Bandeira do Canadá

Símbolo oficial da nação canadense

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de coloração vermelha nos extremos e a cor branca no meio, além disso, no centro da bandeira há uma folha de bordo, também chamada de Maple, ela é uma folha estilizada que contém onze pontas.

A bandeira canadense é a primeira bandeira nacional do Canadá estabelecida pela lei. Ela é conhecida também como “Folha de Bordo” ou “Folheada”. Essa folha é usada como símbolo do país e nas bandeiras desde o ano de 1700 por tribos indígenas que haviam na região.

A bandeira do Canadá é um símbolo oficial do país.
Bandeira atual e oficial do Canadá. (Foto: Wikipédia)

A História da Bandeira do Canadá

No ano de 1964, o diplomata, historiador, político e então primeiro-ministro entre os anos de 1963 e 1968, o canadense Lester Bowles Pearson (1897 – 1972) formou um comitê para solucionar a questão da bandeira do Canadá. Ele promoveu um debate para substituir o Estandarte Vermelho Canadense.

Haviam algumas possíveis opções, entre elas, a alternativa escolhida foi o desenho de folha de bordo, feita pelo historiador canadense, autor, professor, servidor público, soldado e designer, Coronel George Francis Gillman Stanley (1907 – 2002).

Os três modelos mais votados para representar a nação canadense, em substituição à bandeira da Inglaterra foram:

  • Bandeira vermelha, com uma flor-de-lis e a bandeira da Inglaterra.
  • Bandeira branca com três folhas de bordo no centro e as faixas laterais azuis.
  • Bandeira branca com uma folha de bordo no centro e as faixas laterais vermelhas.

George teve como inspiração, as bandeiras do quartel militar, “Commandant’s Royal Military College” (Real Colégio Militar do Canadá), principalmente, as duas listras laterais vermelhas. Essas bandeiras eram utilizadas, pelo fato de serem vistas e reconhecidas com facilidade, mesmo à distância.

A bandeira do Canadá surgiu oficialmente, pela primeira vez em público, no dia 15 de fevereiro de 1965, data que atualmente se comemora o Dia da Bandeira Nacional do Canadá. O Estandarte Vermelho foi a bandeira não-oficial do país desde o ano de 1890, sendo aprovado para utilização lugar ou situação, somente no ano de 1945.

A Bandeira da União, nome popular dado para a bandeira nacional do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, continua sendo oficial. Não existem leis naquele país, que ditem regras sobre como a Folha de Bordo deve ser tratada.

Há convenções e protocolos que dão conta de regular a forma como ela será exposta e o seu lugar na ordem de precedência. Isso lhe confere prioridade em frente da maioria das outras bandeiras.

Muitas outras bandeiras desenvolvidas para serem oficialmente utilizadas por órgãos governamentais e forças militares canadenses, ainda contam de alguma maneira, com a bandeira da União, ou com a oficial bandeira do Canadá, cujo tema é a folha de bordo, seja como ornamentação, ou pela inserção de folhas em alguma forma de desenho.

Assim como a bandeira do Canadá, o Parlamento também é um importante símbolo canadense,
A Torre da Paz tem cerca de 92,2 metros de altura e fica no Parlamento, um imponente símbolo nacional e sede do governo federal do Canadá. (Foto: Pixabay)

Características

As colorações vermelha e branca são as cores oficiais do Canadá, por causa da Cruz de São Jorge, que está estampada na bandeira da Inglaterra e a cor branca, que é originada da bandeira da França. De acordo com estudiosos, a bandeira do Canadá significa “O território que o mundo inveja”.

Um fato importante e não menos curioso, é que quando ocorreu a eleição para a substituição da bandeira, as províncias de Manitoba e Ontário não concordaram com o modelo escolhido e com isso, continuaram a utilizar a antiga bandeira do Canadá, como sinal de protesto.

A folha de bordo é um símbolo para os canadenses, a sua árvore, conhecida cientificamente como “acer”, é uma planta comumente encontrada no território do Canadá. Geralmente, na estação do outono, as folhas dessa árvore ficam avermelhadas.

As faixas vermelhas localizadas nas duas laterais da bandeira do Canadá, simbolizam os dois oceanos que banham todo o território do país, o Oceano Atlântico que fica na costa leste e o Oceano Pacífico que fica na costa oeste. O quadrado branco no centro retrata toda a região territorial do Canadá.

A bandeira da União é o resultado da sobreposição de três elementos distintos, são eles:

  • A cruz de São Jorge – bandeira da Inglaterra.
  • A cruz Santo André – bandeira da Escócia.
  • A cruz de São Patrício – que simboliza a Ilha da Irlanda.
A bandeira do Canadá é um símbolo respeitado em Ottawa, capital do país.
Ottawa é a capital do Canadá e fica na província de Ontário, sudeste do país, próximo da fronteira com os Estados Unidos. (Foto: Pixabay)

Curiosidades

  • A bandeira do Canadá costuma ser hasteada nas ocasiões civis, educacionais, governamentais e militares, podendo ser hasteada tanto em terra quanto no mar.
  • A bandeira do Canadá também é chamada de “bandeira folha de bordo”.
  • A folha de bordo possui 11 pontas. Após um teste em um túnel de vento, foi comprovado que essa constituição era a que ficava menos embaçada em situações de ventos fortes.
  • Em momentos de luto e tristeza do Canadá, a sua bandeira costuma ser hasteada a meio mastro, assim como no Brasil.
  • Em várias regiões do país, são encontradas as outras bandeiras mais antigas, que representam a nação.
  • O dia da bandeira do Canadá é em 15 de fevereiro.
  • O pavilhão canadense foi inspirado na bandeira do Real Colégio Militar do Canadá e foi criado também em comemoração ao centenário da nação, completado no ano de 1967.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Bandeira do Canadá; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/bandeira-do-canada >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 20:32.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

A bandeira do Chile representa o país internacionalmente.

Bandeira do Chile

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

Bacia sedimentar possui vários tipos.

Bacia Sedimentar

Bacia Sedimentar é uma depressão existente na superfície do planeta […]