Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Átomo
Química
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Química » Átomo
Postado por o_autor2019 em 25/02/2019 e atualizado pela última vez em 24/09/2020
O átomo foi inicialmente estudado pelos filósofos gregos Leucipo e Demócrito na Grécia Antiga. O termo, de origem grega, significa indivisível, por ser considerado a menor unidade de uma matéria que ocupa massa e espaço, sendo incapaz de outra vez ser repartido, manter as mesmas características dos elementos químicos.
Estruturalmente, o átomo é subdivido em duas regiões: o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada pelos elétrons.
As subcamadas de um átomo não possuem visualização possível a olho nu, os estudos constataram cada uma delas a partir de experimentações científicas. A seguir, serão apresentadas cada uma das subdivisões de um átomo.
A estrutura de um átomo é dividida, basicamente, em mais duas: o núcleo, constituído por prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada pelos elétrons.
Conheça cada uma dessas camadas, detalhadamente, a seguir:
Núcleo: É a região que fica exatamente no centro do átomo, formada por uma camada maciça e comporta, dentro da estrutura, os prótons e nêutrons.
Prótons: são partículas com carga positiva, tendo uma carga relativamente igual a +1.
Nêutrons: Diferente dos prótons e elétrons, os nêutrons possuem uma carga neutra, como o próprio nome diz. Essas partículas não possuem carga elétrica, amenizando o nível de repulsa entre prótons no núcleo atômico.
Eletrosfera: Não centralizada, a eletrosfera está localizada numa região mais periférica do núcleo. Os elétrons, que formam uma parte da sua estrutura, giram em torno do centro atômico.
Elétrons: São partículas carregadas negativamente, tendo carga equivalente a -1.
Apesar da estrutura e composição apresentadas atualmente, ao longo da história vários cientistas e pesquisadores desenvolveram modelos diferentes para explicar a composição do átomo.
Até a definição estabelecida e estudada nos dias de hoje, houve alguns questionamentos. Iremos conhecer neste capítulo as teorias sobre os modelos atômicos debatidos nos séculos do XVIII e XIX.
John Dalton considerava o modelo de Leucipo e Demócrito bastante coerente. Nesta teoria, estes pesquisadores concluíram que os átomos eram as menores unidades de matéria possíveis, sem a mínima possibilidade.
Após a descoberta do elétron (partícula que constitui o átomo com carga elétrica negativa), o modelo atômico de Dalton foi considerado ultrapassado, dando vez ao novo modelo de Thomson, conhecido como pudim de passas.
Nesta hipótese, o átomo era uma esfera composta por cargas positivas, atrelado à carga de elétrons negativas, tornando o átomo neutro.
Nesse experimento, o pesquisador simulou um sistema planetário. Ao lançar partículas alfa através de uma lâmina de ouro, percebeu-se que a maioria delas atravessou a lâmina, uma parte bem menor sofreu um desvio pequeno e uma quantidade insignificante sofreu um grande desvio.
A partir dessa construção, ficou constatado que o átomo não era maciço, como se imaginava e, sim, possui um grande espaço vazio. Também ficou provado que boa parte da sua massa fica concentrada no centro e as regiões periféricas ficam ociosas (sem ocupação).
Após dois anos da descoberta de Rutherford, Niels Bohr aperfeiçoou o seu modelo, validando com algumas constatações.
Niels concluiu que os elétrons formam órbitas circulares ao redor do núcleo, com energia fixa e determinada, chamada de órbitas estacionárias. Essa teoria provou também o movimento nessas mesmas órbitas evitem energia involuntariamente.
O modelo atômico de Rutherford-Bohr é um dos mais difundidos no meio acadêmico, principalmente entre estudantes do ensino médio, apesar de ser ainda criticado pela comunidade científica, por considerá-lo ineficiente.
Maior parte dos questionamentos se deve ao fato da teoria não explicar três pontos importantes deste experimento:
, . Átomo; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/atomo >. Acesso em 24 de setembro de 2020 às 21:33.
A fórmula estrutural é uma das fórmulas da química orgânica […]
As forças intermoleculares é um dos assuntos que mais caem […]
Filtração é um dos métodos da química utilizada para fazer […]
A fissão nuclear é o processo de divisão de núcleos […]