Bacia do Paraguai

Possui aproximadamente 1.100.000 Km² de extensão

A Bacia do Paraguai corresponde a todas as reservas de águas superficiais ou subterrâneas direcionadas para a região banhada pelo rio Paraguai e seus afluentes.

Devido a sua extensão, a Bacia do Paraguai abrange quatro países. São eles: Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia.

A Bacia do Paraguai tem esse nome, pois o principal rio que forma essa bacia é o Rio Paraguai.

Números da Bacia do Paraguai

  • Comprimento: 2.621 km
  • Vazão média: aproximadamente 360 mil metros cúbicos por segundo
  • Altitude da nascente: 300 metros
  • Extensão: 1.100.000 km²
O rio Paraguai é um dos rios que formam a Bacia do Paraguai
O rio Paraguai é o principal rio da Bacia do Paraguai. (Foto: Wikimedia Commons)

Características da Bacia do Paraguai

Com uma extensão superior a um milhão de quilômetros quadrados, a Bacia do Paraguai abrange o Estado do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além disso, a bacia abrange também outros países como Argentina, o Paraguai e a Bolívia. Um dos principais rios que formam essa bacia nasce no Mato Grosso.

A bacia do Paraguai é dividida em Planalto e Pantanal. Na parte do planalto é possível encontrar terras com altitude superior a 200 metros, enquanto que no Pantanal encontramos regiões com menos de 200 metros de altitude. Por serem mais baixas, as áreas do pantanal podem sofrer com inundações.

Como foi visto no início do artigo, o Rio Paraguai é o principal rio da bacia. Sua nascente fica na Chapadas dos Parecis, localizado no estado de Mato Grosso.

Rio Paraguai

O Rio Paraguai é o principal da América do Sul. No Brasil, ele percorre aproximadamente 1.690 km entre a nascente e o rio Apa, onde desemboca.

Os principais afluentes desse rio no Brasil são: Sepotuba, Cabaçal, Jaurú, São Lourenço, Paraguai Mirim, Pacú, Velho, Negrinho,Taquari, Abobral, Miranda, Novo, Nabileque, Negro (Bolívia e Paraguai), Branco, Tereré, Aquidaban e Apa.

Relevância Econômica

A Bacia do Paraguai tem grande relevância para a economia, já que a maioria dos seus rios são planos. Rios planos facilita a navegação e consequentemente deixa o transporte de produtos mais fácil.

Devido à facilidade para navegar, a bacia é muito utilizada pelo transporte de cargas. A hidrovia do Paraguai-Paraná é uma das principais vias fluviais da América do Sul. O Porto de Corumbá, situado no Mato Grosso do Sul, é o mais importante.

Entretanto, a forte exploração mineral, o desenvolvimento da atividade agropecuária, o crescimento da urbanização e industrialização tem provocado graves problemas ao meio ambiente. A erosão do solo é um dos problemas ambientais identificados na região.

A Bacia do Paraguai é uma importante rota de mercadorias
A Bacia do Paraguai possui grande importância econômica. (Foto: Wikimedia Commons)

Bacia Hidrográfica

Bacia Hidrográfica é uma região que recebe água da chuva. A água é levada as bacias através de uma rede de drenagem formada por riachos, córregos, ribeirões e os rios, seus afluentes e subafluentes.

A depender da forma que as águas fluem as Bacias Hidrográficas são classificadas de diferentes formas. Elas podem ser:

  • Exorreica – as águas direcionadas direta ou indiretamente para o mar;
  • Endorreica – as águas ficam em um lago ou mar sem saída;
  • Criptorreica – as águas desembocam dentro de rochas calcárias, formando lagos subterrâneos;
  • Arreica – o rio seca em algum momento do curso ou as águas vão para os lençóis freáticos.

Conheça a seguir as principais Bacias Hidrográficas do Brasil:

Bacia Amazônica

A Bacia Amazônica é a maior do Planeta Terra. Ela fica situada na região Norte do Brasil e possui cerda de 7 milhões de Km² de extensão. O rio Amazonas é o principal rio dessa bacia, já os principais fluentes são os rios: Negro, Solimões, Madeira, Purus, Tapajós, Branco, Juruá, Xingu e Japurá.

Bacia do Rio Parnaíba

A Bacia do Rio Parnaíba fica situada na região Nordeste do Brasil. Com 340.000 km² de extensão, o principal rio é o Parnaíba. Já os principais afluentes são os rios: Parnaíbinha, Gurguéia, Balsas, Medonho, Uruçuí-Preto, Poti, Canindé e Longa.

Bacia do Rio São Francisco

A Bacia do Rio São Francisco fica situada na região Sudeste e possui cerca de 640.000 km². O principal rio é o Rio São Francisco e os afluentes de destaque são os rios: Pardo, Paraopeba, Jequitaí, Pará, Abaeté, Grande, Verde e das Velhas.

Bacia do Paraná

A Bacia do Paraná fica localizada na região Sul do país. O principal rio é o Paraná e seus principais afluentes são os rios: Grande, Tietê, Paranapanema. A bacia do Paraná tem aproximadamente 800.000 km² de extensão.

Bacia do Rio Paraíba do Sul

A Bacia do Rio Paraíba do Sul possui aproximadamente 60 mil Km² de extensão. O principal rio é se chama Paraíba do Sul e os principais afluentes são os rios: Paraibuna, Jaguari, Buquira, Pomba, Piabanha e Muriaé.

Bacia do Rio Uruguai

A Bacia Rio Uruguai fica na região Sul do país. Essa bacia tem aproximadamente 385 mil km². O principal rio é o Uruguai, já os principais afluentes são os rios: Peixe, Chapecó, Peperi-Guaçu, Passo Fundo, Ijuí, Negro e da Várzea.

Bacia Platina

A Bacia Platina é formada pelas Bacias do Uruguai, Paraná e Paraguai. Com aproximadamente 3 milhões km², essa é considerada uma das maiores bacias do mundo.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Bacia do Paraguai; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/bacia-do-paraguai >. Acesso em 29 de outubro de 2019 às 14:32.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]