Ásia

Maior continente da Terra

A Ásia é o maior e mais populoso continente do mundo. No lado ocidental, faz fronteira com a África e com a Europa. Já no lado oriental faz fronteira com o Oceano Pacífico, a Oceania e, em menor proporção, com a América do Norte, pelo Estreito de Bering. O ponto extremo setentrional do continente fica no oceano Glacial Ártico.

Sua população corresponde a quase 3/5 da população mundial, com um número aproximado de 4.050.404.000 bilhões de habitantes, o que corresponde a 70 habitantes por quilômetro quadrado. Isso porque o continente abrange um terço das partes sólidas da superfície do planeta Terra.

O países que compõem o continente asiático são: Afeganistão, Arábia Saudita, Armênia, Azerbaijão, Bahrein, Bangladesh, Brunei, Butão, Camboja, Cazaquistão, China, Chipre, Singapura, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Geórgia, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, Líbano, Maldivas, Malásia, Mongólia, Mianmar, Nepal, Omã, Palestina, Paquistão, Qatar, Quirguistão, Rússia, Síria, Sri Lanka, Tadjiquistão, Tailândia, Taiwan, Timor-Leste, Turcomenistão, Turquia, Uzbequistão e Vietnã.

Conheça mais sobre o continente asiático no vídeo abaixo

História da Ásia

O nome Ásia é derivado do acádio (w)aṣû(m), que quer dizer “subir”, “sair”, com respeito ao nascer do sol. Além disso, o termo faz referência a uma das ninfas da Oceânica, popularmente conhecida como Clímene.

A história da Ásia pode ser compreendida como aquela que narra o surgimento do leste asiático, da Ásia meridional e do Oriente Médio. Sua civilização é uma das mais antigas, com início há mais de 4.000 anos, antes mesmo de começar as atividades econômicas, manifestações culturais e desenvolvimentos científicos do mundo ocidental.

A Ásia formou os povos das cidades mais antigas, bem como os sistemas de lei, a figura dos comerciantes e agricultores. Os cidadãos do continente foram responsáveis pelo desenvolvimento da escrita, das primeiras literaturas, inventaram o papel, a bússola, a pólvora, dentre outros.

Grande parte da Ásia colonial conquistou a sua independência na metade do século XX. Por conta disso, muitos cidadãos asiáticos têm trabalhado para conquistar o padrão de vida elevado, como incentivos para as atividades industriais e agrícolas, incluindo a tentativa de redução da população.

No entanto, as disputas políticas foram as responsáveis por dificultar essa tarefa, pois, com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Ásia foi transformada em um palco de guerras: de um lado, os países que adotavam o Capitalismo como principal forma de economia e do outro, os defensores do Comunismo como sistema de governo.

Sistemas de governo

O continente apresenta vários sistema de governo. O governo da China e de alguns países, por exemplo, é comandado pelos Comunistas. Os monarcas, por outro lado, governam os reinos da Tailândia e Arábia Saudita. Os reinos de Barém, Estado do Catar e Emirados Árabes Unidos são controlados pelos Shakes.

Nos períodos de conturbação, alguns líderes de forças armadas passaram a exercer o controle sobre muitas nações. Por conta disso, nove estados malaios possuem sultões ocupando a função no cargo de chefe supremo da nação. Porém, como seguidores dos princípios da democracia, é possível citar o Japão e Israel.

Características geográficas

A Ásia abriga algumas das montanhas mais altas do mundo. Entre elas o monte Everest, considerada a maior altitude do planeta, localizada a 8. 848 m acima do nível do mar, ao longo da linha fronteiriça da República Democrática Federal do Nepal com a região autônoma chinesa do Tibete.

Os rios da Ásia são mais extensos, uma vez que as chuvas trazidas da região influenciada pelos climas equatorial e tropical, aliados à grande quantidade de neve derretida das altas montanhas favorecem a existência de rios, que correm em quase todas as direções do continente.

O litoral do mar Morto, a planície de menor altitude do mundo, estão localizadas a 396 m abaixo do nível do mar, na região fronteiriça do Estado de Israel com o Reino Hashemita da Jordânia.

Ásia
Mapa do continente asiático. (Foto: Wikipedia)

Em razão da sua grande extensão continental da parte setentrional até a meridional, o continente asiático preenche espaço em quase todas as áreas de clima do hemisfério setentrional: equatorial, tropical, temperada e polar.

No relevo, o continente apresenta características contratantes. Possui terras baixas de aluvião e de litoral, além de extensas formações planálticas com cordilheiras muito altas, que se tornam extensas por uma vasta área centro-meridional, entre os territórios nacionais turco e indonésio. É o único com aproximadamente 1.0000 metros de cota altimétrica média.

Economia

Entre todas as economias do continente asiático, segundo os dados do PIB (Produto Interno Bruto), o Japão tem a maior economia da Ásia e a segunda maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. No país, grande parte da população trabalha com a agricultura, caracterizada, sobretudo, pela alta produtividade de arroz.

O continente possui grandes reservas minerais, o que facilita o seu desenvolvimento industrial. A China, por exemplo, é um grande produtor de mineral, rica principalmente em petróleo, carvão, ferro, chumbo, zinco e mercúrio, e de outras jazidas de outros minerais.

Além disso, a pecuária do continente é outro exemplo de atividade muito comum. A China é produtora de animais de pequeno porte, sendo o primeiro produtor mundial de suínos, o terceiro de ovinos e o quinto de bovinos, já a Índia possui o maior rebanho bovino do mundo.

Cultura

Na religião, os asiáticos foram os fundadores das mais relevantes do mundo, tais como o Budismo, o Confucionismo, o Xintoísmo, o Hinduísmo e o Cristianismo.  A arte, a música e a literatura também são partes importantes da cultura asiática.

As línguas mais faladas são: o mandarim, sendo a língua mais falada do mundo, o árabe, o malaio-indonésio, o coreano, o japonês, o hindi-urdu e o bengali. Contudo, a Ásia não é um continente muito diversificado culturalmente, pois houve pouca história em comum de muitas das culturas dos povos da Ásia.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

MENDONÇA, Camila. Ásia; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/asia >. Acesso em 19 de novembro de 2019 às 08:16.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]