Bandeira da Argentina

Símbolo oficial desse país da América do Sul

A Bandeira da Argentina é um dos símbolos mais importantes da República Argentina. Ela é tão importante quanto o Escudo da República, o Hino Nacional e o Laço Nacional.

O modelo atual da bandeira da Argentina foi criado pelo advogado, economista, intelectual e militar Manuel Belgrano (1770 – 1820), que se baseou no laço nacional. A bandeira foi exibida pela primeira vez, como o símbolo da Guerra da Independência, no ano de 1812.

A bandeira da Argentina é um símbolo oficial.
Bandeira oficial da Argentina. (Foto: Wikipédia)

Bandeira da Argentina

A bandeira da Argentina é conhecida como “Celeste”, por causa de sua coloração azul. Ela só foi oficialmente aceita no ano de 1816, em uma ação de confirmação da Declaração de Independência. Essa bandeira possui três faixas horizontais e tem o “Sol de Maio” no centro.

O desenho da bandeira da Argentina constitui em um retângulo de largura e comprimento proporcionais. Em sua horizontal, ela possui três faixas com larguras iguais, sendo duas delas na cor azul-celeste e uma faixa branca no meio para separar.

Na faixa branca se encontra o Sol de Maio, que possui 32 raios, sendo que 16 desses raios são ondulantes e 16 acrobáticas, de cor dourada e detalhes na cor marrom. De acordo com a tradição, a ideia de colocar o Sol de Maio na bandeira, foi por causa do olhar que o militar Manuel Belgrano direcionou para o céu antes da Batalha do Paraná.

Para a Argentina, o emblema solar é um símbolo muito importante e também esteve presente nos modelos das bandeiras anteriores. Apesar da nação argentina ter tido outras bandeiras, desde a Revolução de Maio está é a sua bandeira oficial.

Cores da Bandeira

As cores da bandeira da Argentina seguem o padrão CIE 1976 e representam a Casa de Bourbon, a linhagem de uma família nobre europeia. Cada cor que constitui essa bandeira, tem um significado simbólico:

  • Azul celeste – o azul do céu
  • Branco – as nuvens e o sentimento de paz e pureza
  • Amarelo ouro e marrom – o Sol
O Obelisco é um símbolo importante, assim como a bandeira da Argentina.
O Obelisco foi erguido na Praça da República em comemoração ao 4º centenário de fundação de Buenos Aires, capital da Argentina. (Foto: Wikimedia Commons)

História

Durante os primeiros anos da Guerra da Independência da Argentina – conjunto de campanhas e combates que ocorreram no decorrer das guerras de independência hispano-americanas, que aconteceram em vários países da América do Sul, Manuel Belgrano elaborou um laço nas cores azul-celeste e branco que foram utilizados pelos crioulos na Revolução de Maio.

O militar Manuel Belgrano criou esse laço quando percebeu em Rosário, na Província de Santa Fé, na região central da Argentina, que as duas tropas: os “realistas” e os “separatistas” vestiam as cores da metrópole, que eram o amarelo e o vermelho.

O laço foi deferido pelo Triunvirato no ano de 1812 e passou a ser o adorno das tropas argentinas. O militar Manuel Belgrano elaborou uma bandeira de três faixas horizontais, usando as mesmas cores do laço. A bandeira foi utilizada pela primeira vez no dia 27 de fevereiro de 1812, em uma fortaleza nas margens do rio Paraná.

Diferente do laço, o Triunvirato não admitiu a bandeira que foi elaborada por Belgrano. A justificativa para a rejeição da bandeira seria porque os bonapartistas (simpatizantes de Napoleão Bonaparte) poderiam interpretar essa criação como uma ação de rebeldia.

O Triunvirato advertiu em uma carta, Belgrano sobre a utilização da bandeira, que não chegou nas mãos do militar, porque ele já tinha seguido par o norte do país.

A bandeira da Argentina foi hasteada pela primeira vez no dia 23 de agosto de 1812, no alto da igreja de São Nicolau de Bari, onde atualmente está localizado o Obelisco (monumento histórico erguido na Praça da República) de Buenos Aires, capital da Argentina.

Sem saber da carta, Manuel Belgrano levou a bandeira para uma missão na região norte do país. A bandeira da Argentina foi abençoada na paróquia de San Salvador de Jujuy (noroeste da Argentina) e jurada pelos soldados.

O militar soube da carta quando chegou na localidade de Salta e garantiu aos seus partidários que a bandeira seria reservada para uma possível vitória na Guerra da Independência.

O segundo Triunvirato, na Assembleia do ano XIII, que chegou ao poder em outubro de 1812, admitiu uma ideologia mais moderna que a anterior. A bandeira da Argentina não foi declarada oficial, mas a sua utilização como bandeira de guerra foi aprovada.

No ano de 1813, aconteceu a primeira vitória dos argentinos, no combate contra o general e político peruano Juan Pío de Tristán y Moscoso (1773 – 1859), com a sua nova bandeira.

No dia 20 de julho de 1816, a atual bandeira da Argentina foi proclamada a bandeira nacional da Argentina, junto com a Declaração de Independência do país. No ano de 1818, o Sol de Maio foi inserido na bandeira de guerra, enquanto que a bandeira civil continuava da forma que foi elaborada.

Tempos depois, o Sol de Maio também foi inserido na bandeira civil, simbolizando a identidade cultural argentina e não mais a guerra. No ano de 1957, foi inaugurado pelo governo argentino, o Monumento Histórico Nacional a la Bandeira, no Parque Nacional da Bandeira formado em homenagem à criação da Bandeira da Argentina, na cidade de Rosário.

O vídeo abaixo conta alguns fatos importantes da história da Argentina:

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Bandeira da Argentina; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/bandeira-da-argentina >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 19:33.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]