Bandeira do Uruguai

Símbolo nacional da nação uruguaia

A Bandeira do Uruguai também chamada de Pavilhão Nacional. Ela é um dos símbolos nacionais, muito importante para aquele país.

A bandeira do Uruguai foi adotada através das leis de 16 de dezembro de 1828 e de 12 de julho de 1830. As suas cores são o branco e o azul, contendo ainda a figura de um sol dourado na ponta superior esquerda. O símbolo do sol é a parte mais admirada da bandeira uruguaia.

A bandeira do Uruguai é um símbolo importante para o país.
Bandeira oficial do Uruguai. (Foto: Wikipédia)

A Bandeira do Uruguai

A bandeira do Uruguai possui as proporções de 3:2, o seu comprimento por sua largura, na parte superior onde está inserido o sol, contém um quadro que fica junto ao mastro e que chega a atingir a sexta faixa de cor azul. Tanto a primeira quanto a última faixa são de cor branca.

O sol é constituído em um círculo animado, contendo nele uma face e cerca de 16 raios, com diâmetro de 11/15 do quadro branco. Em se tratando do significado das cores, elas externam os ideais revolucionários de fraternidade, igualdade e liberdade. Os elementos dispostos na composição da bandeira do Uruguai tem inspiração na bandeira dos Estados Unidos.

O canto esquerdo apresenta o Sol de Maio, que é um símbolo historicamente reconhecido e que faz referência à independência do Vice-Reino da Prata da Espanha. No total, a bandeira uruguaia tem nove faixas de cor azul, elas estão distribuídas no retângulo branco e simbolizam os primeiros nove departamentos.

As Faixas Horizontais

São nove faixas de coloração azul, que compõem a bandeira do Uruguai. A distribuição dessas faixas usou como referência, a bandeira dos Estados Unidos. Essas faixas representam os departamentos que formam a nação uruguaia. São eles:

  • Canelones
  • Cerro Largo
  • Colonia
  • Durazno
  • Maldonado
  • Montevideo
  • Paysandú
  • San José
  • Soriano

O Sol

O sol que estampa a bandeira do Uruguai é chamado de Sol de Maio. Sua inspiração vem da bandeira das Províncias Unidas do Rio da Prata. O Sol de Maio simboliza a Revolução de Maio que aconteceu no dia 17 de maio de 1810, na Argentina e representou a primeira etapa, para o país se tornar independente da Espanha.

A bandeira do Uruguai está presente em todos os pontos turísticos do país.
O Palácio Salvo fica na Praça da Independência, em Montevidéu, capital do Uruguai. (Foto: Wikipédia)

O Juramento de Fidelidade

Todos os cidadãos uruguaios, tanto os naturais quanto os legais, pelo menos uma vez na vida, são obrigados a prestar o juramento de fidelidade à bandeira do Uruguai, em uma cerimônia formal e pública. No evento, o cidadão é indagado da seguinte forma:

“Jurais honrar vossa Pátria, com a prática constante de uma vida digna, consagrada ao exercício do bem para vós e vossos semelhantes; defender com sacrifício de vossa vida se for preciso, a Constituição e as leis da República, a honra e a integridade da Nação e suas instituições democráticas, todo o qual simboliza esta Bandeira? ”

Depois da pergunta, o cidadão que está fazendo o juramento à bandeira, tem que responder:

“Sim, eu juro! ”

A História

O Uruguai foi um dos poucos países do mundo que adotou três bandeiras como símbolo nacional e oficial do país. Essas três bandeiras são erguidas em conjunto, nas ocasiões comemorativas da nação uruguaia, e permanecem alinhadas por todo o dia.

As instituições de ensino tanto privadas quanto públicas, escolhem três alunos que possuem um bom rendimento acadêmico, cada um deles recebem uma diferente bandeira do Uruguai. Outros seis estudantes são homenageados também, divididos da mesma forma.

As três bandeiras são: a bandeira nacional; a bandeira de Artigas, em homenagem ao herói nacional José Gervasio Artigas (1764 – 1850) e a bandeira dos Trinta e Três Orientais, em homenagem ao movimento em prol da libertação da Província Cisplatina do domínio do Brasil Império.

No decorrer da Guerra Civil do Uruguai, também chamada de Guerra Grande, as forças leais ao Partido Nacional, ou Partido Blanco, cuja inspiração era conservadora, com a ordem do segundo presidente da República Oriental do Uruguai, Manuel Ceferino Oribe y Viana (1792 – 1857), utilizaram uma versão da bandeira oriental, de coloração azul bem escuro.

Eles foram apoiados pelos federais argentinos, que usaram uma outra versão da bandeira, também de coloração azul bem escuro, na bandeira da Confederação Argentina (confederação de províncias que existiu entre 1835 e 1852, durante a organização da atual República Argentina).

Por outro lado, as forças da maior cidade e capital do Uruguai – Montevidéu, que na ocasião estava sitiada, as forças leais ao Partido Colorado, de posturas que vão desde a social democracia até o liberalismo, liderados por José Fructuoso Rivera (1784 – 1854), um militar e político uruguaio.

Esse grupo de Don Frutos, como era chamado o líder, tinha a cor celeste no distintivo, isso antes da Batalha de Carpintería, de 19 de setembro de 1836. Eles seguravam uma versão da bandeira do Uruguai, de cor azul celeste bem claro e foram apoiados por todos os Unitários (partido político de tendência liberal, aliado à Grã-Bretanha) de Buenos Aires – capital da Argentina, no exílio.

A Guerra Civil do Uruguai foi um enfrentamento que aconteceu no território uruguaio, entre os anos de 1839 e 1851, entre os partidos Blanco e Colorado.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Macedo, Márcia. Bandeira do Uruguai; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/bandeira-do-uruguai >. Acesso em 31 de janeiro de 2020 às 02:24.

Copiar referência

Outros Artigos de Geografia

As águas do mar de Bering são extremamentes geladas.

Mar de Bering

O Mar de Bering tem um formato triangular e fica […]

Capitalismo Informacional

O Capitalismo Informacional teve o seu conceito apresentado na obra […]

O canal do Panamá liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.

Canal do Panamá

O Canal do Panamá situado no Panamá, país mais meridional […]

O canal de Suez é uma importante hidrovia para a região do Egito.

Canal de Suez

O Canal de Suez é uma via navegável, artificial e […]