Bacia Platina

Também chamada de bacia do rio da Prata

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da Prata, possui aproximadamente 1.397.905 km², sendo a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, ficando atrás somente da bacia Amazônica. Ela se estende pelos seguintes países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Nessa bacia tem cerca de 60,9% de usinas hidroelétricas em operação ou em construção no país. Ela é constituída pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai e também pelos seus afluentes.

O rio Paraguai é um dos principais afluentes da bacia Platina.
O rio Paraguai é a principal fonte de abastecimento de água para as regiões urbanas das cidades de Corumbá e Ladário – Mato Grosso do Sul. (Foto: Wikipédia)

A Bacia Platina

A bacia Platina abrange uma região de cerca de 4,3 milhões de km². Com porções de territórios de países como Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. O rio Paraná é o rio mais expressivo da bacia, ele possui uma extensão de 4.880 quilômetros.

O rio Paraná tem grande potencial hidráulico, com uma intensa utilização para produção e geração de energia elétrica. São muitas usinas hidroelétricas instaladas no seu curso, em especial no território brasileiro.

Após receber as águas do rio Paraguai, já em território da Argentina, o rio Paraná se torna absolutamente navegável. Sendo assim, ele é um rio de extrema importância, economicamente falando, para a América do Sul.

O rio Paraguai possui 2.695 quilômetros de extensão, sendo um rio apropriado para as navegações. Trata-se de uma importante hidrovia de comunicação e transporte para o Paraguai e também para o Brasil.

O rio Uruguai possui uma extensão de 1.838 quilômetros e funciona como um limite entre a Argentina e o Brasil, Ele tem um bom potencial hidráulico, além de ser navegável ao logo de todo o seu curso.

Além do grande potencial de navegação e do bom aproveitamento de energia elétrica, os sistemas hidrográficos dos rios Paraná e Uruguai têm as suas águas usadas para irrigações dos campos cultiváveis e para o abastecimento de água potável, tanto para o consumo doméstico quanto para o consumo industrial.

As Cataratas do Iguaçu está localizada no rio Iguaçu, um dos rios que abastecem a Bacia Platina.
As Cataratas do Iguaçu é uma das maiores cachoeiras do mundo, com centenas de cascatas, está localizada na bacia do Paraná. (Foto: Wikipédia)

As Principais Sub-bacias da Bacia Platina

Os principais rios da abastecem a bacia Platina são:

  • Rio da Prata – é formado pelos rios Paraná e Paraguai, tem uma extensão de aproximadamente 290 km. Ele separa a Argentina do Paraguai e tem como característica principal, o seu estuário, que significa ser o local de transição entre um rio e o mar.
  • Rio Grande – é um dos rios formadores do rio Paraná, sendo um curso de água que banha os estados de Minas Gerais e São Paulo. Sua extensão é de aproximadamente 1.090 km.
  • Rio Iguaçu – é um dos rios afluentes mais importantes do rio Paraná, sua extensão é de aproximadamente 1.320 km. Ele corta os estados do Paraná, Santa Catarina e a província de Missiones – Argentina. As Cataratas do Iguaçu fazem parte dessa bacia, sendo consideradas umas das maiores quedas d’água do mundo.
  • Rio Paraguai – a sua extensão chega a alcançar 2.695 km e passa por quatro países da América do Sul: Brasil, Argentina, Bolívia e Paraguai. É um importante afluente do rio Paraná e nasce no estado do Mato Grosso.
  • Rio Paraná – é o segundo maior rio da América Latina tendo uma área de extensão de aproximadamente 4.880 km. Suas águas delimitam as fronteiras entre Brasil e Paraguai, Paraguai e Argentina.
  • Rio Paranaíba – sua área total abrange aproximadamente 1.000 km, sua nascente fica situada no estado de Minas Gerais e a sua extensão atravessa outros estados do país, como: Goiás e Mato Grosso do Sul.
  • Rio Paranapanema – é um dos cursos de água mais importantes que existem no interior do estado de São Paulo, sendo um divisor natural entre os territórios dos estados de São Paulo e Paraná. Sua extensão é de aproximadamente 929 km.
  • Rio Sepotuba – é um curso de água situado no estado do Mato Grosso, sendo um afluente importante da bacia do Paraguai e um de seus principais tributários.
  • Rio Taquari – é um curso de água que nasce no extremo sul do estado do Mato Grosso, ele também banha o estado do Mato Grosso do Sul. Sua extensão é de aproximadamente 530 km.
  • Rio Tietê – é um curso de água muito conhecido, porque os seus 1.150 km de extensão atravessam praticamente todo o estado de São Paulo, do leste ao oeste, marcando a geografia urbana da capital paulista.
  • Rio Uruguai – tem aproximadamente 1.838 km de extensão territorial e determina a fronteira entre países como o Brasil, Uruguai e Argentina.

Usinas Hidroelétricas da Bacia Platina

A bacia Platina é uma das maiores bacias hidrográficas do mundo e nela foram construídas algumas usinas hidroelétricas, que são responsáveis pela produção e geração de energia para todo o território brasileiro e também para os países vizinhos.

A bacia do rio da Prata é responsável por cerca de 60,9% de toda a instalação hidrelétrica do Brasil, as suas principais usinas hidroelétricas são:

  • Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional – Rio Paraná
  • Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza (Jupiá) – Rio Paraná
  • Usina Hidrelétrica de Furnas – Rio Grande
  • Usina Hidrelétrica Porto Primavera – Rio Paraná
  • Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira – Rio Paraná
  • Usina Hidrelétrica de Marimbondo – Rio Grande

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Bacia Platina; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/bacia-platina >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 21:28.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]

Bacia sedimentar possui vários tipos.

Bacia Sedimentar

Bacia Sedimentar é uma depressão existente na superfície do planeta […]