Bandeira do Chile

Símbolo oficial da nação chilena

A Bandeira do Chile possui duas listras de igual tamanho, na horizontal e nas cores branco e vermelho. No canto superior esquerdo, na mesma altura da listra branca, há um quadrado de cor azul, com uma estrela de cinco pontas, também conhecido como pentagrama, de coloração branca.

De acordo com o protocolo, A bandeira do Chile pode ser pendurada tanto na horizontal quanto na vertical, mas a estrela deve estar sempre localizada no canto superior esquerdo. Sua proporção é de 2:3, se ela tiver dois metros de largura, deverá ter três metros de comprimento.

A bandeira do Chile é um dos símbolos oficiais do país.
Bandeira atual e oficial do Chile. (Foto: Wikipédia)

A História da Bandeira do Chile

A bandeira do Chile, também conhecida como La Estrella Solitaria, é um símbolo nacional muito importante para a república unitária chilena, usada para representar o país internacionalmente. Ela é formada por duas faixas horizontais de igual tamanho, sendo a faixa superior de cor branca e a faixa inferior de cor vermelha.

Na extremidade superior esquerda, na faixa branca tem um quadrado azul, com uma estrela de cor branca no centro. A bandeira chilena, conhecida atualmente como bandeira nacional do Chile, foi constituída oficialmente no dia 18 de outubro de 1817.

A bandeira chilena é uma das bandeiras mais antigas que existem no mundo e que ainda está sendo utilizada. Segundo alguns historiadores, o soldado chileno, político e herói da Guerra da Independência do Chile, José Ignacio Zenteno del Pozo e Silva (1786 – 1847), foi o idealizador e criador da bandeira.

José Ignacio Zenteno foi na verdade, o ministro da guerra, no decorrer de toda luta do Chile para se tornar independente do domínio da Espanha. Somente com o Decreto Supremo nº 1.534, do ano de 1967, todas as características da bandeira, como a dimensão, a proporção da estrela e o tom das cores, entre outros, foram estabelecidas.

Normalmente, a bandeira do Chile é confundida com a bandeira do TexasEstados Unidos. Mas existe uma pequena diferença, na bandeira do Texas há uma faixa de cor azul na vertical, de todo o lado esquerdo, com uma estrela branca, também de cinco pontas, no centro. Na bandeira chilena, o espaço azul forma um quadrado, que fica localizado no canto superior esquerdo.

O Chile

O Chile é um país localizado na América do Sul, é um país que tem o território comprido e estreito, que se estende pelo extremo oeste do continente sul-americano. O país possui mais de 6.000 km de litoral, no decorrer do Oceano Pacífico. A capital do país é Santiago e fica situada em um vale cercado pela Cordilheira dos Andes e pelas montanhas da Cordilheira da Costa do Pacífico Sul.

A bandeira do Chile é bastante respeitada na capital do Chile, Santiago.
Santiago – Chile, foi palco da guerra da independência (1810 – 1818) e se tornou capital do país, logo depois da conquista da soberania. (Foto: Wikipédia)

A Origem

A bandeira do Chile foi originada nas guerras que o país enfrentou contra a Espanha. A primeira bandeira da nação chilena era conhecida como Bandeira Pátria Velha e formada por três faixas horizontais, nas cores branca, azul e amarela.

Existiu ainda, uma outra bandeira tricolor, que também possuía três faixas horizontais, cujo as cores eram azul, branca e vermelha, sem estrela. Essa bandeira, por sua vez, foi chamada de Bandeira de Transição.

Depois, no decorrer das guerras da independência, o exército chamado Libertador dos Andes, que era liderado pelo general argentino José de San Martín Y Matorras (1778 – 1850). Ele foi vitorioso na importante Batalha de Chacabuco, que aconteceu no dia 12 de fevereiro de 1817.

San Martín participou ativamente dos processos de independência do Chile, Peru e da Argentina. Nesse período, foi adotada uma bandeira bem parecida com a atual, que seria de autoria de José Ignacio Zenteno, secretário do militar e estadista chileno Bernardo O’Higgins Riquelme (1778 – 1842), chamado de libertador do Chile.

A bandeira do Chile foi exibida pela primeira vez, no evento de juramento da Independência do país, no ano de 1818. A bandeira chilena teve por pouco tempo, o escudo nacional, que logo depois foi extinto. No Chile, o dia da bandeira é comemorado em 09 de julho, quando é lembrado o Combate da Concepção, no ano de 1882.

Assim como a bandeira do Chile, a catedral metropolitana também é um símbolo muito importante para o país.
A Catedral Metropolitana de Santiago é a sede da Arquidiocese de Santiago do Chile e o principal templo católico romano do país. (Foto: Wikipédia)

Significado das Cores

De acordo com a sabedoria popular, as cores: branco; vermelho; azul e o símbolo da estrela, possuem um significado:

  • Branco – simboliza os picos de neve da Cordilheira dos Andes, um dos principais pontos turísticos da nação chilena.
  • Vermelho – simboliza o sangue derramado dos heróis chilenos que morreram no decorrer de todas as batalhas de luta pela independência do país.
  • Azul – simboliza o céu e o Oceano Pacífico que banha o Chile.
  • Estrela branca – simboliza o fato do Chile ter um sistema político de república unitária e não uma república federal.

A Estrela

A estrela que existe na bandeira do Chile é chamada de “estrela de Arauco”. A inclusão desse elemento na bandeira chilena, foi sugerida por Bernardo O’Higgins Riquelme, um dos líderes militares de todo movimento de Independência do Chile.

O objetivo de O’Higgins Riquelme era homenagear os povos de origem chilena e os indígenas araucanos. Outras interpretações indicam que a estrela na verdade, é uma homenagem para a padroeira do Chile, a Santa Virgem do Carmo, ou as estrelas do céu.

Veja no vídeo a seguir, algumas curiosidades sobre o Chile:

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Bandeira do Chile; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/bandeira-do-chile >. Acesso em 18 de novembro de 2019 às 20:51.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As Cataratas do Iguaçu é uma das mais exuberantes belezas naturais da bacia Platina.

Bacia Platina

A Bacia Platina, também chamada de bacia do rio da […]

Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Leste está entre as doze […]

A folha de bordo compõe a bandeira do Canadá.

Bandeira do Canadá

A Bandeira do Canadá é formada por uma tribanda de […]

Bacia sedimentar possui vários tipos.

Bacia Sedimentar

Bacia Sedimentar é uma depressão existente na superfície do planeta […]