Bandeira da Inglaterra

Bandeira de São Jorge

A Bandeira da Inglaterra é um dos símbolos oficiais e mais importante da Inglaterra. Ela se apresenta como símbolo inglês desde a Idade Média, apesar de só ter sido oficializada no século XVI. O desenho dessa bandeira é composto por uma cruz de São Jorge de cor vermelha em um fundo branco.

Bandeira da Inglaterra
A Bandeira da Inglaterra também é chamada de Bandeira de São Jorge. (Foto: Wikipédia)

A bandeira da Inglaterra também foi do exército britânico e estandarte da marinha mercante até o ano de 1606. Foi usada pela marinha mercante do ano 1606 até o ano 1801. A Inglaterra é uma das nações constituintes do Reino Unido.

A origem dessa bandeira remete aos tempos das Cruzadas, época em que os soldados ingleses utilizaram uma bandeira de fundo vermelho e cruz branca, com intuito de se diferenciarem dos soldados franceses.

A Inglaterra é um das nações que constituem o Reino Unido, sendo Londres a sua capital. O nome da nação veio dos povos Anglos, que chegaram na região por volta dos séculos V e VI.

O governo do Reino Unido é uma monarquia parlamentarista. O país é conhecido por ter como Chefe de Estado a Rainha Elizabeth II. A língua oficial do país é o Inglês, e a sua moeda é a libra esterlina.

Quais as cores da bandeira da Inglaterra?

As cores e o símbolo da bandeira da Inglaterra têm seus significados: a cor branca representa a pureza, a cruz – o cristianismo, a cor vermelha representa a coragem e o sacrifício. A cruz vermelha é conhecida por “Cruz de São Jorge”, uma homenagem feita a São Jorge que é o santo patrono da Inglaterra, desde o século XIV.

Cruzadas

As cruzadas foram as expedições de caráter religioso, econômico e militar que se constituíram entre os séculos XI e XIII, na Europa e combatiam os heréticos e os muçulmanos. Essas cruzadas nutriram o espírito de religiosidade da cristandade europeia como razão considerável de sua organização.

Simbolismo da bandeira da Inglaterra

A bandeira da Inglaterra é rica em simbologia, a cruz de São Jorge representa o santo patrono daquela nação. Segundo a lenda, São Jorge salvou uma princesa de um dragão e fez o sinal da cruz com o sangue no escudo branco.

Quadro de Paolo Uccello, representando São Jorge e o Dragão, história que inspirou a criação da bandeira da Inglaterra
São Jorge e o Dragão, pintura de Paolo Uccello, ilustração da história que inspirou a bandeira da Inglaterra. (Foto: Wikipédia)

Geralmente, a bandeira da Inglaterra é confundida com a bandeira do Reino Unido. A bandeira do Reino Unido é uma aplicação da cruz de São Jorge (padroeiro da Inglaterra), da cruz de Santo André (padroeiro da Escócia) e da cruz de São Patrício (padroeiro da Irlanda).

Não existe uma explicação específica de como São Jorge se tornou patrono da Inglaterra. Ele era conhecido tanto por ingleses quanto por irlandeses, antes da conquista pelos normandos. Isso indica que os soldados que voltaram das cruzadas atuaram o suficiente na divulgação de popularidade.

Há indícios de que quando São Jorge foi escolhido como padroeiro do reino, o rei Eduardo III criou em 1348, a “Ordem dos Cavaleiros de São Jorge”. Já no ano de 1415, a data comemorativa se tornou um dos feriados mais significativo e celebrado da Inglaterra.

Normandos

Os normandos foram um povo germânico assentado no norte da França. A aristocracia descendia em boa parte de viquingues da Escandinávia – (viquingue vem de “vikingr”, ou Vikings, do nórdico antigo e se refere a expedições no mar). Sua história resultou em muitas lendas.

A palavra “normano” é um sinônimo e deriva de “Northmen” ou “Norsemen” que significa “homens do norte”. Eles realizaram um importante papel político, militar e cultural na parte norte e mediterrânea da Europa Medieval e Oriente Médio.

Bandeira do Reino Unido

A bandeira nacional do Reino Unido, da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte é também conhecida como Bandeira da União (Union Jack). Ela é o resultado da sobreposição de alguns elementos, como cruzes, formatos e cores.

Bandeira do Reino Unido
A Bandeira do Reino Unido é muito confundida como sendo a Bandeira da Inglaterra. (Foto: Pixabay)

A bandeira tem mais cores e diferentes significados. Para começar, ela une três bandeiras em uma só. É uma fusão de cruzes, de São Jorge – Inglaterra, São Patrício – Irlanda do Norte e Santo André – Escócia.

O País de Gales é uma outra nação britânica e nunca foi representado na bandeira do Reino Unido. Isso por ser considerado, junto com a Cornualha, região da Inglaterra e que, por esta razão, já está representado na bandeira da União, através da bandeira inglesa e da cruz de São Jorge.

A bandeira oficial dos galeses traz um dragão vermelho sobre um fundo horizontal divididos em cores branca e verde. A bandeira do País de Gales também tem a sua própria cruz, a cruz de São Davi – amarela, no centro e sobre um fundo preto.

No dia 1º de maio de 1707, aconteceu a união das coroas da Inglaterra e Escócia. Esse acontecimento originou o Reino da Grã-Bretanha, com isso as cruzes de São Jorge e de Santo André se uniram.

Houve também, a união da Irlanda com a Grã-Bretanha e por consequência adicionou a cruz de São Patrício que se realizou em 1801, que originou o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda.

A bandeira ficou inalterada mesmo depois da independência de boa parte da Irlanda, país que teve sua independência reconhecida em 1922, com nome oficial de República da Irlanda. Isso fez o Reino Unido também alterar seu nome oficial para o atual.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Bandeira da Inglaterra; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/bandeira-da-inglaterra >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 19:47.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]