Ártico

Localiza-se no extremo norte do planeta

O Ártico ou Região Ártica está situada no extremo norte dos continentes: América, Ásia e Europa. O Ártico, o Oceano Ártico e o Polo Norte, juntos formam o Círculo Polar Ártico.  Os extremos sul e norte do Planeta Terra é onde ficam situadas as regiões mais desabitadas do mundo. Essas áreas possuem clima excessivamente frio.

Trata-se de uma região do Polo Norte que fica dentro do Círculo Polar Ártico – paralelo que limita o Polo Norte do Planeta Terra. Ele engloba alguns locais em volta, cuja temperatura durante o verão é menos que 10 °C.

A Região Ártica é formada pelos territórios da Escandinávia, da Groenlândia, da Rússia, do Alasca, do Canadá e do Oceano Ártico.

Ártico, iceberg é uma grande massa de gelo.
Iceberg é uma enorme massa de gelo que se solta de uma geleira e emerge a uma altura superior a 5 metros do nível marítimo. (Foto: Pexels)

Ártico

O Ártico ou Região Ártica como também é conhecido, é o local definido como uma região do Hemisfério Norte demarcada pela linha onde, habitualmente tem a temperatura média inferior a 10 °C, em se tratando do mês mais quente. A linha isotérmica balizando essa região corresponde aproximadamente com as linhas das árvores árticas.

Uma outra explicação indica aquela região como sendo a zona delimitada pelo Círculo Polar Ártico, incluindo o Oceano Ártico e o Pólo Norte. Essas explicações não estão de acordo com a exatidão dos termos geográficos.

O termo “ártico” é originado do termo grego “ἀρκτικός” – “árktikós”, referente a “urso ártico” e da palavra “ἄρκτος” – “arktos”, que significa “urso”. O título é referente à “Grande Ursa” – constelação da Ursa Maior, que é relevante na parte setentrional da esfera celeste, ou então, se refere à “Pequena Ursa” – constelação da Ursa Menor, que inclui Polaris, a estrela polar.

No período do inverno, toda a área ártica fica encoberta por gelo e a sua temperatura média pode chegar a menos 40 °C. Já no período do verão, a Tundra se torna a vegetação principal, sendo que nas áreas mais aquecidas, é possível encontrar bétulas e salgueiros.

A fauna da região não é muito expressiva em se tratando do número de espécies. O aquecimento global tem prejudicado a Região Ártica de forma assustadora. O local está aquecendo duas vezes mais rápido do que a média global e isso tem repercutido de maneira muito negativa sobre a economia, fauna, flora e a vida dos povos nativos e habitantes do local.

Ártico, o pinguim é um ave cuja espécie é migratória.
O nome “pinguim” origina de outra ave, que existia na Região Ártica e que foi extinta pela ação humana. (Foto: Pixabay)

Tundra

A tundra é um bioma frio e inóspito, caracterizado pela baixa temperatura e também pelas estações de crescimento curtas, isso impossibilita o desenvolvimento das árvores.

A palavra “tundra” é originada da língua russa: “тундра”, com base na língua lapônica de Quildim: “tūndâr”, que significa: “terras altas” ou “região montanhosa sem árvores”.

Na tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, ervas, gramíneas, líquens e musgos. Em algumas espécies de tundras, existem árvores dispersas e em alguns lugares, existe a herbácea de porte pequeno. O ecótono que fica entre a tundra e a floresta, é chamado de linha de árvores.

São três os tipos diferentes de tundra:

  • Tundra ártica
  • Tundra alpina
  • Tundra antártica

Características

A extensão territorial do Ártico engloba aproximadamente 21 milhões de quilômetros quadrados e diante desse quadro, 65% é formado pelo Oceano Glacial Ártico. 45% do território é composto por um grande número de ilhas, incluindo as partes continentais que ficam localizadas no extremo norte.

No extremo norte estão situadas áreas territoriais que fazem parte dos países: Canadá, Estados Unidos, Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia.  A temperatura dessa região é sempre muito baixa, o frio é contínuo, sendo que a média fica em torno de  2 °C negativos.

De acordo com as características climáticas que predominam no local, no decorrer do ano, não há possibilidade de existir uma diversidade de vida. Por esse motivo, o que geralmente acontece, é só a existência de vegetação rala, que permanece por um curto espaço de tempo, somente na época mais quente, entre os meses de julho e agosto, período do verão boreal.

O Oceano Glacial Ártico é um mar interior, cujo as águas ficam congeladas durante quase todo o ano e isso forma uma espécie de barreira natural para o desenvolvimento da pesca e também o transporte marítimo.

Ártico,lugar de clima extremamente frio.
O Ártico é uma calota de gelo cercada por massas de terra, já Antártica é uma massa de terra cercada por águas. (Foto: Pixabay)

Naquela região pode se encontrar várias banquisas, que são grandes blocos de gelo originados da água salgada. Esses enormes blocos costumam medir cerca de 10 metros de espessura e 1.000 quilômetros de largura.

Há ainda, a existência de icebergs, que são os blocos de gelo produzido por meio da água doce, cujo percurso é em direção ao Oceano Atlântico e Oceano Pacífico. 

Na Região Ártica dá para assistir um incrível fenômeno da natureza, chamado de Aurora Boreal. Esse evento é causado através do impacto dos ventos solares com o campo magnético do Planeta Terra, provocando um show de luzes coloridas e reluzentes. Esse é um dos mais belos espetáculos da natureza.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Ártico; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/artico >. Acesso em 19 de novembro de 2019 às 06:31.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]