Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Aterro Sanitário
Biologia
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Biologia » Aterro Sanitário
Postado por o_autor2019 em 13/08/2019 e atualizado pela última vez em 16/09/2020
Aterro sanitário é o lugar determinado para a decomposição final daqueles resíduos sólidos que são produzidos pela ação humana. É criado com o intuito de reduzir o impacto do lixo no planeta Terra, principalmente para evitar a contaminação da água, do ar e do solo.
Nesse local são descartados os resíduos domésticos, comerciais, das indústrias de construção e os sólidos que são retirados do esgoto.
Trata-se da técnica de enterrar todo o lixo para que ele possa se decompor a longo prazo na natureza. É parte de uma vasta ciência que promove o tratamento dos resíduos sólidos.
O aterro sanitário é um tipo de depósito onde são despejados os resíduos sólidos que são produzidos por construções, hospitais, indústrias e residências. A maior parte desse lixo é composta por materiais que não são recicláveis.
A maior parte desse lixo é composta por materiais que não são recicláveis
É uma obra de engenharia que tem o intuito de tratar da decomposição final dos resíduos da forma mais ecologicamente correta possível. As regras para o funcionamento de um aterro, são:
De acordo com a norma NBR 8419/1992 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o aterro sanitário é um método de distribuição de resíduos sólidos urbanos no solo, que não deve provocar danos para a saúde pública e nem ao meio ambiente, reduzindo os impactos ambientais.
A técnica usada pelos aterros parte dos princípios da engenharia para o confinamento de resíduos sólidos sempre em uma menor área possível, além de diminuir o volume desses resíduos, o máximo que puder, cobrindo com uma camada de terra para finalizar o processo.
Segundo outra norma da ABNT, a NBR 13896/1997, é recomendável que os aterros construídos tenham uma vida útil de 10 anos no mínimo. A sua supervisão deve seguir por mais 10 anos, pelo menos, depois da finalização das atividades e afins.
A Lei nº 11.107/2005 e a Resolução nº 404/2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), determina as diretrizes e os critérios para o licenciamento ambiental de aterro sanitário de pequeno porte de resíduos sólidos urbanos.
Os aterros sanitários possuem extrema importância, porque eles resolvem boa parte dos problemas provocados pelo excesso de lixo produzido pela população das grandes cidades. Além disso, existe a forma ecologicamente correta para tratar a decomposição dos resíduos.
Existem alguns pontos importantes para que, simultaneamente, meio ambiente e aterros sanitários cheguem à melhor solução de proteção ambiental possível:
Todo material descartado é considerado lixo e deve ter um destino apropriado, de acordo com a sua classificação. É importante a atenção de cada indivíduo ao descarte de seu lixo, por causa dos problemas ambientais urbanos, que têm crescido de forma desordenada.
Por causa de questões como acúmulo de lixo, contaminação das águas, do ar e do solo, foram criadas formas diferenciadas para cada tipo de material descartado. Essa ideia foi colocada em prática para que cada tipo de lixo, receba o tratamento correto e adequado.
Seguem as especificações de cada tipo de lixo:
, . Aterro Sanitário; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/aterro-sanitario >. Acesso em 26 de setembro de 2020 às 07:35.
O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]
O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]
O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]
O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]