Batalha de Poitiers

Conflito importante na história da França

A Batalha de Poitiers aconteceu entre os dias 25 e 26 de outubro do ano de 732 entre a cidade francesa de Poitiers e a cidade de Tours. O conflito também é conhecido como a Batalha de Tours e aconteceu entre o exército do Reino Franco e os mouros do exército do Al-Andalus.

Considerada um dos conflitos históricos mais importantes para os franceses, a Batalha de Poitiers resultou na vitória dos católicos, na expulsão dos muçulmanos do território europeu e no final da expansão muçulmana da Europa Medieval.

Acredita-se que se os muçulmanos tivessem ganhado a guerra, o mundo seria fortemente influenciado por essa religião. Charles Martel e Abdal Ramane Ibne Abdalá Algafequi foram as figuras centrais da Batalha de Poitiers.

a batalha de Poitiers envolveu um grande número de soldados
Apesar de ser um conflito grande, que envolveu muitos soldados, a batalha de Poitiers não durou muito tempo. (Foto: Wikipedia)

A Batalha de Poitiers

Em meados do ano de 711 os muçulmanos estavam à procura de terras onde eles pudessem disseminar suas crenças e costumes. Eles já tinham conseguido invadir e conquistar uma grande parte da península ibérica, uma parte do norte da África e o Emirado de Córdoba (região onde atualmente é a Espanha).

A Batalha de Poitiers começou quando os muçulmanos tentaram invadir as terras francesas e durou apenas alguns dias. O exército de Carlos Martel era bem treinado, experiente, preparado e contava com uma média de 15 000 a 75 000 soldados.

A única vantagem que o exército muçulmano tinha sobre o exército do Reino Franco era a cavalaria armada. Eles conseguiram conquistar as cidades de Lyon, Bourdeaux, Viviers, Vienne, Avignon e Valence

O exército muçulmano contou com o apoio da cavalaria islâmica, mas não adiantou muito, já que foram derrotados. A principal tática que levou a vitória foi um modelo de infantaria grega antiga chamada de “falanges”.

Na estratégia das “falanges”, os soldados ficavam nas encostas das colinas, posicionados de forma retangular, preparados para contra-atacar. Foi com essa tática que os Francos conseguiram impedir o avanço dos muçulmanos.

A derrota dos muçulmanos foi oficializada com a morte de Abderramão (Abd Allah al-Ghafiqi), emir de al-Andalus, o líder do grupo, em um ataque que premeditava o assassinato de Carlos Martel.

É importante destacar que o nome “Martel” foi dado ao rei dos Francos, após o término da guerra. “Martel” quer dizer “aquele que golpeia com um martelo” – o martelo foi uma das armas mais utilizadas no conflito.

Após o Conflito

Apesar de perdera guerra, os muçulmanos conseguiram manter influência nas cidades de Lyon, Bourdeaux, Viviers, Vienne, Avignon e Valence por algum tempo, até que o filho de Carlos Martel herdou a coroa dos Francos e expulsou os invasores.

Para os cristãos, a Batalha de Poitiers foi muito importante para conter o avanço da influência muçulmana na Europa. Caso os muçulmanos vencessem o conflito, a população cristã estaria completamente ameaçada.

Outras guerras em territórios francês

Durante a história da humanidade, a França foi palco de importantes batalhas e conflitos armados. Muitos acontecimentos em territórios franceses foram bastante decisivos para conflitos entre a França e outras nações.

Confira abaixo algumas informações sobre a Guerra dos Cem Anos e a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial e alguns conflitos dentro dessas guerras, que aconteceram em território francês.

A Guerra dos Cem Anos

A Guerra dos Cem Anos foi um conflito muito importante na história da França. Essa Guerra aconteceu na Idade Média e durou, precisamente, 116 anos, entre os anos de 1337 e 1453. Esse conflito é considerado um dos mais violentos da história e envolveu a França e a Inglaterra.

Após a morte do Rei Carlos IV, em 1328, houve uma grande disputa para assumir o trono, já que o rei morreu sem deixar nenhum herdeiro. Primeiramente, o sobrinho de Carlos IV, filho da princesa francesa, Isabella, Eduardo III, considerou-se apto para o cargo por ser homem e ter um parentesco direto com o rei.

A Guerra dos Cem Anos aconteceu nos territórios da França. Nos primeiros anos deste conflito militar (até o ano de 1429), a Inglaterra obteve vantagem sobre o exército francês. O exército inglês era bastante firme e possuía uma excelente infantaria.

A camponesa Joana D’Arc foi uma das figuras mais importantes do conflito. Ela estimulou o povo francês a não desistir de lutar pelos territórios do país e foi muito importante na retomada francesa e ascendência militar na guerra.

Joana foi capturada e morta, mas os franceses continuaram lutando e conseguiram importantes vitórias e retomadas de territórios. No ano de 1453 aconteceu a última batalha, marcando assim o fim da guerra e estabelecimento da paz entre a Inglaterra e a França.

Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial

A Primeira e a Segunda Guerra Mundial foram dois dos conflitos mais importantes na história do mundo. Os desfechos desses conflitos influenciaram e influenciam a sociedade e a política mundial até os dias de hoje.

Os conflitos armados dessas duas guerras não aconteceram apenas em territórios francês, mas a França teve um papel bastante importante nesses acontecimentos. Na Primeira Guerra, a França estava ao lado do Reino Unido e da Rússia, na aliança chamada Tríplice Entente.

O avanço do exército francês foi bastante importante nos conflitos armados na grande guerra. Os soldados da França estiveram presentes em diversas frentes de guerra e lutaram sobre um forte sentimento antialemão. A primeira guerra aconteceu entre os anos de 1914 e 1918.

No início da Segunda Guerra, a França passou por um momento de enfraquecimento do seu exército e em razão disso, foi invadida pela Alemanha de Adolf Hitler e pela Itália. O território francês ficou sobre domínio alemão e italiano durante grande parte do conflito.

Assim que foi invadida, a França foi dividida em duas partes: uma zona de influência alemã e uma zona de influência italiana. Os franceses só foram libertados no final da guerra, com a derrota da Alemanha.

A Segunda Guerra é considera um dos conflitos mais sangrentos da história. Houveram muitas mortes e ficou marcada pelo nazismo de Hitler e o Holocausto. A segunda guerra aconteceu entre os anos de 1939 e 1945.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

Maria Azevedo, Amanda. Batalha de Poitiers; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/batalha-de-poitiers >. Acesso em 29 de janeiro de 2020 às 17:29.

Copiar referência

Outros Artigos de História

Ciclo do Pau-Brasil

O Ciclo do Pau-Brasil foi um período histórico da nação […]

Ciclo do ouro, um dos ciclos importantes do Brasil.

Ciclo do Ouro

O Ciclo do Ouro também era chamado de “ciclo da […]

Um dos ciclos econômicos do Brasil, foi o ciclo do café.

Ciclo do Café

O Ciclo do Café foi a atividade econômica mais importante […]

Ciclo do Algodão no Brasil

O Ciclo do Algodão no Brasil aconteceu entre a segunda […]