Bandeira da Rússia

Símbolo oficial da Federação Russa

A Bandeira da Rússia é um dos principais símbolos oficiais da Federação da Rússia. Ela foi oficialmente adotada pela Rússia no dia 22 de agosto de 1991. A bandeira russa só foi utilizada de fato no ano de 1993, depois da queda da União Soviética e a modificação da bandeira da Federação Russa.

Trata-se de um desenho retangular tricolor, com três linhas horizontais de larguras iguais, nas cores: branco, azul e vermelho (de cima para baixo), essa coloração é originada nas cores pan-eslavas. A bandeira da Rússia que em russo é “Флаг России” – “Flag Rossii”, tem sua origem no fim do século XVIII e foi sucedida pela bandeira da URSS, entre os anos de 1917 a 1991.

A bandeira da Rússia é um símbolo importante do país.
Bandeira oficial da Rússia. (Foto: Wikipédia)

História da Bandeira da Rússia

De acordo com uma lenda popular, a bandeira da Rússia tem origem em uma visita que o Czar Pedro I da Rússia (1672 – 1725), também conhecido como Pedro, o Grande realizou no ano de 1699 aos Países Baixos, também conhecidos como Holanda.

Ele foi para aquela região para aprender mais sobre a construção de barcos e então, percebeu que a sua futura marinha precisava ter uma bandeira. Foi então que o Czar decidiu elaborar uma bandeira baseada na bandeira holandesa, nessa época a bandeira dos Países Baixos era nas cores laranja, branca e azul.

Tudo indica que essa lenda não é verídica, de acordo com o livro alemão de bandeiras do ano de 1695, já que havia uma bandeira parecida como sendo a bandeira do czar moscovita e a primeira embarcação da marinha russa, chamada de Oriol, já tinha uma bandeira hasteada.

As três cores da bandeira são originadas do escudo de Moscovo, em que aparece o São Jorge montado em um cavalo branco, com sua armadura branca, portando um escudo e capa azuis, em um fundo vermelho, apesar de que, em uma outra versão retrata as cores como sendo das vestes da Virgem Maria, santa padroeira da Rússia.

A bandeira da Rússia foi utilizada como estandarte naval desde o século XVII e no ano de 1705, ela foi adotada pela marinha mercante. No dia 07 de maio de 1883, foi aprovada a sua utilização em terra, quando então, passou a ser a bandeira nacional da Rússia.

Uma outra bandeira tricolor, nas cores preto, amarelo (ouro) e branco, foi utilizada na Rússia oficialmente nos anos de 1858 a 1883 e não oficialmente nos anos de 1883 a 1917. As cores dessa bandeira específica, são provenientes das cores do brasão imperial, o brasão de armas da Rússia vindo do antigo Império Russo.

Assim como a bandeira da Rússia, existem muitos símbolos importantes na Praça Vermelha de Moscou.
Praça Vermelha. Mesmo com o fim da URSS, vários símbolos ainda persistem em Moscou, capital da Rússia. (Foto: Pixabay)

Depois que ocorreu a Revolução Russa no ano de 1917, os bolcheviques, nome dado aos integrantes do Partido Operário Social Democrata Russo liderado por Lenin, adotaram uma bandeira vermelha com a sigla bucólica de РСФСРRSFSP (República Socialista Federativa Soviética Russa), no ângulo superior esquerdo, dentro de um retângulo.

Nos anos de 1920 e 1937, a bandeira foi levemente modificada, com alterações mínimas na caligrafia da sigla e a exclusão do retângulo. No ano de 1954, aconteceu uma alteração mais drástica, foi adotada uma bandeira parecida com a bandeira da União Soviética com uma diferença mínima de passar a exibir uma lista azul vertical, no lado direito.

Antes do estado soviético ser fundado, no período da guerra civil, os czaristas utilizaram a bandeira tricolor como retrato do movimento e relacionou o renascimento do país com a ressurreição de Jesus Cristo.

No decorrer da Segunda Guerra Mundial, a bandeira tricolor também foi utilizada pelo Exército de Libertação da Rússia, uma associação do nazismo na URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Em 1991, a bandeira da Rússia original voltou a ser adotada em uma proporção diferente e um azul de tonalidade mais clara. Já no ano de 1993, voltou a versão de 1883. Atualmente, todo dia 22 de agosto, a ocasião é celebrada na Rússia em uma data chamada de “Dia da Bandeira”.

No decorrer de vários debates sobre a utilização da bandeira, que aconteceram entre os anos de 1997 e 1998, O Partido Comunista da Federação Russa (partido político de extrema esquerda), alguns integrantes do Partido Democrático da Rússia e o grupo Democracia deram a sugestão de substituir a bandeira tricolor da Federação da Rússia por modelos reformados da bandeira soviética, ou então, da extinta República Soviética da Rússia.

Moscou é a capital do país que tem a bandeira da Rússia.
A capital da Rússia, Moscou fica à margem do rio Moskvá e é o maior centro industrial, científico e cultural do país. (Foto: Pixabay)

Bandeira Presidencial

A bandeira presidencial é a mesma bandeira russa, só que possui um brasão de armas no centro. O brasão é composto por uma águia amarela de duas cabeças, ostentando uma coroa e nas patas apresenta outros símbolos que representam o Império Russo, como a esfera e o cetro. No meio da figura existe uma imagem de São Jorge.

Significado das Cores

A bandeira da Rússia possui as cores: branco, azul e vermelho. No decorrer do tempo, o significado dessas cores mudou seu simbolismo. No período da monarquia, as cores representavam:

  • Branco – Deus
  • Azul – O rei
  • Vermelho – O povo

Com o final da União Soviética e o surgimento da Federação Russa, as cores da bandeira russa obtiveram uma nova representatividade:

  • Branco – A pureza e a fé cristã
  • Azul – A verdade e Maria, mãe de Deus
  • Vermelho A força

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Bandeira da Rússia; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/bandeira-da-russia >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 14:56.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]