Biomas Brasileiros

O Brasil possui seis comunidades biológicas

Os Biomas Brasileiros correspondem ao conjunto das seis comunidades biológicas (vegetal e animal) no país, que se diferem de acordo com as condições climáticas, o solo e a localização. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os Biomas Brasileiros são:

  • Bioma Amazônia
  • Bioma Caatinga
  • Bioma Cerrado
  • Bioma Mata Atlântica
  • Bioma Pampa
  • Bioma Pantanal

O que é um bioma?

O termo bioma provém das palavras gregas Bio (vida) e Oma (grupo ou massa). Em Ecologia, um bioma pode ser definido com um conjunto de mais de um ecossistema interligado, ou seja, um grupo de comunidades que vivem em uma área especifica.

Mapa e características gerais dos Biomas Brasileiros

Biomas Brasileiros
Biomas Brasileiros. (Foto: Guia Estudo)

Características

Os dados estimados do IBGE (2014) apontam as seguintes características dos Biomas Brasileiros:

  • Bioma Amazônia: extensão de 4,2 milhões de km² e ocupação de 49,3% do território brasileiro;
  • Bioma Cerrado: extensão de 2 milhões de km² e ocupação de 23,9% do território brasileiro;
  • Bioma Mata Atlântica: extensão de 1,1 milhão de km² e ocupação de 13% do território brasileiro;
  • Bioma Caatinga: extensão de 844,4 mil km² e ocupação de 9,9% do território brasileiro;
  • Bioma Pampa: extensão de 176,5 mil km² e ocupação de 2,1% do território brasileiro;
  • Bioma Pantanal: extensão de 150,3 mil km² e ocupação de 1,7% do território brasileiro.

Bioma Amazônia

A fauna da Amazônia abriga mais 30 mil espécies de plantas, possui a maior bacia hidrográfica do mundo e estima-se que seja a maior reserva de madeira tropical do globo. Já a fauna é bastante diversificada, os principais representantes são a onça-pintada, a arara-azul, a capivara e cascavel.

O clima da região é equatorial úmido, caracterizado pela baixa amplitude térmica e grande umidade, o que garante altos níveis de chuva durante o ano inteiro. O índice pluviométrico é de mais 2000 mm de chuvas originárias da própria floresta.

Esse é o maior Bioma Brasileiro e abrange aos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. O que corresponde a quase metade do país. Em termos continentais, alastra-se por nove países da América do Sul.

Bioma Cerrado

Ocupa a segunda posição entre os maiores biomas da América do Sul. Nacionalmente, estende-se sobre os estados da Bahia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

O clima do local é tropical sazonal, com períodos bem marcados de umidade (verão) e seca (inverno). A temperatura média no ano de 24º C, com máxima de 40º C nos meses mais quentes e mínima de 0º C nos meses mais frios.

O Cerrado é considerado a savana mais rica do mundo, com mais de 11.600 espécies de plantas nativas catalogadas. Apesar das especificidades, cerca de 137 espécies de animais que vivem no local correm risco de extinção, sendo um dos Biomas Brasileiros que mais sofreu com as ações humanas.

Bioma Mata Atlântica

A Mata Atlântica é constituída principalmente por mata que vai da costa litorânea do Rio Grande do Norte até ao Rio Grande do Sul, ocupando toda a totalidade dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A flora desse Bioma abriga cerca de 20 mil espécies vegetais (aproximadamente 35% das espécies existentes no país). Já em relação a fauna são cerca de 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.

O clima preponderante na região é tropical úmido, com altas temperaturas e grande quantidade de chuvas. Já a vegetação é composta por árvores de médio e grande porte (com até 60m) que formam uma floresta fechada.

Bioma Caatinga

Esse bioma ocupa cerca de 11% do território nacional e abrange os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.

O local é o habitat natural de cerca de 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. A vegetação da região é formada por plantas xerófilas – adaptadas às condições do clima semiárido – e as espécies mais comuns são árvores e arbustos espaçados.

Bioma Pampa

Esse bioma é exclusivo ao Brasil, sendo encontrado apenas do estado do Rio Grande do Sul. Sua paisagem é uma variação de serras a planícies e de morros rupestres a coxilhas, onde desenvolvem-se mais de 3000 espécies de planta, cerca de 500 espécies de aves, 100 espécies de mamíferos e uma enorme variedade de insetos.

O Bioma Pampa possui as quatro estações bem definidas. O clima predominante na região é o temperado do tipo subtropical frio, mas no inverno a tem médias entre 10º C e 14º C e no verão entre 20º C e 23º C.

Bioma Pantanal

Em termos de extensão territorial esse é o menor Bioma Brasileiro e abrange ao estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ele também sofre influências dos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. 

A fauna da região é composta por cerca de 132 espécies de mamíferos, 463 espécies de aves, 113 espécies de répteis, 41 espécies de anfíbios e 263 espécies de peixes. Já a flora possui cerca de 2 mil espécies de plantas, grande parte utilizada para fins medicinais.

O clima preponderante na região é o tropical com características de continentalidade, com períodos de seca e de chuva. Frequentemente há longos períodos de inundação, devido a pouca permeabilidade do solo.

Faça a referência deste conteúdo seguindo as normas da ABNT:

CAIUSCA, Alana. Biomas Brasileiros; Guia Estudo. Disponível em

< https://www.guiaestudo.com.br/biomas-brasileiros >. Acesso em 12 de dezembro de 2019 às 13:28.

Copiar referência

Outros Artigos de Biologia

Catalase

A Catalase é uma enzima intracelular que normalmente é detectada […]

O carvão mineral é uma fonte de energia não renovável.

Carvão Mineral

O Carvão Mineral é um tipo de combustível fóssil e […]

O corpo humano possui muitos pontos com cartilagem.

Cartilagem

A Cartilagem também chamada de tecido cartilaginoso, é um tecido […]

A carta da Terra tem o objetivo de socorrer e salvar o planeta Terra.

Carta da Terra

A Carta da Terra é um documento de declaração dos […]