Artes Cênicas

Forma de arte que se desenvolve no palco

As artes cênicas abrangem o estudo e a prática de todas as formas de expressão artística que necessitam de uma representação, como teatro, ópera, dança e circo.

Também chamadas de artes performativas, as artes cênicas são todas as formas de arte que se desenvolvem em um palco ou um local de representação destinado ao espectador.

As apresentações de artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas, de modo que o palco pode ser improvisado. Desse modo, o palco é qualquer local onde ocorre uma apresentação cênica.

Nas artes cênicas, o artista é o próprio instrumento por meio de seu corpo, de sua voz e de seus movimentos. Através da formação em artes cênicas, os artistas aprendem um conjunto de técnicas utilizadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos.

Classificação das artes cênicas

As artes cênicas são caracterizadas por ser um tipo de expressão artística que ocorre em um palco ou em um local específico público. Outro aspecto que marca as artes cênicas é a performance, ou seja, a interpretação do artista.

Há diversas de atividades pelas quais os artistas podem mostrar sua arte ao público em um cenário. Entre os principais gêneros das artes cênicas, podemos destacar a ópera, teatro, dança e circo.

Essas representações artísticas, geralmente, envolvem a presença de um diretor de cena, que coordena os diversos elementos que fazem parte das expressões, como cenário, texto, composição, iluminação, decoração, figurino, a música, ambientação, entre outros.

Ópera

A ópera é uma composição dramática que combina música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. O drama combinado com música utiliza elementos teatrais como figurino, cenografia e atuação.

A ópera usa falas cantadas e toda a encenação gira em torno da música. Geralmente, nos espetáculos de ópera os cantores são acompanhados por grupos musicais ou por uma orquestra, que interpreta a trilha sonora, ao vivo.

Parte da tradição da música clássica europeia e ocidental, a ópera surgiu no início século XVII, na Itália. A nova forma musical surgiu durante o movimento barroco, graças ao desenvolvimento anterior das estruturas musicais pelos mestres flamengos e venezianos.

Artes cênicas ópera
Nos espetáculos de ópera, os personagens principais interpretam as árias, que são composições solistas. (Foto: Pixabay)

Considerada um casamento perfeito entre a música e o teatro, a ópera, em suas origens, remonta às tragédias gregas e os cantos carnavalescos italianos do século XIV. A primeira ópera que se tem registro é a composição “Dafne”, de 1597.

As óperas podem ser uma orquestra sinfônica completa e grande parte delas preservam suas raízes, se apresentando ainda hoje em latim ou italiano.

As óperas seguem uma programação padrão com uma música tocada pela orquestra na abertura, seguida do recitativo onde os atores dialogam. Logo após, os personagens secundários participam do coro, enquanto os principais interpretam as composições para voz solista.

Teatro

Considerada a arte cênica mais antiga e tradicional, o teatro tal qual se conhece hoje, tem origem na Grécia Antiga com o teatro grego. Juntamente com o teatro, surgiram os primeiros palcos, antes chamados Arenas, que eram espaços ao ar livre com assentos de pedra para os espectadores.

O teatro é uma forma de arte em que um ator ou um conjunto de atores interpretam uma história ou atividades para um público. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, os espetáculos teatrais tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

Artes Cênicas Teatro
O teatro é considerado a principal arte cênica. (Foto: Pixabay)

A arte de escrever peças teatrais recebe o nome de dramaturgia, portanto, o responsável pela composição dos textos utilizados no teatro é o dramaturgo. Contudo, o teatro também lança mão de improvisação, ou seja, quando o ator interpreta algo que não foi previamente pensado, escrito ou elaborado.

Há diversos gêneros de teatro, dentre os quais se destacam: tragédia, comédia, tragicomédia e drama. A tragédia é a representação viva das paixões e dos interesses humanos. Sua finalidade é a moralização de um povo ou de uma sociedade.

A comédia é uma espécie de crítica que representa os ridículos da humanidade ou os maus costumes de uma sociedade. Já a tragicomédia representa personagens ilustres ou heróis, praticando atos irrisórios.

Por fim, tem o drama também chamado melodrama que representa os episódios complicados da vida humana como a dor e a tristeza combinados com o prazer e a alegria.

Dança

Uma das principais artes cênicas do mundo, a dança é uma expressão artística caracterizada pelo uso do corpo, que realiza movimentos ensaiados ou improvisados.

A dança normalmente vem acompanhada por um ritmo musical, com passos ritmados ao som, compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potencializados por ela.

Artes Cênicas Dança
O tango é ritmo musical no qual a dança é feita em par. (Foto: Pixabay)

Ao lado do teatro, a dança é uma das artes cênicas que existem desde a Antiguidade. No Antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era vinculada aos jogos, principalmente aos olímpicos.

Caracterizada pelo uso do corpo seguindo coreografia ou dança livre, a dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Além de ser uma manifestação artística, a dança pode ser uma forma de diversão ou cerimônia.

Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios. Ela pode ser classificada quanto ao modo de dançar: dança solo, dança em dupla e dança em grupo; quanto à origem: dança folclórica, dança histórica, dança cerimonial e dança étnica; quanto à finalidade: dança erótica, dança cênica ou performática, dança social, dança religiosa e dança coreografada.

Circo

O circo é uma expressão artística que tem como finalidade a diversão e o entretenimento dos espectadores. O circo reúne artistas de especialidades muito diferentes como malabaristas, palhaços, acrobatas, equilibristas, domadores entre outros.

Artes Cênicas Circo
A acrobacia é um dos principais números de apresentação circense. (Foto: Pixabay)

Organizado em um picadeiro popular, com assentos em seu entorno, nas apresentações circenses os artistas se apresentam em séries de atos coreografados à músicas. Algumas apresentações costumam acontecer debaixo de lonas ou tendas, são os chamados circos itinerantes.

As primeiras apresentações circenses foram registradas na Antiguidade. Durante o Império Romano, algumas pessoas sobreviviam fazendo apresentações circenses na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações.

Na atualidade, o circo passa por um momento de crise, no entanto alguns circos ainda fazem sucesso. A maioria das apresentações circenses contam com palhaços, shows musicais, malabaristas, equilibristas, apresentadores, domadores de animais, acrobatas, mágicos e trapezistas.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

DIAS, Fabiana. Artes Cênicas; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/artes-cenicas >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 16:14.

Copiar referência

Outros Artigos de Artes

Monumento à Terceira Internacional.

Construtivismo nas artes

O construtivismo nas artes está relacionado com o movimento artístico […]

A Commedia dell’arte fazia a utilização do humor e críticas à sociedade em palcos improvisados.

Commedia Dell’Arte

A Commedia Dell’Arte iniciou-se a partir do início do século […]

Circo armado

Circo

O circo é o lugar onde acontecem expressões artísticas que […]

características das cores matiz

Características das Cores

As características das cores podem ser descritas como matiz, tonalidade […]