

Da aorta ainda se originam outros vasos importantes como:

Artéria ilíaca: responsável pela distribuição do sangue para os membros inferiores e região pélvica. É subdividida em ilíaca comum, ilíaca interna e ilíaca externa.

Artéria femoral: a mais importante da perna, fica na virilha e músculos da coxa.

Além da poplítea, tibial anterior, tibial posterior, fibular, dorsal do pé, plantar lateral e plantar medial.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Darcicleia. Artérias; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/arterias >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 21:07.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]