Bandeira do Japão

Também conhecida como Disco Solar

A Bandeira do Japão é chamada de “Hinomaru”, palavra de origem japonesa cujo significado é “círculo do sol”. Assim como o hino nacional japonês, chamado de “Kimigayo”, a bandeira do Japão é um símbolo moderno de raízes históricas e o círculo vermelho que fica no centro, representa o Sol.

Não existe uma data específica, sobre quando o círculo do sol foi utilizado pela primeira vez, nos estandartes do país. No entanto, foi no século XII que apareceram os guerreiros samurai, chamados de bushi e no decorrer da luta pelo poder entre os clãs Minamoto e Taira. Os bushi tinham o hábito de desenhar círculos do sol em gunsen, nome dado aos leques dobráveis.

A bandeira do Japão é um símbolo oficial daquela nação.
A bandeira nacional do Japão é chamada de Hinomaru. (Foto: Wikipédia)

História da Bandeira do Japão

Entre os séculos XV e XVI, ocorreu o Período dos Reinos Combatentes, nessa época, vários personagens militares pleiteavam os círculos de influência e a bandeira do Japão era extensivamente ostentada como um símbolo militar.

Uma tela do ano de 1600, cujo a pintura retrata a Batalha de Sekigahara, apresenta uma potência militar que utilizava o hinomaru como tema principal em todos os seus cenários. Apesar do círculo vermelho em um fundo branco ser o modelo mais comum, haviam amostras de círculos dourados em um fundo de cor azul intensa.

A bandeira do Japão tem seus originadores que remontam à Idade Média e também aos deuses japoneses. Ela tem uma proporção vertical-horizontal de 2:3 e o círculo fica posicionado precisamente no centro. O diâmetro do círculo é equivalente a três quintos da medida vertical. Suas cores são: branco no retângulo e carmesim (vermelho) no disco (círculo) ao centro.

A utilização da bandeira nacional como símbolo do país reproduz o seu uso nos barcos que transportavam os Shoguns, tanto por Toyotomi Hideyoshi no fim do século XVI, quanto por Tokugawa Ieyasu no começo do século XVII, nos estandartes dos navios mercantes que eram enviados para o exterior.

Uma obra de arte representada por uma pintura em tela, apresenta cenas de Edo, que atualmente se chama Tóquio, capital do Japão, no século XVI, nesse cenário há uma bandeira do Japão sendo utilizada como símbolo de um navio que conduzia o shogun.

No decorrer do Período Sakoku, ou seja, no período de isolamento nacional, que ocorreu entre os anos de 1639 e 1854, eram proibidos comercializar e manter qualquer outro tipo de relacionamento como países estrangeiros, exceto a China, a Coréia e a Holanda.

Após o ano de 1854, quando o shogunato Tokugawa estabeleceu uma comercialização com outros países, como Estados Unidos e Rússia, os navios mercantes japoneses voltaram a usar a bandeira do Japão.

Nesse mesmo ano, o shogunato Tokugawa considerou a proposta de Shimazu Nariakira do Domínio de Satsuma, nesse acordo ficou estabelecido que os navios japoneses iriam usar um painel hinomaru com um fundo branco, para não serem confundidos com os navios estrangeiros.

O hinomaru – bandeira do Japão foi exposta no Kanrinmaru, o navio que transportava os oficiais japoneses, que foram enviados para os Estados Unidos, no ano de 1860.

A bandeira do Japão é muito respeitada na capital do país, Tóquio.
Tóquio, a capital do Japão, combina um estilo ultramoderno com o tradicional. (Foto: Pixabay)

Hinomaru do Japão Moderno

Depois que a família Tokugawa perdeu o poder político no Japão, o governo Meiji foi instituído, no ano de 1868. Conforme o Decreto Nº 57 emitido pelo Grande Conselho de Estado, o Dajokan, datado de 27 de janeiro de 1870, o hinomaru se tornou oficialmente a bandeira do Japão, para ser utilizada em embarcações comerciais.

A bandeira nacional do Japão foi utilizada em áreas de propriedades governamentais, pela primeira vez no ano de 1872, exatamente um ano antes do calendário lunar ser substituído pelo calendário solar, oficialmente.

Nessa época, as famílias japonesas comuns e os estabelecimentos não-governamentais demonstraram o interesse de expor a bandeira do Japão em datas comemorativas. Nos anos seguintes houveram várias notificações e documentos, que foram emitidos com objetivo de reforçar de forma oficial, a relevância do hinomaru como a bandeira representava o Japão.

Bandeira do Japão Contemporâneo

Na atualidade, os símbolos mais importantes da Terra do Sol Nascente, como a bandeira do Japão e o hino nacional japonês, são apresentados durante solenidades de feriados nacionais, em eventos públicos comemorativos e em celebrações de boas-vindas para os visitantes oficiais estrangeiros.

Nos dias de feriados nacionais, muitos cidadãos japoneses exibem a bandeira nacional em suas portas de entrada, pelo lado de fora. O hino também é executado nas solenidades não-oficiais, como em eventos esportivos internacionais, quando há equipes japonesas representando.

O reconhecimento da utilização irrestrita desses símbolos ficou determinada como direito sacramentado e o governo japonês estabeleceu regras específicas dessa certificação na lei escrita a partir da virada do século XXI.

Um projeto de lei para regulamentar o “hinomaru” e o “kimigayo”, oficialmente como a bandeira do Japão e o hino nacional, foi submetido à Assembleia Legislativa do Japão – Diet, em junho de 1999. A Lei propriamente dita, foi decretada pela Diet, no dia 09 de agosto de 1999.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Bandeira do Japão; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/bandeira-do-japao >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 22:41.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As águas do mar de Bering são extremamentes geladas.

Mar de Bering

O Mar de Bering tem um formato triangular e fica […]

Capitalismo Informacional

O Capitalismo Informacional teve o seu conceito apresentado na obra […]

O canal do Panamá liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.

Canal do Panamá

O Canal do Panamá situado no Panamá, país mais meridional […]

O canal de Suez é uma importante hidrovia para a região do Egito.

Canal de Suez

O Canal de Suez é uma via navegável, artificial e […]