Guia Estudo: O melhor guia de Conteúdos Escolares
Bibliografia
Língua Portuguesa
Conteúdos Escolares » Disciplinas » Língua Portuguesa » Bibliografia
Postado por o_autor2019 em 28/02/2019 e atualizado pela última vez em 23/09/2020
Bibliografia é o nome dado ao conjunto sistematizado de obras utilizadas para a criação de trabalhos escritos, em sua maioria, acadêmicos. Por meio da inserção dela confere-se um grau de credibilidade à produção e possibilita-se categorizar e referenciar as informações para possíveis conferências e usos posteriores.
obras utilizadas para a criação de trabalhos escritos
confere-se um grau de credibilidade à produção e possibilita-se categorizar e referenciar as informações
A palavra bibliografia teve origem em 1633, porém o hábito de regirar as fontes já era usado na Antiguidade em inventários, memoriais, catálogos etc. Antes da invenção da internet, a bibliografia era usada para registrar somente livros e documentos impressos. Com o advento da tecnologia e a disponibilidade de informações no mundo virtual, ela passou a admitir referências a sites também.
Atualmente, a bibliografia é de uso obrigatório nas produções textuais acadêmicas e deve aparecer no final da página, atendendo a uma série de regras de padronização. As mais usadas são a da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que serão explicadas detalhadamente ao longo deste texto.
a bibliografia é de uso obrigatório nas produções textuais acadêmicas e deve aparecer no final da página, atendendo a uma série de regras de padronização
Para compreender o conceito e uso da bibliografia é necessário entender que ela difere-se da biografia. O fato destas duas palavras serem parecidas causa confusão. Embora muitas vezes os dois termos sejam usados como iguais, não são, e apresentam conceitos bem diferentes.
A bibliografia faz referência a obras literárias, posto que o prefixo “biblio” refere-se a livros e o sufixo “grafia” à escrita. A bibliografia é a coletânea de obras utilizadas em um mesmo fim textual. Ela pode ser do tipo ativa, quando reúne obras escritas pelo mesmo autor, passiva quando reúne obras que falam sobre um determinado autor, enumerativa (sistemática) ou analítica (crítica).
A bibliografia é a coletânea de obras utilizadas em um mesmo fim textual
Já a biografia é um gênero literário usado para designar a escrita sobre a vida de uma pessoa. A palavra origina-se do grego, em que “bio” significa “vida”. Uma biografia pode ser de uma personalidade viva ou não. Como exemplo, tem-se de Machado de Assis, Itamar Franco, Luiz Inácio Lula da Silva, dentre outros.
biografia é um gênero literário usado para designar a escrita sobre a vida de uma pessoa
Exemplo: WORKSHOP DE DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO, 1, 1995, São Paulo. Anais… São Paulo: ICRS, USP, 1995. 39 p. Conferências
Exemplo: COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR. Departamento de Pesquisa Científica e Tecnológica. Relatório. Rio de Janeiro, 1972. Relatório. Mimeografado.
Exemplo: CONFERÊNCIA NACIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, 11, 1986, Belém. Anais… [s.1.]: OAB, [1986?]. 924 p.
Exemplo:
SOUZA, U. E. L. de; MELHADO, S. B. Subsídios para a avaliação do custo de mão-de-obra na construção civil. São Paulo: EPUSP, 1991.38p. (Série Texto Técnico, TT/PCC/01).
Existem algumas regras para criar bibliografias para livros e sites em conformidade com a norma ABNT e elas estão descritas a seguir.
Exemplos
RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MACAMBIRA, José R. A Estrutura Morfo-Sintática do Português. São Paulo: Pioneira, 2001.
MACAMBIRA, J. R. A Estrutura Morfo-Sintática do Português. São Paulo: Pioneira, 2001.
Nota: para bibliografias com dois ou três autores os nomes devem ser separados por ponto e vírgula (;) e espaço.
Nota
Assim:
SARAIVA, A.J.; LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. 17. ed. Porto: Porto Editora, 2001.
Nota 2: Para quatro autores ou mais usa-se apenas o nome de um autor seguido da expressão “et al”.
Nota 2
Assim: URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília: IPEA, 1994.
Exemplo
CONJUNTURA ECONÔMICA. As 500 maiores empresas do Brasil. Rio de janeiro: FGV, v. 38, nº 9, set. 1984. 135 p. Edição especial.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo, 1992. São Paulo, 1993.
AS VÁRIAS FACES DA SAÚDE, São Paulo: Editora Academia, 1994. P.134
CARVALHO, João Soares, A Metodologia nas Humanidades. 1994. 20f. Dissertação de Mestrado – Universidade Portuguesa, Lisboa, 1994.
CHÉROLET, Brenda. Bibliografia; Guia Estudo. Disponível em <https://www.guiaestudo.com.br/bibliografia>. Acesso em 26 fevereiro 2019 (15:12).
Uma dúvida muito comum é como citar a bíblia na bibliografia. Não há dificuldade neste quesito, embora pareça assustador à primeira impressão. A bíblia deve ser citada somente quando for usada alguma passagem ou algum versículo dela. Ademais, segue com a lógica de inserção de livros. Assim, deve-se incluir título, edição, editora, localização e ano.
BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada Viva. São Paulo: Mundo Cristão, 2010. BÍBLIA SAGRADA. Edição Pastoral, São Paulo: Paulus, 2004.
, . Bibliografia; Guia Estudo. Disponível em
< https://www.guiaestudo.com.br/bibliografia >. Acesso em 23 de setembro de 2020 às 18:59.
As características do Trovadorismo estão relacionadas com todas as particularidades […]
As características do Quinhentismo, primeira manifestação literária do Brasil, estão […]
As características do Classicismo eram baseadas na representação de elementos […]
As características do Arcadismo surgiram em meio ao período que […]