Bacia do Uruguai

Possui uma área total de 385.000 km²

A Bacia do Uruguai fica situada na região Sul do Brasil, ela possui uma área total de 385.000 km².

A Bacia do Uruguai abrange 384 municípios dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além de dois estados brasileiros, a Bacia do Uruguai ainda compreende os países da Argentina e Uruguai.

A bacia do Uruguai recebe esse nome, pois seu principal rio é o Rio Uruguai. A nascente desse rio fica em Santa Catarina e o desague dele ocorre no estuário do rio da Prata, entre a Argentina e o Uruguai. Outros cursos d’água também fazem parte dessa bacia.

Informações gerais da Bacia do Uruguai

Essa bacia possui um grande potencial hidrelétrico, podendo produzir até 40,5 KW/km². Nessa região ficam instaladas várias usinas, entre elas: a Usina Hidrelétrica Binacional de Salto Grande, a Usina Hidrelétrica de Itá, a Usina Hidrelétrica de Machadinho e Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.

Dos seus 385 mil Km² de área total, aproximadamente 180 mil km² está em território brasileiro, isso corresponde a 2% do território nacional.

Nessa região ainda existe uma intensa atividade agrícola e industrial, isso vem provocando graves problemas ao meio ambiente do local.

Muitas áreas que ficam próximas a Bacia do Uruguai foram desmatadas, essa ação provou desequilíbrio ambiental, desde ao assoreamento dos rios até a poluição da água.

Em consequência disso, a região possui pouca vegetação remanescente dos biomas da Mata Atlântica e da Mata de Araucárias.

Principais rios

Os principais rios que formam a Bacia do Uruguai são: Rio Uruguai, Rio Negro, Rio Chapecó, Rio Passo Fundo, Rio Peixe, Rio Várzea, Rio Peperi-Guaçu, Rio Ijuí, Rio Ibicuí, Rio Quaraí.

Veja a seguir características do principal rio que forma essa bacia, o Rio Uruguai.

Rio Uruguai

O rio Uruguai passa por três países. A nascente dele fica na Serra Geral, localizada na fronteira entre os estados de Santa Catariana e Rio Grande do Sul. Esse rio é formado pela junção das águas do rio Pelotas e rio Canoas.

Principais características:

  • Extensão: 1.770 km
  • Altitude na nascente: 440 metros
  • Bacia Hidrográfica que pertence: Bacia do Uruguai
  • Principais afluentes: rios Negro, Canoas, Pelota, Cuareim, Peixe, Aguapey, Ibicuí, Piratini, Arapey, Chapecó e Passo Fundo.
  • Principal cidade banhada: Uruguaiana (RS)
  • Países que pelo qual passa: Brasil, Uruguai e Argentina
  • Vazão média: 4.500 m³/s

Os trechos desse rio podem ser classificados de três formas: superior: ocorre a junção entre os rios Pelotas e Canoas até a foz do rio Piratini; médio: condiz à distância da foz do rio Piratini até a cidade de Salto, no Uruguai; inferior: parte final do rio, de Salto até Nueva Palmira, Uruguai, diante da foz do Rio da Prata.

Normalmente a navegação nesse rio é realizada pelo trecho inferior, na bacia do rio da Prata. Nesse trecho é comum avistar alguns navios. À proporção que sobe o rio, a navegação vai ficando cada vez mais difícil.

A navegação pode ser feita, em pequenos barcos, sem grandes problemas, até a cidade de Salto no Uruguai. Depois dessa cidade, a navegação se torna difícil devido as corredeiras existentes no local.

O rio Uruguai faz parte da bacia do Uruguai
O rio Uruguai é o principal rio da Bacia do Uruguai. (Foto: Wikipédia)

Hidrografia do Brasil

O território brasileiro possui grandes e variados recursos hídricos. O país acumula aproximadamente 15% de toda água doce disponível no Planeta Terra.

Cada rio ou curso d´água do Brasil possui particularidades que são resultado da junção de várias características da região geográfica onde estão localizados. O clima, o relevo, a vegetação, a ação humana, são alguns dos fatores que influenciam na característica de cada rio brasileiro.

O Brasil possui 12 regiões hidrográficas. Conheça a seguir algumas regiões hidrográficas brasileiras e suas características:

Região Hidrográfica Amazônica

A Bacia Amazônica é composta pelo rio Amazonas e seus afluentes, essa bacia possui uma área total de 3.843.402 km². A Bacia Amazônica engloba os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia, Roraima, Pará e Mato Grosso.

Os principais afluentes dessa bacia são os rios: Javari, Juruá, Jutaí, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu, Iça, Japurá, Negro, Trombetas e Jari.

Região Hidrográfica Tocantins Araguaia

Bacia Tocantins-Araguaia possui uma área total de 967.059 km². Essa bacia engloba os estados de Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal.

Os principais afluentes dessa bacia são os rios: Formoso, Garças, Bagagem, Tocantizinho, Paraná, Manuel Alves Grande, Rio Sono e Santa Tereza.

Região Hidrográfica do Paraguai

A Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental possui uma área total de 254.100 km². Essa bacia hidrográfica abrange uma pequena área do Pará e o Estado do Maranhão em sua totalidade. Os rios que fazem parte dessa bacia são: Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Mearim e Itapecuru.

Região Hidrográfica do São Francisco

Bacia do Rio São Francisco possui uma área total de 641.000 km². Ela engloba os estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e também o Distrito Federal.

Essa bacia possui 158 afluentes, 90 deles são permanentes e 68 temporários. Entre os seus afluentes estão os rios Das Velhas, Abaeté, Correntes, Jequitaí, Rio Verde Grande, Paracatu.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Oliveira, Filipe. Bacia do Uruguai; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/bacia-do-uruguai >. Acesso em 30 de janeiro de 2020 às 00:32.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As águas do mar de Bering são extremamentes geladas.

Mar de Bering

O Mar de Bering tem um formato triangular e fica […]

Capitalismo Informacional

O Capitalismo Informacional teve o seu conceito apresentado na obra […]

O canal do Panamá liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.

Canal do Panamá

O Canal do Panamá situado no Panamá, país mais meridional […]

O canal de Suez é uma importante hidrovia para a região do Egito.

Canal de Suez

O Canal de Suez é uma via navegável, artificial e […]