Artes Visuais

Forma de arte que abrange várias formas de representações visuais

As artes visuais são uma forma de expressão do ser humano. Por meio dela, a sociedade pode manifestar sua cultura e seu desenvolvimento. Através da arte o ser humano cria e expande seus valores desde as mais antigas civilizações até os dias atuais.

Artes visuais

As artes visuais é um tipo de arte que encontra na visão a forma principal de percepção das suas diversas manifestações. A palavra visual é originária do latim visuālis, e significa exatamente ao que é relativo a visão.

O conceito de artes visuais surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945) justamente para designar a percepção visual das formas de manifestações artísticas.

Tipos de artes visuais

As artes visuais exploram inúmeras formas de expressões. São consideradas artes visuais:

Desenho: é toda produção e representação artística de obras, seres e objetos de forma bidimensionais;

Pintura: é uma atividade técnica que pode ser profissional ou amadora para colorir formas em uma superfície, como papel e a tela;

Gravura: forma obtida por meio de matriz artesanal;

Fotografia: trata-se da reprodução de imagens através de máquinas fotográficas ou dispositivos captadores da exposição luminosa;

Cinema: é a técnica de reprodução de imagens em movimento, como os filmes;

Escultura: arte de representação de objetos em volume ou relevo com a utilização de várias técnicas, como a moldagem;

Arquitetura: refere-se as formas desenvolvidas do processo e do produto de projetar edificações;

Novela: é uma produção narrativa artística que pode se basear no mundo real ou imaginário;

Moda: a palavra moda é oriunda do latim e significa modus. A moda apresenta tendência comportamentais e estilos de vestuários, que varia em cada momento histórico;

Decoração: trata-se de uma técnica utilizada para compor e decorar diversos tipos de ambiente. O trabalho profissional de decoração é realizado pelo design de interiores;

Paisagismo: é a arte utilizada nos diversos tipos de espaços, que podem ser urbanos ou não, para harmonizar o convívio social.

artes-visuais-pintura
As artes visuais estimulam a criatividade (Foto: Pixabay)

Artes visuais e a tecnologia

O desenvolvimento tecnológico ocorrido nos últimos anos impulsionou a utilização das artes visuais por meio de ferramentas tecnológicas. Entre elas estão as atividades no ramo das artes gráficas. Elas utilizam-se de softwares, ou seja, de programas de computador chamados de web art.

A web art é compreendida com uma arte computacional desenvolvida em redes de computadores. E a interatividade é a principal ferramenta utilizada para proporcionar aos internautas diversas experiências, como cômica e estética.

Cada internauta tem leituras diferenciadas dos trabalhos de web art. Isso porque dependerá dos conhecimentos prévios dos elementos do universo computacional utilizados. A experiência visual poderá ser satisfatória ou não.

Atualmente, a web art apresenta-se como uma expressão com linguagem ainda em definição.

Artes visuais e educação

As artes visuais é uma importante ferramenta na área da educação. A exploração da linguagem visual contribui para o despertar da sensibilidade estética e da criatividade de crianças no processo de aprendizagem escolar. E ainda favorece a valorização da linguagem escrita.

Anteriormente, no âmbito educacional, a disciplina de arte era designada como educação artística e envolvia apenas a criação básica de desenhos e pinturas. As metodologias pedagógicas no ensino das artes, tanto em escolas públicas quanto particulares, ultrapassaram a concepção da educação artística tradicional.

As aulas, além de incrementadas, possuem abordagens que favorecem o desenvolvimento pleno dos discentes desde a infância.

A expansão do entendimento de arte na educação permitiu a presença de disciplinas de artes visuais, como a dança, o teatro, a fotografia e a produção audiovisual cinematográfica.

A Lei nº 13.278/2016 estabelece as artes visuais, a dança, a música e o teatro como linguagens integrantes do componente curricular na Educação Básica.

As artes visuais têm reforçado o aprendizado de variados conteúdos de acordo com os Referencias Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI). O documento compreende a presença da disciplina na Educação Infantil como linguagens de suma importância de expressão e comunicação humana.

As artes visuais já estão inseridas naturalmente na vida cotidiana das crianças. Pois, os atos de rabiscar, desenhar, pintar papéis, objetos ou até mesmo o próprio corpo favorecem a expressão de experiências sensíveis.

Os conhecimentos da antropologia, da filosofia, da psicologia, da psicanálise, da crítica de arte, da psicopedagogia e das tendências estéticas da modernidade surgiram teóricos que conceituaram ideias novas do ensino das artes, da música, do teatro e da dança.

Entre as ideias inovadoras está a valorização da livre expressão e os desenvolvimento criador e lúdico da criança através do experimento artístico. Uma das atividades pedagógicas em sala de aula é contação de histórias do universo infantil.

O profissional de artes visuais

O profissional formado em artes visuais tem o grau de bacharel ou licenciatura na área. O artista plástico utiliza-se das diversas linguagens artísticas, como a pintura, para expressar suas ideias.

Além da carreira de artística plástico, a atuação na área de artes visuais tem outras possibilidades. Veja alguns exemplos:

  • Produção de desenhos e ilustrações para o mercado editorial ou comercial;
  • Gerenciamento de centros culturais;
  • Curadoria de exposições.

As atividades com artes visuais utiliza-se de diferentes materiais, a exemplo de papel, madeira e tintas.

Tipos de artes

A arte é essencialmente uma manifestação do ser humano. E em cada período histórico tem-se determinado tipo. Veja:

Arte medieval: toda obra artística produzida no período da Idade Média;

Arte moderna: trata-se de toda expressão artística data do final do século XXI até meado do século XX;

Arte contemporânea: são todos os estilos e movimentos artísticos surgidos a partir da segunda metade do século XX, logo após a Segunda Grande Guerra (1939 – 1945).

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

ARAÚJO, Andréa. Artes Visuais; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/artes-visuais >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 17:57.

Copiar referência

Outros Artigos de Artes

Monumento à Terceira Internacional.

Construtivismo nas artes

O construtivismo nas artes está relacionado com o movimento artístico […]

A Commedia dell’arte fazia a utilização do humor e críticas à sociedade em palcos improvisados.

Commedia Dell’Arte

A Commedia Dell’Arte iniciou-se a partir do início do século […]

Circo armado

Circo

O circo é o lugar onde acontecem expressões artísticas que […]

características das cores matiz

Características das Cores

As características das cores podem ser descritas como matiz, tonalidade […]