Aves brasileiras

País possui cerca de duas mil espécies

As aves brasileiras abrangem um exotismo único. Na Classe das Aves pertencem ao Filo Chordata, que é uma das divisões do Reino Animalia. Essa subdivisão atende várias ordens e estas agrupam várias famílias. Cada uma com tonalidades nas penas, formas, cantos e habitat específico.

De acordo com levantamento do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), existem cerca de 2000 espécies que povoam o país. Esse número pode aumentar, pois novas espécies continuam sendo descobertas regularmente.

Assim sendo, algumas são encontradas em regiões restritas, as endêmicas, outras são ameaçadas de extinção. As aves são animais vertebrados homeotérmicos, animais com sangue quente, que controlam sua temperatura corporal. Essa característica proporciona a elas a ocupação de uma variedade de ambientes.

Aves brasileiras

É possível encontrar 148 espécies de aves brasileiras no Cerrado, essas espécies são típicas dessa região. Entre elas constam a ema que é a maior ave brasileira, a seriema, o pavãozinho do Pará, a coruja orelhuda, a coruja da igreja, arara caniné e arara vermelha grande. O tuiuiú, que tem até três metros de envergadura é considerado símbolo das planícies alagadas do Pantanal.

Duas araras vermelhas grandes espécie de aves brasileiras
A arara vermelha grande é uma espécie endêmica do Cerrado. (Foto: Wikimedia Commons)

A asa branca, tão conhecida pelo seu voo, na Região Nordeste. Na floresta Amazônica a diversidade é ainda maior, devido a sua fauna e flora, com araras e tucanos.

As aves pequenas como os beija-flor, tão comuns em parques e jardins, são ágeis e trabalham extraindo o néctar das flores. Tem ainda o bem-te-vi com o peito amarelado e o dorso pardo. E ainda, o papagaio que tem a coloração esverdeada e chama a atenção das pessoas decorando e imitando as falas humanas, o qual sofre com o comércio ilegal.

Arara silvestre é uma espécie de ave brasileira
O papagaio é um animal silvestre que sofre com o comércio ilegal. (Foto: Wikipedia)

Espécies de aves brasileiras

Entre as espécies de aves brasileiras constam abaixo alguns exemplos.

Pássaros

Ou Passeriformes é a maior ordem da classe das aves, pois compõem quase 6.000 espécies, com mais da metade das espécies de aves existentes. Possuem diversidade morfológica, ecológica, biológica e comportamental.

Normalmente são aves de pequenas e médias dimensões com alimentação apoiada nas sementes, frutos, anelídeos e crustáceos, pequenos invertebrados e alguns vertebrados como roedores, peixes, ou até filhotes de outras aves.

Exemplos dessas aves são os bem-te-vis, lavadeiras, tangarás, andorinhas, canários, sabiá, etc.

bem-te-vi é uma espécie passeiforme de aves brasileiras
O bem-te-vi é uma espécie de pássaros ou passeiformes. (Foto: Pixabay)

Psittaciformes

É a ordem de aves com mais de 360 espécies e 80 gêneros das famílias Psittacidae, Strigopidae e Cacatuidae. Se caracterizam por terem dois dedos voltados para a frente e dois para trás, diferenciando-se das outras espécies de aves que têm três dedos voltados para a frente e um para trás.

Possuem inteligência superior e bico encurvado com a mandíbula superior encurvada sobre a inferior, o que é uma adaptação para a alimentação de sementes e frutos. São normalmente muito coloridas e capazes de reproduzir vários sons, inclusive imitam a fala humana. Espécies como a da calopsita tem uma crista móvel.

Exemplos dessas aves brasileiras são os papagaios, as araras, os periquitos, as jandaias, os tuins, maracanãs, caturritas, as calopsitas, entre outras.

dupla de caturritas pousadas  
A caturrita é uma espécie de pisitattaciformes. (Foto: Wikipedia)

Algumas espécies sofrem extinção devido ao tráfico de animais e a caça ilegal, como as araras azuis. A ararinha azul é criada atualmente em cativeiro, e é endêmica da Região Nordeste do Brasil, podendo ser encontrada somente nessa região.

Galináceos

Os galináceos ou Galliformes são uma ordem de aves bem diversa, integrando por volta de 70 gêneros e mais de 250 espécies que incluem o peru e a galinha, além das perdizes e faisões. Os ganiláceos são aves de pequeno e médio porte, robustas e possuem asas pequenas e arredondadas.

Com plumagem variada, geralmente o macho é mais colorido do que a fêmea. Podem possuir papos e cristas. Esse exemplo de ave brasileira é estimada como aves ornamentais e até mesmo alimento.

perdiz em um campo
O perdiz é um exemplo de galináceo. (Foto: Wikipedia)

Animais em extinção

Algumas aves brasileiras estão na lista dos animais em extinção no Brasil como a ararajuba, também conhecida como Guaruba, típica da região Amazônica; o pica-pau amarelo que ainda pode ser encontrado nos estados do Alagoas e Rio de Janeiro; além da ararinha azul, presente na Região Nordeste, mas criadas em cativeiro.

 

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Letícia Reis, Ana. Aves brasileiras; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/aves-brasileiras >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 21:39.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Celoma

O Celoma tem origem do latim “cele” que significa “cavidade”. […]

Cavalo Marinho

O Cavalo Marinho é da espécie do Hippocampus, um gênero […]

Cavalo

O Cavalo é um animal mamífero que pertence a um […]

Caule

O Caule é o órgão que conduz as seivas das […]