Bandeira do Brasil

Símbolo importante que representa a nação brasileira

A Bandeira do Brasil é o símbolo de representação máxima da nação brasileira diante dos outros países. Ela é composta por um retângulo verde, seguido por uma sobreposição de um losango amarelo e depois uma esfera no centro, de cor azul celeste.

Bandeira do Brasil
A Bandeira do Brasil simboliza o patriotismo da nação. (Foto: Pixabay)

Dentro do círculo azul existe uma faixa branca que atravessa de ponta a ponta na horizontal, com a frase de lema nacional em letras maiúsculas e de cor verde: “Ordem e Progresso”. Na bandeira brasileira existem 27 estrelas, representando 26 estados e o Distrito Federal.

A atual Bandeira do Brasil foi apresentada ao público por meio do Decreto n°4, no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República. Essa nova versão substituiu a antiga bandeira imperial, mas foi inspirada na Bandeira do Império.

A bandeira nacional tem a simbologia do país e funciona como elemento principal para delimitar e diferenciar os territórios globais. A bandeira é o símbolo mais importante do país, representa o patriotismo e contém a história e as características do povo brasileiro.

História da Bandeira do Brasil

No decorrer da história do Brasil já existiram 13 bandeiras oficiais, a atual é utilizada desde o ano de 1889 e substituiu a bandeira do Império do Brasil. Houve modificações nas cores, bem como a retirada do brasão monárquico de Dom Pedro I, trocado pelo círculo azul com a faixa branca.

Essa versão foi uma reformulação da bandeira imperial com a intenção apenas de diferenciar o emblema brasileiro, que deixou o antigo simbolismo colonial e se tornou uma nação independente.

A atual Bandeira do Brasil teve conceito e projeto de Raimundo Teixeira Mendes (1855 – 1927), com a colaboração de Miguel Lemos (1854 – 1917), do astrônomo do Imperial Observatório do Rio de Janeiro – Manuel Pereira Reis (1837 – 1922) e desenho de Décio Villares (1851 – 1931), que se inspirou na antiga Bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret (1768 – 1848).

Em homenagem a esse símbolo nacional, no dia 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira

Significado da Bandeira 

A Bandeira do Brasil personifica a ideia do positivismo, que é uma filosofia republicana, na qual se acredita que a riqueza social só é conquistada por intermédio do respeito entre os seres humanos, além do investimento moral e intelectual de uma nação.

Esse pensamento fica explicitado no lema “Ordem e Progresso”, estampado na Bandeira do Brasil. Augusto Comte, fundador do positivismo se apropriou bem dessa ideia. As riquezas naturais do Brasil como a fauna e a flora estão bem representadas pelas cores da bandeira.

Formas da Bandeira 

As formas da Bandeira do Brasil mantêm o significado original da primeira versão, criado no Brasil Colônia:

  • Retângulo – representa as extensas matas e floretas que existem no Brasil. Manteve a mesma tonalidade da bandeira imperial;
  • Losango – representação da mulher como mãe, esposa, irmã e filha. Proteção da família pela mulher. Também manteve a tonalidade da bandeira imperial;
  • Esfera – emblema antigo e tradicional romano e antigo símbolo do mundo que uniu o Brasil a Portugal. Já aparecia na bandeira do Principado do Brasil;
  • Constelações – retrata o céu do Rio de Janeiro, às 8h30min do dia 15 de novembro de 1889 – data da Proclamação da República.                                                                                                      

Cores da Bandeira 

As cores da Bandeira do Brasil, no século XIX, simbolizavam as tonalidades das casas reais da família de Dom Pedro I. Como as cores e seus tons foram mantidos na bandeira atual, pode se dizer que a referência permanece a mesma.

  • Verde – brasão da família Bragança, monarcas que lideravam Portugal;
  • Amarelo – homenagem à Maria Leopoldina, a primeira mulher do Imperador. Representa a dinastia Habsburgo, que governava a Áustria, e simboliza a cor do Império. Além disso, remete ao sol;
  • Azul – homenagem à santa Maria, padroeira de Portugal;
  • Branco – desejo de paz.

Quando o Brasil se tornou independente, no ano de 1822, a simbologia das cores da bandeira nacional ganhou um novo significado:

  • Verde – riqueza da fauna e flora do país;
  • Amarelo – riquezas naturais do Brasil;
  • Azul – céu e rios brasileiros;
  • Branco – desejo pela paz.

Significado das estrelas na Bandeira

Na esfera azul da bandeira nacional existem 27 estrelas e cada uma delas representa uma unidade da Federação Brasileira, ou seja, um estado do país. A posição dessas estrelas segue fidedignamente a posição das nove constelações avistadas no dia da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.

Bandeira do Brasil Estados
Cada estrela na Bandeira do Brasil representa um estado do país. (Foto: Wikipédia)

A legislação brasileira através da lei nº 8.421, determina que a bandeira brasileira seja renovada toda vez que for acrescentado e/ou excluído um estado ao território nacional. No ano de 1992, ocorreu uma mudança na bandeira, quando foram acrescentados os estados: Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Hino à Bandeira 

O Hino à bandeira brasileira faz uma aclamação aos sentimentos de esperança e paz, além de exaltar o nacionalismo e patriotismo. A letra engrandece a bandeira como o símbolo mais importante do país, além de exaltar as belezas naturais e as dimensões privilegiadas do Brasil.

A letra do Hino à Bandeira do Brasil foi composta pelo poeta Olavo Bilac (1865 – 1918) e musicada pelo professor Francisco Braga (1868 – 1945). A composição foi uma solicitação do prefeito do Rio de Janeiro na época, Francisco Pereira Passos (1836 – 1913) e foi apresentada ao público pela primeira vez em novembro de 1906, no Rio de Janeiro.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Bandeira do Brasil; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/bandeira-do-brasil >. Acesso em 28 de outubro de 2019 às 14:46.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]